Móveis de Valor - Edição 205

28 moveisdevalor.com.br Para Marcelo Cenacchi, diretor geral da Sayerlack, a pandemia mostrou que as empresas precisam ter muita flexibilidade, saber corrigir o rumo rapidamente, mudar a estratégia e principalmente saber que no Brasil é preciso sempre estar preparada para suportar períodos de dificuldade. Na avaliação do diretor geral da Sayerlack para que isso aconteça, a empresa precisa ter presença sólida de mercado, qualidade reconhecida, ser bem-conceituada e ter forte estrutura financeira. E no varejo, inicialmente o impacto maior consistiu no próprio fechamento, considerando que a maioria do comércio de móveis opera no ambiente físico. Logo, a opção era acelerar projetos digitais. Por isso não é exagero que 61,5% dos lojistas entrevistados pela Móveis de Valor infor- maram que migraram o funcionamento de suas lojas para o ambiente virtual, mas 30,8% realizaram diminuição em seus quadros de funcionários para se ajustar a nova realidade. Já para os fabricantes, os desafios foram outros. Nada menos do que 86,2% deles citaram como a maior dificuldade enfren- tada em 2020 o aumento do preço dos insumos, 13,8% alegaram que o maior obstáculo foi a paralisação da produção por conta do lockdown e 13,8% citaram a falta de mão de obra qualificada como o maior problema enfrentado durante esse um ano de pandemia.

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz