MV Norte & Nordeste 37
46 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE çam vínculos e reconheçam a diver- sidade de perfis e habilidades. “A mensagem que fica é de que preci- samos juntos construir um mercado mais inclusivo e humano”, escreveu na revista Época. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Michelle Evans, da Euromonitor International, tocou em temas como evolução da IA, realidade aumentada, robótica e do reconhecimento facial. Ratificou a importância de aprimorar a jornada de compra do cliente, de personalizar expe- riências e realçou a relevância de aten- der às demandas do mercado. Para ela, a Geração Z li- dera a era movida por IA, enquanto o retail media se mos- tra maduro espe- cialmente nos EUA. No Brasil está em estágio inicial. O fato é que a IA está eliminando as restrições que as empresas já tiveram e tornando reali- dade a tomada de decisões de manei- ra rápidas e preci- sas. Os benefícios incluem designs de produtos influen- ciados pela identifi- cação de tendências habilitada pela IA. Varejistas com pon- tos físicos podem usar IA para anali- sar dados coletados por câmeras e fazer alterações no ta- manho e no layout da loja. Contudo, atrás de avanços tecnológicos há perigos. Deepfakes (vídeos falsos) e duplicatas de voz podem gerar problemas para varejistas e marcas pelo fato de tornarem-se alarmantemente simples de produzir e, portanto, têm o potencial de acabar com décadas de excelência de reputação de marca da noite para o dia. Houve um aumento maciço no uso de fraudes deepfake no último ano e os próximos 12 meses parecem ser ainda mais alarmantes. HIPERPERSONALIZAÇÃO DO CLIENTE Outro tema focado foi a hiperper- sonalização do cliente, respeitando a privacidade, protegendo os da- dos e servindo exatamente o que tinham em mente – em tempo real. A capacidade de usar a personali- zação baseada em IA em todas as plataformas, incluindo mídias so- ciais, para fornecer conteúdo mais relevante é o padrão ouro. Como é isso? É sobre uma marca que gosto e da qual compro há muitos anos, reconhecendo-me no minuto em que clico no site e no segundo em que cruzo a porta de uma loja física. Experiência hiperpersonalizada é também aquela em que você pas- sa uma hora pesquisando produtos na Apple e depois recebe uma re- comendação personalizada da loja com base nesse histórico de nave- gação. Por exemplo: aplicativos de saúde podem oferecer experiências aos seus usuários ao responder perguntas sobre hábitos de exer- cício, objetivos, idade e níveis de condicionamento físico, é possível oferecer treinos personalizados que levam em consideração os dados fornecidos. Essas experiências po- dem contribuir muito para aumen- tar a fidelidade. Eduardo Mônaco, CEO da ClearSale Michelle Evans, da Euromonitor 10 TEMAS QUE DOMINARAM A NRF 2024 1. Inteligência Artificial 2. Retail Media 3. Experiência em lojas físicas 4. Foco no cliente 5. A força da marca 6. E-commerce intuitivo 7. Economia do TikTok 8. Outsmart online 9. Recommerce 2.0 10. Sustentabilidade.
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