Móveis de Valor - Edição 205

29 moveisdevalor.com.br Para José Lopes Aquino, diretor da Colibri Mó- veis, um dos maiores desafios enfrentados pela empresa diante da pandemia foi a falta de maté- ria-prima. “Se soubéssemos que iria faltar produ- tos não teríamos feito campanha de venda para desovar estoques logo no início da pandemia”. Lara, aponta que a maior dificuldade pela qual a Proadec passou foi na gestão. “Passamos a gerir o caixa da empresa com muito mais cuidado, pois, muitos clientes começaram a pedir negociação de prazo, algumas indústrias até declararam uma espécie de moratória branca, informando que atrasariam seus títulos por 90/120/150 dias”. Já Marcelo Cenacchi lembra que a empresa teve que redesenhar diversos procedimentos, diante das inúmeras restrições e protocolos de segurança. “Adaptamos a maneira que oferecí- amos suporte aos nossos clientes, utilizando as plataformas digitais para manter a proximidade e a qualidade do nosso atendimento comercial e a nossa assistência técnica mesmo à distância”, destaca, lembrando que diante do novo cenário, teve que reorganizar a operação para continuar funcionando normalmente e para que o atendi- mento aos clientes fosse preservado. “Mantive- mos a intensidade na pesquisa e desenvolvimento de novas soluções pois sabíamos que se tratava de um momento de encontrar oportunidades em inovação e tecnologia para o mercado”, enfatiza. A SOLUÇÃO FOI REINVENTAR-SE Ao longo desses 13 meses atípicos, as empresas precisaram aos poucos se reinventar dentro desse novo cenário. Como parte desse processo, 46,2% dos lojistas afirmaram que os melhores resulta- dos para suas lojas nesse período de isolamento social vieram do investimento em marketing digi- tal. Outros 23,1% citaram que a disponibilização de um maior mix de produtos foi uma estratégia que deu bons resultados. E 17,9% apostaram objetivamente no e-commerce. O diretor da Proadec acredita que o segredo para contornar os desafios trazidos pelo Covid-19 é a profissionalização da equipe de funcionários, a modernização dos processos e a aplicação de uma série de mudanças na empresa. “Não tem outro jeito. Temos que mudar. E para melhor, se quisermos sobreviver a tudo isso. É preciso fazer uma revisão de processos produtivos, de custeio, de vendas, de relacio- namento com clientes e parceiros de toda a cadeia. Uma adapta- ção rápida às mudan- ças nesse momento é fundamental”. Aquino conta que no caso da Colibri tam- bém foram tomadas diversas medidas para conseguir contornar os reflexos da pande- mia. Para começar, foi feito um reposiciona- mento da marca e dos produtos, envolvendo ajustes na missão, nos valores e no propósito da empresa. Outra estratégia aplicada foi a realização de um aumento do valor percebido dos produ- tos através do design, retomando o DNA da empresa. Além de uma elevação da margem de contribuição dos produtos, de forma que esse índice passou a ser controlado por segmento de clientes. Marcelo Cenacchi destaca que um dos grandes aprendizados da pandemia foi fazer melhor com menos esforço. “Fomos forçados a quebrar diversos paradigmas e com isto, percebemos que podemos fazer tudo o que fazíamos, ou até melhor, com menos recursos e tempo”, destaca. Após passar pelos me- ses iniciais de adapta- ALVINO LARA, GERENTE NACIONAL DE VENDAS DA PROADEC BRASIL MARCELO CENACCHI, DIRETOR GERAL DA SAYERLACK JOSÉ LOPES AQUINO, DIRETOR DA COLIBRI MÓVEIS

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