VAREJO Venda de móveis é negativa em uma década GERAÇÕES Veja como Boomers e X compram móveis FEIRA Femope volta ao calendário e faz sua estreia no Recife SEGURANÇA Informação é a melhor arma contra ciberataque Norte & Nordeste Levantamento mostra que economia cresceu 3,8% e dois dígitos nas vendas de móveis em três estados da região Edição 41 | Janeiro • Fevereiro • Março de 2025 NORDESTE LIDERA TAXAS DE CRESCIMENTO DO PIB EM 2024 moveisdevalor.com.br @moveisdevalor
4 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE A primeira edição de 2025 da Móveis de Valor Norte & Nordeste está repleta de boas notícias, começando pela análise de um levantamento do Banco do Brasil, onde se mostra que a economia nordestina cresceu 3,8% em 2024. Como consequência direta o varejo do Ceará, Bahia e Pernambuco (três estados da região pesquisados pelo IBGE) teve ótimo desempenho, com o Ceará liderando. E a Bahia se movimenta para a implantação de um polo moveleiro no Sul do estado, embasada no crescimento do potencial de consumo de móveis de 18,2% para este ano, em relação a 2024. Do Norte, a boa notícia vem do Pará, que deve alcançar crescimento econômico de 3,5% este ano. O percentual é maior do que a projeção para o Brasil, cujo aumento do Produto Interno Bruto (PIB) tende a ser de pouco mais de 2%. Os dados são da Tendências Consultoria e colocam o Pará como o terceiro estado do país com maior crescimento do PIB. E para ajudar a movimentar a economia da região, as feiras começaram mais cedo, com a Femope abrindo o calendário entre os dias 13 e 15 de fevereiro, no Recife (PE). Na sequência vieram a Expoaju, de 12 a 14 de março, em Aracaju (SE), e a Expomóvel São Luís, de 13 a 15 de março, na capital maranhense. Mas esta edição tem outros conteúdos relevantes, como uma matéria Redação e Administração Rua Dep. Estefano Mikilita, 125 3º andar Portão • Curitiba • PR • Brasil • CEP 81070-430 (41) 99912-9877 moveisdevalor.com.br Diretores Ari Bruno Lorandi aribruno@moveisdevalor.com.br Inalva Corsi inalvacorsi@moveisdevalor.com.br Administração e Finanças Juliana Pinheiro financeiro@moveisdevalor.com.br Redação Inalva Corsi | 3035 PR Jornalista Responsável redacao@moveisdevalor.com.br Natalia Concentino | 10431 PR natalia@moveisdevalor.com.br Gabrielly Zem redacao@moveisdevalor.com.br Executiva Comercial | Sul Inalva Corsi (41) 99912-9877 | 99991-2974 inalvacorsi@moveisdevalor.com.br Executiva Comercial | Sudeste e Nordeste Cidinha Leal (17) 98114-3666 cidinha@moveisdevalor.com.br Diagramação e Direção de Arte Bruna Rosário arte@moveisdevalor.com.br Assinaturas e Circulação (41) 99912-9877 assina@moveisdevalor.com.br Apoiam esta publicação Sindmóveis/PE • Sindicato das Indústrias de Móveis de Pernambuco Presidente: Guilherme Brito (81) 3338-1370 Sindimir • Sindicato das Indústrias de Madeira de Imperatriz e Região Presidente: Manoel Messias Nunes Sarmento (99) 3524-8624 Sindmóveis/CE • Sindicato das Indústrias do Mobiliário no Estado do Ceará Presidente: Osterno Junior (85) 3261-9769 EXPEDIENTE A revista Móveis de Valor Norte & Nordeste é uma publicação trimestral de responsabilidade do Intelligence Group e que conta com o apoio dos sindicatos e entidades de classe do Norte e Nordeste. Tem como objetivo a divulgação e promoção exclusiva da indústria e do varejo de móveis destas regiões. PALAVRA DA EDITORA didática sobre a prevenção contra ciberataques; outra que mostra as