Móveis de Valor - Edição 207

37 moveisdevalor.com.br canais de vendas virtual com grande expectativa de se tornar mais que um processo de venda e sim uma interação entre o cliente e as possibilidades de benefícios de nossos produtos”, diz Beatriz Jardini. Segundo a executiva da AMX, os colchões passa- ram a ter novas funções, passando de um simples artefato de descanso para área de relacionamento familiar, podendo ser até uma workstation. “Em função disso, nós estamos planejando lançamen- tos de produtos alinhados com essa nova realida- de. Acreditamos que este ano será de preparação para um novo mercado nas lojas varejistas e que o segundo semestre terá um aquecimento da eco- nomia em geral”, prevê. Patrícia Ludwig, analista de marketing, da Kappesberg, explica que em 2020, a empresa obteve crescimento acima de 50% sobre o ano anterior, chamando a atenção que é preciso con- siderar neste aumento a inflação e a majoração das matérias-primas. Com mais tempo dentro de casa, “as pessoas passaram a observar seus mó- veis e, também, a desejar mais conforto”, analisa, enfatizando que a expectativa para este ano é po- sitiva e que a empresa segue com otimismo. O assistente de venda da Sleepconfort, Ricar- do Alexsander, concorda que o ano passado foi difícil, devido as consequências da pandemia, mas ainda assim registrou um aumento de 20% frente a 2019. “É um pouco precipitado para co- memorar, pois os insumos encareceram demais o produto final”, pondera. Para 2021, o mantra é andar com os pés no chão. “Temos que ter caute- la. Infelizmente no Brasil não se tem o hábito de ter reservas para eventuais problemas”, opina. “O que poderia trazer confiança para o empresário retornar a investir são as tão sonhadas reformas”, almeja o executivo. A novata Emma pretende aumentar em seis ve- zes o faturamento da companhia no Brasil neste ano e inserir novos produtos e canais de vendas para o mercado brasileiro. Esta aposta ousa- da está baseada na consolidação da marca e na maior confiança dos consumidores para com- prar online. De modo geral, todavia, os fabrican- tes optam por um otimismo cauteloso, mesmo porque nem todos conseguiram retornar ao padrão normal de produção e torcem para que isso aconteça o mais rápido possível. A Maxflex, segundo Sidney Gonçalves, tem conseguido re- passar os sucessivos aumentos de preços de matérias-primas, embora não em sua totalidade. “Estamos equilibrando com os altos estoques que sempre mantivemos”, relata e acrescenta que qualquer previ- são sobre o desempe- nho para este ano é simples adivinhação. “Tudo pode acontecer. Estamos preparados para o pior e, claro, focando numa me- lhora”, admite Sid- ney, para quem lojas fechadas prejudicam muito o negócio e não ajuda em nada no combate a pandemia. Ele sai em defesa dos comerciantes. “São os que mais praticam os protocolos de preven- ção”, garante.

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