8 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE As vendas no comércio caíram 0,3% em setembro, na comparação com agosto, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. O resultado, negativo em seis dos oito segmentos, reflete um ambiente de crédito ainda caro, renda pressionada pelo endividamento e menor geração de empregos, segundo economistas ouvidos pelo setor financeiro. O desempenho ficou bem abaixo da expectativa do mercado, que projetava alta de 0,3%. Trata- -se da quinta queda em seis meses, indicador de um varejo que oscila próximo da estagnação. No trimestre, as vendas recuaram 0,4%, acumulando queda de 1,5% no ano, resultado distante do avanço observado no mesmo período de 2024. NOTAS SETOR MOVELEIRO DO RN REAGE APÓS AGOSTO ADS MONTA SHOWROOM MOVELEIRO NO AMAZONAS VAREJO RECUA EM SETEMBRO E EXPÕE FRAGILIDADE O presidente do SINDMÓVEIS-RN, Ney Robson Alves da Rocha, avaliou 2025 como um ano de avanços para o setor moveleiro potiguar, apesar do desempenho abaixo do esperado da economia nacional. Segundo ele, a reação do mercado só começou a ser percebida entre agosto e setembro — período normalmente antecipado para maio. Em entrevista ao podcast "Fala, Indústria!", do Sistema FIERN, Ney Robson destacou desafios e oportunidades para a indústria, reforçando a importância da inovação e de estratégias voltadas ao crescimento sustentável. Ele informou também que o colegiado prepara um estudo para mapear, identificando escassez de mão de obra e fatores que afastam jovens das vagas disponíveis. O presidente do sindicato ressaltou ainda o portal Vitrine Móvel Potiguar, plataforma que reúne 22 empresas associadas, criado para fortalecer o setor. A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) organizou, na Expoagro, um ambiente de comercialização de móveis, com peças produzidas por moveleiros credenciados no Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove). Denominado Polo Moveleiro, o local contou com trabalhadores dos municípios de Parintins e São Sebastião do Uatumã. A inciativa da ADS, como explica o chefe do Departamento de Negócios Florestais (DNF) do órgão, Jardel Luzeiro, teve como intuito destacar a qualidade e a diversidade dos móveis produzidos no Amazonas, permitindo que os visitantes conhecessem e adquirissem itens únicos. Magazine Luiza anuncia o lançamento de uma nova plataforma de comércio eletrônico baseada em inteligência artificial (IA) no WhatsApp. O projeto foi desenvolvido ao longo de um ano e meio. O atendimento é conduzido pelo avatar Lu, mascote e assistente virtual do Magazine Luiza, que agora ganha novas capacidades. A assistente consegue interagir com os consumidores por texto, voz e imagem, compreendendo suas necessidades e oferecendo recomendações personalizadas entre milhões de produtos — em uma experiência semelhante à de um vendedor humano. AI COMMERCE É NOVO MODELO DE VENDAS DO MAGALU
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