diferenças na forma de comprar móveis das gerações Baby Boomers e X; e uma questionando se o futuro da geração Beta (os nascidos a partir de 2025) será marcado pela revolução ou pelo caos. Mas também tem uma notícia preocupante sobre o número de incêndios em fábricas de colchões, tendo como exemplo mais recente o sinistro que destruiu a fábrica da Ley Colchões, no Ceará. Especialista ouvido pela nossa reportagem orienta como prevenir estes incêndios e alerta sobre a possibilidade dos sinistros continuarem acontecendo em razão do baixo investimento no diagnóstico e implantação de sistemas eficientes antichamas. Aproveite o conteúdo desta edição e faça deste um excelente ano para você também! Norte & Nordeste @moveisdevalor Acompanhe a Móveis de Valor também em nossas redes sociais Acesse a versão digital da revista Publisher
5 SUMÁRIO 06 CÁ ENTRE NÓS 08 NOTAS 10 NORDESTE LIDERA TAXA DE CRESCIMENTO DO PIB EM 2024 12 VENDA DE MÓVEIS NO VAREJO EM UMA DÉCADA É NEGATIVA 14 A ESPECIALISTA EMI OHASHI CONVIDA: “VAMOS VAREJAR?” 16 FEMOPE VOLTA AO CALENDÁRIO DE FEIRAS NO NORDESTE 22 FEIRA EXPOAJU CONQUISTA EXPOSITORES E VISITANTES 26 ILHÉUS SEDIA I FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES DOS MARCENEIROS 28 VII CONEMOV VAI LEVAR COMPRADORES INTERNACIONAIS AO NE 30 MOACIR MOURA ENSINA COMO JOGAR O JOGO DO MERCADO 32 ESTRATÉGIAS PARA VENDER MÓVEIS ÀS GERAÇÕES BOOMER E X 34 GERAÇÃO BETA: FUTURO MARCADO POR REVOLUÇÃO OU CAOS 40 INFORMAÇÃO É ARMA CONTRA OS CIBERATAQUES 50 LEY COLCHÕES SOFRE GRANDE INCÊNDIO NO CEARÁ 54 INMETRO QUER BARRAR FALSIFICAÇÕES, INCLUSIVE COLCHÕES 56 MERCADO DE COLCHÃO INTELIGENTE ATINGIRÁ US$ 3,4 BI ATÉ 2030 58 CONTROLES MAIS RIGOROSOS DO INMETRO SÃO BEM-VINDOS 10 Levantamento do BB mostra que economia do Nordeste cresceu mais que a média nacional 3ª. Edição da Expoaju conquista expositores e visitantes e consolida o evento na região Nordeste 22 Femope abre o calendário de feiras da região Nordeste, em moderno centro de eventos no Recife 16 Incêndio na Ley Colchões, no Ceará, reforça a importância da prevenção em fábricas de todo o país 50
6 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE A distinção entre prazo de validade e prazo de garantia, especialmente de bens duráveis como móveis e colchões, é fundamental para consumidores e fabricantes. Há muito tempo se discute sobre isso no setor de colchões. A recomendação da Abicol é de garantia de apenas 1 ano, o que contraria as indústrias que enxergam no prazo maior um diferencial competitivo. Mas prazo de validade versus garantia não é uma questão secundária... Veja o comentário na íntegra aqui: A insistência da família Dubrule para recomprar o controle da Tok&Stok parece não surtir efeito no grupo de acionistas que comanda a empresa, agora vinculada à Mobly, plataforma de e-commerce. Foi publicada nesta semana um comunicado sobre a chegada do grupo Toky. Diz o comunicado que circula no LinkedIn: “Um dos grandes líderes do setor de Casa e Decoração na América Latina nasce com a união de marcas já amadas no país: Tok&Stok, Mobly e Guldi. Elas continuam existindo de forma independente, com foco em públicos distintos, mas com total sinergia para inspirar o mercado, ampliando repertórios de produtos e oferecendo soluções para o morar. Nosso propósito é único: levar o melhor do design para as casas de todos os brasileiros, dando vida a lugares”. E conclui: Este momento marca uma nova etapa