Móveis de Valor - Edição 205

34 moveisdevalor.com.br ROBÔS NÃO TIRAM EMPREGO Um pensamento frequente é o de relacionar a revolução digital com eliminação de emprego. Le- vantamento realizado pelo Laboratório de Apren- dizado de Máquinas em Finanças e Organizações da Universidade de Brasília (UnB), revela que robôs ameaçam 54% dos empregos no Brasil. Ro- botização no país, todavia, está longe da adotada nos países mais desenvolvidos: enquanto temos de 12 a 13 robôs para cada 10 mil trabalhadores, nos EUA, esta relação é de 1,3 mil, na China é de 938, no Japão de 1,2 mil e na Coreia é de 2,7 mil, conforme matéria do Valor Econômico. Na verdade, a tecnologia pode ajudar a resol- ver problema de mão de obra especializada. O mundo enfrenta atualmente uma demanda por programadores (desenvolvedores de softwares). Falta mão de obra qualificada para essas e outras necessidades que ainda vão surgir. “Essa história de que robô ameaça emprego é falácia”, enfatiza João Alfredo, alertando, no entanto, que para alcançar sucesso, os trabalhadores precisam ter acesso a ferramentas digitais e treinamento para desbloquear seu potencial e criatividade. Quem ainda acredita que a Indústria 4.0 é o pon- to mais alto da digitalização industrial, é bom re- pensar seus conceitos. Transformação digital não é mais uma opção. Se tornou necessidade para continuar sobrevivendo em um mercado com- petitivo. Como solução para o crescimento dos negócios, ela pode não ser nova, mas a urgência é. Quem não entender que esta é uma mudança que não tem volta, corre o risco de não permanecer no mercado. As evidências estão aí. De acordo com a consultoria Accenture, até 2025, caso a economia digital global cresça cerca de 2,5 mais rapidamente que a economia mundial, é me- lhor que as empresas e os gestores estejam prepa- rados. Afinal, esse boom é um sinal de que outros negócios, e países ao redor do mundo, também farão grandes investimentos e, muitos deles, já estão muito à frente — o que os torna concorren- tes de mercado mais fortes. ESCRITÓRIO CONECTADO AO CHÃO DE FÁBRICA E que tal economizar entre 15 e 50% de tempo para criação, desenvolvimento e entrega ao mer- cado de um produto? Ou obter ganho de produti- vidade das equipes envolvidas, e conseguir redu- JOÃO ALFREDO DELGADO, DIRETOR DE TECNOLOGIA DA ABIMAQ ROBOTIZAÇÃO NO BRASIL ESTÁ LONGE DA ADOTADA NOS PAÍSES MAIS DESENVOLVIDOS

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