Móveis de Valor - Edição 205

42 moveisdevalor.com.br retê-los pode ser um tanto desafiador pois, para isso, “a empresa deve proporcionar vivências, experiên- cia, e uma ruptura de padrões obsoletos, que deem mais liberdade para uma nova gera- ção de pessoas, uma nova geração de mé- todos”. Além disso, ela acredita que é preciso “levar em conta as adversidades e, princi- palmente, o talento e a competência desses profissionais”. Tamietti acredita que o maior desafio encontrado ao traba- lhar com a Geração Z é o fato de que esses novos profissionais “lidam muito bem com as interações remotas, mas tem dificuldades com as relações in- terpessoais; o excesso de informações e a urgência os tornam mais individualistas”. Para contornar essas dificuldades, Fernan- da acredita que “as empresas precisam in- vestir em treinamen- tos, comunicação, reforçar sua cultura, cuidar da jornada dos colaboradores de maneira mais personalizada para que possa atender às expecta- tivas e extrair o melhor de cada geração”. Outro ponto que tem reforçado a diferença de postura da Geração Z em relação às gerações anteriores é a menor preocupação com o de- senvolvimento de uma carreira no longo prazo. Enquanto os Baby Boomers e os Millenials foram marcados por passarem décadas trabalhando na mesma empresa, a Geração Z já não prioriza mais a construção de uma carreira. “Eles bus- cam novos aprendizados e desafios, mesmo que o salário possa ser menor”, afirma a gerente de RH da Kappesberg. Por outro lado, essa geração se mostrou mais ligada ao empreendedorismo. Conforme mostra um estudo realizado pelo Sesi, 82% dos alunos que se enquadram no perfil Geração Z possuem interesse relacionado ao empreendedorismo. O mesmo estudo foi aplicado em alunos com idade superior aos 26 anos e, neste caso, obser- vou-se um interesse significativamente menor pelo empreendedorismo. ESTUDO EFETUADO COM ALUNOS DA ESCOLA CELSO CHARURI E CIC, COM IDADE ENTRE 18 E 25 ANOS. ESTUDO EFETUADO COM ALUNOS DA ESCOLA CELSO CHARURI E CIC, COM IDADE SUPERIOR AOS 26 ANOS. IMEDIATISTA, ESSA GERAÇÃO TEM FACILIDADE EM RECEBER MUITA INFORMAÇÃO DE FORMA RÁPIDA

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz