45 QUER INVESTIR NO MODELO DE FRANQUIAS? CONFIRA AS DICAS Segundo Rodrigo Abreu, diretor de marketing e comunicação da Associação Brasileira de Franchising, para marcas dos setores moveleiro e colchoeiro que desejam investir nesse modelo o primeiro passo é garantir a padronização e escalabilidade do negócio. “Isso significa estruturar processos de produção, logística e atendimento de forma replicável em diferentes regiões, assegurando uma operação eficiente para os franqueados”, avisa. “Também é fundamental definir um posicionamento de marca claro e atrativo, destacando diferenciais como design, qualidade, inovação, sustentabilidade ou personalização. Como o ponto de venda físico tem grande peso nesse setor, o projeto das lojas deve priorizar a experiência sensorial do cliente, com showrooms bem ambientados e voltados para a experimentação dos produtos”, prossegue Rodrigo. O profissional também lembra que a franqueadora deve oferecer suporte técnico contínuo aos franqueados, incluindo treinamento em vendas, gestão e atendimento, bem como apoio em marketing local e controle operacional. “A logística também exige atenção, devido ao porte e custo dos produtos — centros de distribuição regionais ou parcerias com operadores logísticos são estratégias recomendadas para otimizar entregas”. Para finalizar, ele alerta que é importante realizar testes com unidades piloto para validar o modelo em diferentes regiões. “Assim é possível ajustar a oferta conforme a demanda local. Com essa base bem estruturada, a expansão por franquias pode ocorrer de forma sustentável, com ganhos de escala e maior competitividade no mercado”, conclui. Segundo o gerente, com o projeto, o lojista tem autonomia para conduzir as operações, mantendo a essência de sua gestão local, mas com todo o suporte e prestígio da marca Plumatex. Ele foi concebido para atender às demandas de um varejo moderno e sustentável, com foco em baixo custo de implantação, rápido retorno do investimento e excelente rentabilidade. “Outro diferencial competitivo é o portfólio multimarca exclusivo que só a Plumatex oferece aos lojistas. Enquanto concorrentes costumam ter apenas uma marca no catálogo, o projeto Premium permite ao empreendedor trabalhar com quatro marcas sob um único fornecedor: Sealy – marca internacional líder no segmento de colchões, voltada para o público premium (A); Unique - marca própria da Plumatex, com design sofisticado e tecnologia de ponta, ideal para os consumidores A e B; e Smart - linha jovem e acessível, desenvolvida para atender os públicos D e E”, esclarece Cesar. Com essa oferta, o lojista tem em mãos a possibilidade de explorar diferentes segmentos de mercado, atraindo desde o consumidor mais exigente até o cliente que busca praticidade e economia, tudo com um único parceiro. “Estamos construindo um ecossistema de negócios mais simples, rentável e sustentável para os nossos parceiros, com a força de quatro marcas de sucesso e o respaldo de uma das maiores fabricantes de colchões do Brasil”, destaca Giacomoni. Atualmente a Plumatex conta com 77 lojas espalhadas por todo o país: são 09 na Bahia, 03 no Ceará, 04 no Espírito Santo, 16 em Goiás, 03 no Maranhão, 07 em Minas Gerais, 02 no Mato Grosso, 07 no Pará, 02 em Pernambuco, 11 no Rio de Janeiro, 01 no Rio Grande do Norte, 01 no Sergipe, 10 em São Paulo e 01 no Tocantins.
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