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11 Quando Roberto Fulcherberguer assumiu a operação da Via Varejo, dona das Casas Bahia e Ponto Frio, ele sabia que tinha um longo caminho pela frente no processo de digitalização do negócio. Com a pandemia, a empresa precisou ser ágil para conseguir manter sua posi- ção. Em uma semana, a varejista decidiu colocar sua força de vendas à disposição dos clientes do e-commerce por meio de uma ferramenta no WhatsApp. Agora, a empresa vai traba- lhar na integração dos canais de vendas e em seu marketpla- ce, trazendo mais lojistas para a plataforma. “No final, quem manda é o consumidor. Se quiser comprar no online e retirar na loja, vai poder. Se quiser comprar online e receber rápido, vai ser possível também”, diz Fulcherberguer. Foco da Via Varejo agora é impulsionar marketplace Grupo Mateus vai abrir o capital na bolsa Grupo Mateus, operador de lojas de móveis e eletro- domésticos, supermerca- dos e lojas de atacado no Nordeste, pediu registro para oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês), aproveitando a queda nos juros no país para levantar recursos nos mercados de capitais. A empresa familiar, que cresceu graças a uma agressiva estratégia de preços, fechou 2019 com faturamento de 9,9 bilhões de reais e lucro líquido de 33 milhões de reais. O movimento já era esperado pelo setor há pelo menos um ano, embora fosse um desejo até mais antigo do grupo, postergado por conta das incertezas econômicas que abalam o país desde a crise de 2015. O plano do Grupo Mateus é acelerar expansão de lojas para consolidar a posição regional e ampliar investimento em logística. Marabraz é o mais novo marketplace do setor de móveis A Marabraz, empresa especialista em móveis e decoração, acaba de abrir sua plataforma para pequenos e médios vende- dores do segmento. Essa nova modalidade aplicada no e-com- merce da marca deverá responder por quase 30% das vendas do site. Serão adicionados a lista produtos de utilidade domés- tica e de casa, mesa e banho, climatização, telefonia, além de claro, móveis, eletrodomésticos, entre outras novas categorias que irão complementar o portfólio. De acordo com Nader Fares, CEO da empresa, o marketplace da Marabraz surge seguindo uma tendência de mercado B2C. “Ele nasce com o propósito de se tornar uma vitrine e contribuir com indústrias, pequenos e médios empresários.” Faturamento do e-commerce cresce 56,8% de janeiro a agosto Com a pandemia, o consumo via e-commerce se tornou uma opção cômoda para muitos brasileiros, im- pulsionando os resultados do varejo digital. Em números, a quarentena fez com que o faturamento do varejo digital crescesse 56,8% de janeiro a agosto deste ano, em relação ao mes- mo período do ano passado. Embora o tíquete médio tenha reduzido de R$ 420,78 para R$ 398,03, o número de transações efetuadas cresceu 65,7%, indo de 63,4 bilhões para 105,6 bilhões nos seis primeiros meses de 2020. Com esse crescimento, a projeção para o ano de 2020 saltou de 18% para 30% no acumulado anual. As três catego- rias que registraram as maiores varia- ções de crescimento foram Beleza e Perfumaria, que apurou alta de 107,4%, com faturamento de R$ 2,11 bilhões no período; Móveis, com alta de 94,4% e faturamento de R$ 2,51 bilhões; e Eletroportáteis, com 85,7% e fatura- mento de R$ 1,02 bilhão. Credores aprovam plano de recuperação da Copel Colchões A maioria dos credores da Copel Colchões aprovou o plano de recupe- ração judicial da companhia. O plano, que contempla dívidas da ordem de R$ 39 milhões, foi aprovado por 100% dos credores das classes 1 e 4 – créditos derivados da legislação do trabalho e créditos de microempre- sas ou empresas de pequeno porte, respectivamente. O plano aprovado estabelece o pagamento das dívidas trabalhistas em 12 parcelas, sem deságio. Os credores parceiros – que ainda concedem crédito à companhia – aceitaram um deságio de 57,5% para o recebimento em 120 meses, com 20 meses de carência. Com os credores que optaram por não man- ter relações comerciais com a Copel foi negociado um deságio de 79% e o pagamento igualmente em 120 parce- las, 20 meses de carência.

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