MV Norte & Nordeste 29
46 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE os itens são marcados com preços, tabelas de tamanho/medidas dispo- níveis, diferentes ângulos para visua- lização, tudo dentro de um espaço virtual. A Nike já oferece isso desde a sua entrada no metaverso, com o mundo virtual Nikeland, em colabora- ção com a plataforma Roblox. A Nike- land inclui edifícios, campos e arenas para que jogadores possam competir em diversos minijogos. Além do jogo, serve como showroom virtual, per- mitindo que os usuários vistam seus avatares com os produtos digitais mais recentes da marca. A Nike agiu rápido. Em outubro de 2020, Chris Le estava no porão da sua casa, em Salt Lake City (Utah, EUA) olhando produtos virtuais no computador. Um ano depois, esta- va milionário vendendo sapatos sem nem mesmo ter fábrica. Chris é um dos pioneiros da indústria de tokens não fungíveis, conhecida pela sigla NFTs. Bem antes do Covid, sua star- tup, Artifact Studios, obteve investi- mento de US$ 1,5 milhão e, naquele outubro de 2020, vendeu o primeiro par de tênis cibernéticos por 30 Ethe- reum (segunda principal criptomoe- da depois do Bitcoin), equivalente a US$ 115 mil. Em sete minutos arreca- dou US$ 3,2 milhões. Passados menos de quatro sema- nas, a Nike comprou a Artifact. Além de ser uma ótima maneira de lançar calçados digitais em plataformas vir- tuais, o negócio representa um po- tencial aumento para os tênis da Nike existentes com sobreposições em realidade aumentada, transformando qualquer item mais interativo. A Nike tem pressa: está recrutando “meta- -funcionários” para sua equipe. O crescimento do metaverso está di- retamente relacionado ao avanço dos NFTs usados para registrar itens – em grande parte, únicos – adquiridos nos mundos virtuais. Um NFT é, portanto, a representação de um item exclusi- vo. Obras de artes, músicas, itens de jogos, momentos únicos no esporte e memes podem ser transformados em NFTs. Entre o segundo e o terceiro tri- mestre de 2021, houve um aumento de 704% no volume de negócios de NFTs nos Estados Unidos, algo como US$ 10,7 bilhões. No metaverso as pessoas terão pos- ses virtuais, como o de um Aston Martin, que poderá ser dirigido sem a necessidade de carteira de habili- tação, ou uma luxuosa casa na praia sem risco de assalto. As transações acontecem com criptomoedas e tem movimentado bilhões de dólares no mundo todo. De acordo com o Ca- nalTech, a Adidas realizou evento no fim de dezembro para venda de NFTs, onde disponibilizou 30 mil to- kens, dos quais vendeu 29,6 mil, ar- recadando mais de US$ 22 milhões. ROMPENDO MODELOS O formato mais explorado por em- presas verde-amarelas tem sido live streaming. Karina Israel, CEO da YDreams Global e presidente da XRBR, especializada em mídias imer- sivas, relata que tecnologias que ajudam o consumidor a evitar frus- O crescimento do metaverso está diretamente relacionado ao avanço dos NFTs usados para registrar itens adquiridos nos mundos virtuais Tecnologias que ajudam o consumidor a evitar frustração na compra tornam-se cada vez mais presentes
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MzE5MzYz