Móveis de Valor - Edição 207

36 moveisdevalor.com.br molas, “principalmente, os exclusivos do nosso e-commerce”, afirma. A preferência, justifica, é que os produtos possuem várias tecnologias para que possam ser adaptados aos diversos biotipos e necessidades dos clientes. “Usamos materiais diferenciados para que essa linha supere as ex- pectativas em relação aos níveis de conforto e melhoria na saúde do sono”, ilustra. Sidney Gonçalves da Silva, um dos sócios da Maxflex, destaca que o modelo de vendas é 100% e-commerce, mesmo nas lojas físicas, mas salien- ta que os negócios no e-commerce puro vêm os- cilando muito. “Podemos dizer algo em torno de 10%”, estima o empresário. Segundo ele, 90% das vendas pela internet são de modelos econômicos. “No momento, até cremos que `o fique em casa´ conscientizou o consumidor para uma troca mais rápida do colchão. O poder aquisitivo achatado, porém, não colabora para esta prática”, lastima. A analista de marketing da Kappesberg, Patrí- cia Ludwig, revela que os produtos mais vendi- dos pela Internet hoje praticamente são os mes- mos que os clientes comercializam tanto na loja física como no e-commerce. Os mais procurados são itens de mola ensacada, como os modelos Alessa e Inverno Verão. No caso da Sleepconfort, a preferência tem sido por colchões de espuma, de densidade baixa e a razão, para Ricardo Alexsander, é o poder aquisitivo da população. EXPECTATIVA PARA 2021 Em relação as expectativas para 2021, há o senti- mento de que o consumidor se sente pouco seguro para voltar com mais força às compras neste ano. Talvez não passe de intuição. Pelo lado dos empre- sários a percepção é de um otimismo moderado, depositado na retomada gradual da economia à medida que avança o programa de imunização. Os fabricantes de colchões veem nesse quadro a possibilidade de gerar vendas mais vigorosas em relação a 2020, ano marcado pela escassez das matérias-primas, algo desafiador ainda hoje para produzir com qualidade e dentro do prazo. A des- valorização do real inseriu um tempero a crise. “Estamos animados com relação às novas opor- tunidades, e implantando melhorias em nossos

RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz