Anuário de colchões 2024

159 Anuário de Colchões Brasil 2024 estudo realizado pela organização, em 2025 terão quatro principais perfis de consumidores no mercado: os neo-nilistas, os redutores, os protetores do tempo e os pioneiros. De acordo com Fernando Moulin, especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente, esse primeiro grupo se resume a consumidores muito resistentes à dinâmica volátil e altamente mutável da atualidade. “São consumidores que buscarão um propósito e uma satisfação fora dos caminhos estabelecidos pelo mainstream, sendo também bastante céticos em relação às questões globais mais amplas e a causas defendidas pela maioria”, explica o especialista. “Já os redutores são consumidores que desejam um restabelecimento de conexões mais genuina- mente humanas e próximas com outras pessoas, com a natureza e com a comunidade em geral”, continua Fernando. Ou seja, ao contrário dos neo-nilistas, eles creem que o desenvolvimento da economia deve priorizar as pessoas e o plane- ta. “Eles também tendem a priorizar o comércio local, produtos e serviços que adotem práticas sustentáveis e experiências mais integrativas em suas relações de consumo”, explica o especialista, destacando que esses consumidores são avessos ao consumismo desenfreado. No caso do terceiro grupo, os protetores do tempo, trata-se de pessoas extremamente cons- cientes do valor de cada minuto de seu tempo e da fugacidade da vida. Eles acreditam que precisam enriquecer sua existência por inter- médio da maximização do uso de rituais diários planejados e vivências únicas. “São pessoas que valorizam a qualidade, em detrimento da quantidade. Assim sendo, preferem marcas que entendem essa necessidade e facilitem sua vida através do oferecimento de soluções práticas que os ajudem a executar mais, com liberdade e f lexibilidade para curtir cada dia ao máximo”, pontua Fernando. Por fim, os pioneiros são pessoas de perfil “early adopter”, ou seja, curiosos e que estão sempre abertos a inovações e novas ideias. “Eles pos- suem a intenção de causar um impacto real no mundo e nos outros a seu redor e vêem na tecno- logia uma potente aliada para este fim”, observa o especialista, acrescentando que esses consu- midores não possuem dificuldades em navegar entre mundos e tribos diferentes. Observando todo esse cenário de mudanças e grandes transformações, Fernando acredita que, para se destacar no mercado, as indústrias cachoeiras precisarão focar em segmentação, desenho de produtos e serviços condizentes com as preferências desses perfis de consumi- dores. “Também será necessário saber fazer uma integração entre canais físicos e digitais na proposição de valor, personalização e desenvol- vimento de experiências excepcionais”, finaliza o especialista. Fusão entre tradição e inovação serão marcas registradas dos lares do futuro As novas gerações prometem revolucionar a forma como consumimos hoje ACB

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