Móveis de Valor - Edição 206

45 moveisdevalor.com.br A sobrevivência de grandes e pequenas empresas no ambiente digital (e fora dele) depende cada vez mais da participação e da fidelidade de seus clien- tes. Todo negócio precisa se preocupar em gerar esse tipo de prova social. Afinal, essa é a melhor maneira de atrair clientes, tendo em vista que leads que chegam na loja a partir de uma indica- ção são “clientes quentes”, ou seja, pessoas que já chegam com a comprovação de que a loja é hones- ta, presta um bom serviço e é um negócio legítimo. De acordo com Camila, nas lojas de varejo de móveis, a melhor maneira de aplicar o marketing de defensores é pedindo para os clientes comen- tarem sua experiência e compartilharem esses relatos nas redes sociais, especialmente nos canais da empresa. Outra dica é criar uma comunidade de clientes satisfeitos que propaguem informações positivas sobre a sua marca. Os resultados da aplicação do marketing de defen- sores nas empresas têm sido bastante positivos. Segundo Camila, além de trazer mais comprado- res para a loja, essa estratégia também implica na redução do custo por novos clientes, tendo em vista que eles virão através de recomendações espontâneas e o nome da empresa será promovido pelas pessoas que já compraram nela, ajudando na reputação e na competitividade. “Às vezes, uma loja tem um preço maior, mas o cliente pode rele- var uma diferença desde que sinta confiança nela. Uma loja que cobre mais caro, mas que tenha mais avaliações positivas, pode ganhar vendas, sem baixar sua margem”, explica Camila. COMO CRIAR UMA BOA CAMPANHA DE MARKETING DE DEFENSORES? Além de aplicar boas estratégias de marketing, as empresas também precisam saber produzir boas campanhas. Para Camila, uma boa alternativa é investir em anúncios pagos. Outra opção é tra- balhar com influenciadores locais, pessoas que tenham audiência e relevância com o público da loja. No entanto, ela alerta que “é preciso tomar cuidado para não tornar o uso dessa prova social uma coisa forçada”. A profissional do marketing explica que o bom “boca a boca” deve ser espontâneo, por esse mo- tivo, uma das formas mais interessantes de con- segui-lo é incentivando os clientes a compartilha- rem suas experiências. “Ofereça um brinde, por exemplo, para quem deixar uma avaliação sobre a loja no Google, ou um cupom para quem enviar uma foto usando o produto. São algumas formas de conseguir mais defensores sem forçar a barra”, comenta Camila. “É um trabalho diário, construí- do aos poucos”, acrescenta. COMOMANTER O PÚBLICO AO LADO DA MARCA NA “ERA DO CANCELAMENTO”? Se antes já era importante que as marcas “andas- sem na linha”, agora, com a ascensão da internet que favorece a disseminação de informações (sejam elas positivas ou negativas) de uma forma muito mais rápida, se esforçar para não cometer erros se tornou ainda mais necessário. Na “era do cancelamento”, que promove o boicote de marcas através de mobilizações nas redes sociais, quem tem seus clientes ao seu lado e em sua defesa está sempre um passo à frente da concorrência. Segundo Camila, para que isso aconteça é preciso ser sempre coerente e cumprir com os acordos re- alizados. “As pessoas criam expectativas quando vão comprar e é o papel da empresa cumprir com o combinado”, comenta a pro- fissional do marketing. Além disso, para ela “os pontos clássicos como bom atendimento, boa prestação de serviço, bom preço e qualida- de dos produtos, são itens obrigatórios para sempre ter um bom balanço entre o que um cliente espera e o que a empresa entrega”.

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