MV Norte & Nordeste 36

47 te, no futuro para uma marca fazer sucesso ela terá que oferecer solu- ções completas que facilitem um dia a dia que está cada vez mais difícil, agregando valor efetivo às pessoas. “A humanização será cada vez mais importante, principalmente no sentido de auxiliar as pessoas a transitarem do mundo físico para uma realidade criada pela inteligência artificial”, explica Fernando. Além disso, o especialista acredita que em 2025 os consumidores serão ainda mais exigentes, não farão distinção entre canais digitais e presenciais ao longo de seu processo de compra, e irão buscar marcas que possuam valores e propósitos sólidos e comprovados. “Eles também demandarão uma hiper personalização, soluções completas de seus problemas e experiências excepcionalmente encantadoras”, destaca Fernando. Baseado em um estudo realizado pela WSGN, empresa de previsão de tendências, em 2025 terão quatro principais perfis de consumidores no mercado: os neo- nilistas, os redutores, os protetores do tempo e os pioneiros. Segundo Fernando, esse primeiro grupo se resume a consumidores muito resistentes à dinâmica volátil e altamente mutável da atualidade. “São consumidores que buscarão um propósito e uma satisfação fora dos caminhos estabelecidos pelo mainstream, sendo também bastante céticos em relação às questões globais mais amplas e a causas defendidas pela maioria”, explica o especialista. Já os redutores são consumidores que desejam um restabelecimento de conexões mais genuinamente humanas e próximas com outras pessoas, com a natureza e com a comunidade em geral”, continua Fernando. Ou seja, ao contrário dos neo-nilistas, eles crêem que o desenvolvimento da economia deve priorizar as pessoas e o planeta. “Eles também tendem a priorizar o comércio local, produtos e serviços que adotem práticas sustentáveis e experiências mais integrativas em suas relações de consumo”, explica o especialista, destacando que esses consumidores são avessos ao consumismo desenfreado. No caso do terceiro grupo, os protetores do tempo, são pessoas extremamente conscientes do valor de cada minuto de seu tempo e da fugacidade da vida. Eles acreditam que precisam enriquecer sua existência por intermédio da maximização do uso de rituais diários planejados e vivências únicas. “São pessoas que valorizam a qualidade, em detrimento da quantidade. Assim sendo, preferem marcas que entendem essa necessidade e facilitem sua vida através do oferecimento de soluções práticas que os ajudem a executar mais, com liberdade e flexibilidade para apreciar cada dia ao máximo”, pontua Fernando. Por fim os pioneiros, pessoas de perfil "early adopter", ou seja, curiosos e que estão sempre abertos a inovações e novas ideias. “Eles possuem a intenção de causar um impacto real no mundo e nos outros a seu redor e veem na tecnologia uma potente aliada para este fim”, observa o especialista, acrescentando que esses consumidores não possuem dificuldades em navegar entre mundos e tribos diferentes. Observando todo esse cenário de mudanças e grandes transforma- ções, Fernando acredita que para se destacar no mercado as empresas do futuro precisarão focar em seg- mentação, desenho de produtos e serviços condizentes com as prefe- rências desses perfis de consumido- res. “Também será necessário saber fazer uma integração entre canais físicos e digitais na proposição de valor, personalização e desenvol- vimento de experiências excepcio- nais”, conclui o especialista. As novas gerações prometem revolucionar a forma como consumimos hoje Fernando Moulin, especialista em negócios, transformação digital e experiência do cliente

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