MV Norte & Nordeste 29

47 tração na compra tornam-se cada vez mais presentes e, junto com o metaverso, farão parte da realidade do varejo. No caso do Brasil, ela se mostra entusiasmada com a chegada da tecnologia 5G: “Vamos turbinar as realidades estendidas em tempo real. E quanto ao metaverso, apesar de ainda ser muito novo, a meu ver, está no caminho: vai integrar todas estas mídias”, avalia. A LOJA FÍSICA NÃO VAI ACABAR Para o empresário Abílio Diniz, a loja física é fundamental para sustentar o e-commerce, pensando na distribui- ção e na volta do consumo presencial. “O digital é commodity agora, uma cultura, não opção. Desde que come- cei a participar da NRF, os executivos primeiro levaram a loja física para o hospital, depois para a UTI, depois en- terraram a loja física… mas nós con- tinuamos firmes”, diz, reforçando: “A loja física não vai acabar, mas ela vai mudar, como já está mudando”. O metaverso não está pronto. Cada vez mais surgem iniciativas nas áreas de games, consumo, entretenimento e outras que se agregam a um gran- de ecossistema global, formando o metaverso ou diversos metaversos. As fronteiras entre digital e real fi- carão ainda mais difíceis de serem delineadas daqui para a frente. É preciso acompanhar os movimentos e investir em inovação, imersão, en- cantamento e foco, que vão romper com modelos tradicionais, porque os estímulos são outros, as necessida- des são outras e o tempo é comple- tamente fugaz. Tudo é rápido, instantâneo, criativo, dinâmico e envolvente. Uma dica final: acostume-se a ouvir conversas no Twitter e no Linkedin sobre realidade aumentada, reali- dade virtual, realidade mista, crip- tomoedas, criptoativos, compra e vendas de NFTs e tecnologias block- chain. Todas essas tendências pode- rão impulsionar as oportunidades de comunicação e vendas, tanto para marcas como para varejistas. O jogo do metaverso será o mesmo da Internet: ganha quem tiver mais audiência. METAVERSO COMEÇOU A NASCER EM 1979 Ao conectar uma TV a um computa- dor, em 1979, o inglês Michael Aldri- ch inventou o que hoje se conhece por compras online, ao permitir o processamento de transações entre consumidores e empresas, ou entre empresas, popularmente conhecido como e-commerce. Quatro décadas depois, o varejo está diante de uma nova revolução que vai mudar – e muito – a maneira como compramos, interagimos com as marcas e como nos relacionamos uns com os outros. Ao rastrear o caminho para des- cobrir a primeira vez que o termo metaverso foi citado, chega-se ao ano de 1992, data de publicação do romance de ficção científica Snow Crash, escrito por Neal Stephenson. Considerado um dos cem melhores romances dos anos 90 pela revista Times, Snow Crash é um conto fu- turista e recheado de aventuras e de influências dos anos 80 e que, segun- do algumas versões, teria impactado pessoas como o fundador do Linke- dIn, Reid Hoffman. No livro, o protagonista Hiro Prota- gonist, é um ex-entregador de pizza e um hacker freelancer americano, cocriador do Metaverso, uma reali- dade aumentada na qual se pode an- dar por ruas e entrar em lojas criadas pelos melhores programadores da Terra. Hiro ajudou a criar o bar Black Sun, onde avatares mais renomados do Metaverso passam o tempo os- tentando suas vaidades, e é também o lugar onde há uma poderosa droga (um vírus) chamada Nevasca. Metaverso já apareceu outras vezes na ficção, como no livro Jogador N°1, de Ernest Clyne, lançado em 2015. O enredo se passa em 2044. Há fome, guerras e desemprego, empurran- do a humanidade para um estado de apatia nunca antes visto. Wade Watts, personagem principal, esca- pa dessa realidade passando horas e horas conectado ao OASIS, uma utopia virtual global que permite aos usuários ser o que quiserem, um lugar onde se pode viver e se apai- xonar em qualquer um dos mundos inspirados nos filmes, videogames e cultura pop dos anos 1980. O livro foi levado ao cinema numa superprodu- ção dirigida por Steven Spielberg. O jornal USA Today classificou o filme como “um novo Matrix”. Fontes pesquisadas para esta matéria: Diário do Comércio - Associação Comercial do Estado de São Paulo, Varejo S.A., Portal G4 Educação, Portal LX-360 GESTÃO E INOVAÇÃO, Portal Yahoo! Notícias, Tribuna Online - Espí- rito Santo, Fast Company Brasil, Super Hiper ABRAS, Associação Comercial e Industrial de Campinas, Forbes Brasil, Business of Fashion – Site de Notícias e Retail Dive – Washington DC Cena do filme Jogador nº 1, de Steven Spielberg

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