no varejo nacional de Casa e Decoração. Agora, depois do trabalhador processar a empresa pedindo indenização por acidente de trabalho, o juiz terá de comunicar à Advocacia Geral da União (AGU) os casos em que a empresa for considerada culpada. Sabe pra quê? Para que a empresa seja processada pelo INSS e devolva à Previdência os valores gastos com benefícios! Veja mais sobre isso neste QR Code ARI BRUNO LORANDI CÁ ENTRE NÓS Nos últimos anos, a economia tem crescido acima de sua capacidade. Enquanto a produtividade efetiva do trabalho se encontra no mesmo nível pré-pandemia, a renda disponível das famílias, que já inclui benefícios sociais, cresceu 14% no mesmo período. Só em 2024, o crescimento da renda foi 6,3% acima da inflação, ao passo que a produtividade ficou estagnada. Essa expansão em ritmo muito superior ao da produtividade pressiona o custo do trabalho, o que é repassado para o restante da economia. Esse superaquecimento econômico também fica claro nos números de inflação. Só o governo não percebe esta equação e assim acredita que fabricando dinheiro e distribuindo a rodo para o consumo vai resolver a situação. É a produtividade, estúpido! É A PRODUTIVIDADE, ESTÚPIDO PRAZO DE VALIDADE VERSUS PRAZO DE GARANTIA: NÃO É SEMÂNTICA CADA VEZ MAIS DISTANTE SONHO DE DUBRULE RECOMPRAR TOK&STOK O GOVERNO PODE TORNAR AS COISAS AINDA PIORES PARA OS EMPRESÁRIOS
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8 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE O Relatório Setores do E-commerce, da Conversion, apontou um crescimento de 10,4% no tráfego do e-commerce da categoria Casa & Móveis no mês de janeiro se comparado ao mês imediatamente anterior. Entre os destaques do setor de Casa & Móveis está a Ortobom, subindo duas posições no ranking geral da categoria e alcançando a 4ª colocação. E, por falar em ranking, a Mobly não voltou a aparecer no top 3... a especialista no e-commerce de móveis andou perdendo posições nesse ranking enquanto viu empresas como a Ferreira da Costa e a Ortobom cresceram. NOTAS PRODUÇÃO DE MÓVEIS DE JANEIRO TEM MAIOR ALTA EM 12 MESES Pesquisa mensal do IBGE indica que a indústria moveleira se preparou para uma possível continuação dos bons resultados de vendas do final do ano passado. É o que revelam os números de produção de janeiro, com alta de 6,8% na comparação com o mês imediatamente anterior. Em janeiro de 2024 a alta na comparação com dezembro de 2023 havia sido de 2,5%. Na comparação com janeiro de 2024 a alta é ainda maior, de 9,1%, enquanto janeiro de 2024 havia aumentado apenas 0,8% sobre o primeiro mês de 2023. Com este desempenho, a produção de móveis fecha 12 meses com alta de 10,1%, 0,6 pontos percentuais maior que havia fechado em dezembro do ano passado. INFLAÇÃO SOBE FORTE EM FEVEREIRO, MENOS A DE MÓVEIS DIZ O IBGE TRÁFEGO DO E-COMMERCE DE CASA&MÓVEIS CRESCE 10% EM JAN Acomodada em janeiro em 0,16% a inflação oficial medida pelo IPCA subiu forte em fevereiro para 1,31%, segundo a pesquisa do IBGE. Porém, a inflação de móveis permanece baixa com 0,18% em janeiro e 0,16% em fevereiro. O que destoa deste percentual é colchão que subiu 2,19% em fevereiro com pico de 5,41% em Belo Horizonte, recuperando praticamente o recuo de 5,50% de janeiro. Este índice fez o item colchão ser o segundo em alta no acumulado do ano com 0,66% e cozinha com 0,98%. Sala é o único item de mobiliário com deflação este ano (-0,19%).
