Anuário de colchões 2024

161 Anuário de Colchões Brasil 2024 que o sono. “Hoje, as pessoas estão mais do que nunca cons- cientes, ocupadas e ativamente envol- vidas na sua saúde. Chamo essa tendên- cia de Healthusiasm (Saudável). Ela começou na década de 1980 já com a di- minuição do tabagis- mo, a mudança nos hábitos alimentares e a popularidade dos exercícios (pense nos vídeos caseiros de Jane Fonda)”, recorda. Segundo ele, atualmente, as pessoas têmmais infor- mações e ferramentas à sua disposição para impac- tar sua própria saúde. “Essa é a maior diferença em relação, a digamos, 100, 500 ou mesmo 2000 anos atrás, quando só podíamos rezar por uma saúde melhor. Hoje, as pessoas querem agir ativamente. E é por isso que procuram empresas e marcas para os ajudar a tornarem-se na sua melhor versão, ou - por outras palavras - tão saudáveis e felizes quanto possível. E o sono é um aspecto muito importante para se tornar saudável e feliz”, realça. Dentro dessa economia do sono, a indústria glo- bal de colchões ocupa apenas 5,8%. Entretanto, a disponibilidade destas 'outras soluções' permite que a Indústria de colchões se afaste da venda apenas de produtos. “Vivemos numa socieda- de em que os produtos por si só muitas vezes já não criam valor su- ficiente. Para a indústria de colchões, o interesse geral futuras com podcasts, boletins informativos e vídeos no YouTube. “A recessão, os sustos na saúde e as alterações cli- máticas são prejudiciais para nossa saúde mental. Em meio a essa dura realidade, aspiramos mudar as coisas, começando por nós mesmos. Estamos à procura de soluções de saúde que nos ajudem a enfrentar os desafios em diferentes partes de nossas vidas”, escreveu ele recentemente em um artigo. E prossegue: “Hoje, muitas dessas soluções podem ainda estar em uma fase inicial, buscando maneiras de ama- durecer como parte de um contexto mais amplo. Mas, em breve, veremos como essas soluções serão combinadas em ecossistemas mais amplos com base em uma visão mais holística da saúde mental e apoiadas dentro das comunidades de saúde. Esta é a mudança na saúde mental que podemos esperar a curto prazo”, imagina. A longo prazo, continua, veremos como a genô- mica, a psiquiatria nutricional e o Metaverso se tornarão instrumentais para nossa saúde mental. “Enquanto isso, não prevejo menos foco na saúde mental tão cedo. Muito pelo contrário. À medida que começamos a construir uma prova científica de como a saúde mental afeta os resultados gerais de saúde, ela se tornará uma parte mais elemen- tar de nossa gestão de saúde”, prenuncia. Próximo de complementar 45 anos, Christophe já foi citado pela Deloitte no Global Life Scien- ces Outlook, em 2022 e convidado para falar no Parlamento Europeu. Na 24ª Assembleia Geral da European Bedding Industries’ Association (EBIA), realizada em setembro, em Praga, falou sobre “a importância do sono para a saúde e feli- cidade das pessoas”, mencionando o crescimento da indústria do sono e como as empresas podem criar valor para os seus clientes, proporcionando experiências que melhorem a qualidade do sono e atendam às aspirações individuais. Nessa entrevista exclusiva para o Anuário 2024, ele conta que a economia global do sono é uma indústria que movimenta US$ 585 bilhões, e que cresce a um ritmo acelerado devido ao gradual interesse pela saúde, felicidade e a importância Christophe Jauquet, especialista em marketing e estratégia de saúde para empresas Visão mais holística de saúde mental

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz