Móveis de Valor - Edição 208

38 moveisdevalor.com.br aos animais domésticos que, cada vez mais, são respeitados e mais bem cuidados por seus tutores. MV: No caso de estratégia, qual o próximo setor a ser alcançado? EC: No que tange ao multivarejo, a Lojas Colombo tem sempre um olhar atento para o mercado. Entretanto, neste momento, estamos voltados para a expansão a partir da aquisição do Feirão de Móveis em Santa Catarina e, tam- bém, de 17 novas lojas que devem ser inaugu- radas até 2022. MV: Qual a representatividade (%) dos móveis nas vendas da Colombo? EC: A Lojas Colombo possui uma expertise de longa data com o segmento de móveis. Sua par- ticipação é expressiva e muito importante para o negócio, especialmente no e-commerce. MV: Quanto representa o varejo online nas ven- das? EC: Antes da pandemia, o e-commerce já possuía uma forte participação no faturamento da em- presa, cerca de 30%. Durante a pandemia, este percentual aumentou, especialmente quando as lojas ficaram fechadas. Hoje, ainda sob os efeitos do Covid no comportamento social, registamos uma média de 35%. Vale ressaltar aqui que o e-commerce tem sido prioridade para nós há mais de 20 anos. MV: Como a Colombo atua na área de multicanalidade? EC: Nos consideramos uma empresa multicanal, atuamos em lojas de rua, em shoppings, lojas premium, e-commerce, televendas, vendas diretas e por WhatsApp. Fazemos tudo o que for possí- vel para entregar o produto ao cliente, da forma que for mais conveniente para ele. Não podemos esquecer que começamos no porta-a-porta com o fundador, Adelino Colombo, e, na pandemia, o espírito de servir, cultivado por nós, foi primor- dial para atravessar os desafios. MV: A pandemia acelerou o processo de digitaliza- ção da empresa? EC: Todos os projetos digitais que estavam em an- damento foram acelerados durante a pandemia. Especialmente nos segmentos de logística e de TI. Foi um salto no desenvolvimento digital. MV: Qual o futuro das vendas digitais, conside- rando principalmente móveis e colchões? EC: Como já mencionei, as vendas de móveis e colchões são muito significativas no nosso e-com- merce. A disposição dos consumidores para tornarem seus lares espaços mais aconchegantes, práticos e bem equipados deverá continuar por bastante tempo. Também tem tomado corpo o movimento ‘faça você mesmo’, em que a decora- ção se torna um hobby muito salutar para a qua- lidade de vida. Tudo isso faz com que eu acredite que as vendas digitais para móveis e colchões possuem um futuro promissor. MV: Houve uma época em que a Colombo arriscou novos mercados, abrindo lojas além do Paraná. Essa estratégia faz parte de planos futuros da rede? EC: Não temos intenção de expandir fisicamen- te para São Paulo ou outras capitais, como no passado. Atendemos a todo o Brasil por meio do e-commerce, esta é a nossa estratégia nacional. Consolidamos, recentemente, um CD no Espírito Santo que atende boa parte do e-commerce no Sudeste. Também estamos estudando outro CD em Recife (PE) para atender o Nordeste. CARLOS EDUARDO COLOMBO, VICE-PRESIDENTE DA LOJAS COLOMBO

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