MV Norte & Nordeste 29
45 Creative Intelligence, disse que o futuro não será somente online. “O físico é e será parte integrante da nova realidade do varejo, numa fun- ção simbiótica ao online, facilitando a experiência sensorial do consumo e potencializando a relação da em- presa com os clientes”, disse, mas também alertou os cuidados com a Geração Z (15 a 25 anos), que já compõe 36,7% da população mun- dial e, até 2030, serão maioria no consumo mundial. “Essa geração não se envolve com ambientes está- ticos e chatos, demandam interati- vidade, conexão, velocidade e emo- ção”, completou. Com o propósito de realizar testes para conhecer e conquistar o consu- midor jovem, Visa e Coca-Cola estão apostando na novidade. À medida que marcas expandem suas linhas fora do modo convencional de fa- bricação, podem amplificar seus ca- tálogos e fornecer aos consumidores o que eles procuram, sob demanda. Elas conseguem criar produtos de marca personalizáveis e únicos, e apoiá-los com experiências de com- pra cada vez mais eficientes. E sabe onde estão buscando suporte tec- nológico para entrar no metaverso? Nas plataformas dos games. SAINDO NA FRENTE A L’Oréal lançou a primeira coleção 100% virtual chamada Signature Faces. A novidade permite que as clientes utilizem sombras e batons da linha nas redes sociais e também em plataformas de videoconferência, como Zoom e Google Chat. A Gucci criou a Gucci Garden Experience com produtos inspirados nas exposições de Florença, utilizando a plataforma Roblox. Na China, a Tmall Luxury Pa- vilion, do Alibaba, reuniu 200 marcas de luxo para realizar vendas com re- cursos de games, live streaming, rea- lidade aumentada e revistas digitais. Em janeiro, a Samsung lançou o pró- prio metaverso e vários modelos de TVs inteligentes que agora vêm com aplicativo NFT Platform para desco- brir, comprar e negociar arte digital. Marcas como Adidas, Zara, Dolce & Gabbana e Ralph Lauren, estão ade- rindo a este novo universo. Patrice Louvet, presidente da Ralph Lauren, não esconde o seu entusiasmo: “É uma nova fonte de receita. Vendemos mais de 100 mil unidades no Zepeto (plataforma sul-coreana). As pessoas querem vestir seus avatares”, disse Louvet, reconhecendo que o meta- verso é uma nova maneira de mostrar sua empresa para novos consumido- res, principalmente, jovens. A P&G criou espaços imersivos du- rante a CES 2022, uma das maiores feiras de tecnologia do mundo, reali- zada em Las Vegas, onde as pessoas podiam interagir com seu portfólio. Já a Hyundai lançou uma experiên- cia semelhante, no ano passado, para os usuários da plataforma de jogos Roblox. “Os jovens ainda não podem comprar um carro, então por que colaborar com a Roblox? Para saber como atingir novas gerações”, res- ponde Emma Chiu, da Wunderman Thompson Data. LUCRANDO COM NFTS Até 2035 estima-se que cerca de 80% da atividade comercial das pessoas seja realizada online, especialmente via dispositivos móveis, o que significa que vão contribuir para o crescimento das vendas de e-commerce. Em 2020, os dispositivos móveis responderam por mais de 80% do tempo que as pessoas passam online em oito paí- ses. O Brasil ficou na quarta posição, com 88%. Os compradores, sobretu- do no Brasil, têm uma conversão mais alta com atendimentos mais humani- zados, especialmente tratando-se de vendas com WhatsApp. Imagine como seriam as taxas de con- versão caso seus clientes pudessem andar por um showroom onde todos Avatares permitirão que consumidores adotem novas identidades, que podem ser versões mais verdadeiras de si mesmos. O mundo vai ficar ainda mais digital e tudo vai passar por aqui
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