9 A economia brasileira perdeu ritmo no quarto trimestre, mas fechou 2024 com alta de 3,4%, de acordo pelo IBGE. O crescimento do PIB veio após avanço de 3,2% em 2023. É a maior alta desde 2021 (4,8%), quando a base de comparação com 2020 estava fragilizada pela pandemia. Considerando apenas o quarto trimestre de 2024, o PIB mostrou relativa estagnação. Houve leve variação positiva de 0,2% frente aos três meses imediatamente anteriores. O dado veio ligeiramente abaixo da mediana de 0,4% esperada por analistas consultados pela Bloomberg. O intervalo das previsões ia de 0% a 0,6%. O PIB havia crescido 1% no primeiro trimestre de 2024, 1,3% no segundo e 0,7% no terceiro, de acordo com dados revisados pelo IBGE. As taxas divulgadas anteriormente eram de 1,1%, 1,4% e 0,9%. A revisão dos números é um procedimento padrão do instituto. A Casas Bahia anunciou um fundo de investimento em direitos creditórios (FIDC), com capital inicial de R$ 300 milhões, buscando otimizar a operação de crediário da companhia. O FIDC já possui um compromisso firme de aporte de terceiros, com expectativa de atingir o montante de R$ 500 milhões de patrimônio líquido nos próximos meses, disse a varejista em fato relevante. A Casas Bahia anunciou em novembro de 2023 a estruturação do FIDC. Após a primeira etapa de captação, o instrumento poderá contar com aportes adicionais, segundo a empresa. PARÁ TERÁ O TERCEIRO MAIOR CRESCIMENTO ECONÔMICO DO BRASIL O Pará deve alcançar um crescimento econômico de 3,5%, este ano. O percentual é maior do que a projeção prevista para o Brasil, cujo aumento do Produto Interno Bruto (PIB) tende a ser PIB PERDE RITMO NO 4º TRIMESTRE E FECHA 2024 COM ALTA DE 3,4% CASAS BAHIA CRIA FUNDO PARA FINANCIAR CRÉDITO COM R$ 300 MILHÕES A Feira na Rosenbaum, conhecida por promover o design autoral brasileiro, inaugurou sua primeira loja pop-up no Nordeste. O espaço fica no Shopping Recife e reafirma o compromisso da Feira em destacar o artesanato e design nacional, além de reforçar a importância da região Nordeste para a marca. O projeto tem direção criativa do arquiteto Marcelo Rosenbaum e apresenta um conceito que mistura tradição e contemporaneidade. A loja pop-up da Feira na Rosenbaum no Shopping Recife permanecerá em funcionamento por alguns meses, convidando os visitantes a explorarem um universo em que tradição, arte e design se encontram de forma armoniosa. FEIRA NA ROSENBAUM INAUGURA POP-UP STORE NO SHOPPING RECIFE AMAPÁ QUER ATRAIR EMPRESA CEARENSE PARA MÓVEIS SUSTENTÁVEIS A partir do compromisso com o desenvolvimento sustentável, o ensino e a profissionalização na Zona Rural, o Governo do Amapá apresentou, no dia 11 de março, à empresa cearense Jacaúna as potencialidades de investimento no Amapá, local que possui segurança jurídica, ambiental e política para receber atividades econômicas de transformação social. O governador Clécio Luís reiterou ao diretor financeiro da Jacaúna, Paulino Aguiar, que busca implantar uma fábrica escola de móveis no estado. Paulino Aguiar, diretor financeiro da Jacaúna, conheceu mais sobre o Amapá Foto: Max Renê/GEA de pouco mais de 2%. Os dados são da Tendências Consultoria e colocam o Pará como o terceiro Estado do país com maior índice de crescimento do PIB e o maior da Região Norte do país. Entre os investimentos estratégicos que devem acelerar esse aumento estão a expansão da mineração, melhorias na infraestrutura logística, bioeconomia, energia renovável e o fortalecimento das cadeias produtivas do agronegócio, comércio exterior e turismo.
10 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE NORDESTE LIDERA TAXAS DO PIB EM 2024 E MÓVEIS TÊM ALTA DE VENDAS NO VAREJO Levantamento do Banco do Brasil mostra que economia nordestina cresceu 3,8% no ano passado, enquanto IBGE registra aumento de dois dígitos nas vendas em três estados dos 12 pesquisados no Brasil Nordeste como prioridade nas políticas de desenvolvimento regional conduzidas pelo Governo Federal. “Temos um novo olhar para a região como um ambiente de oportunidades, aproveitando o potencial que o território e a nossa gente dispõem. A Nova Indústria Brasil, o Novo PAC, o novo olhar sobre a agenda de sustentabilidade mostram que o Nordeste é parte da solução para o Brasil”, pontuou. O gestor da Sudene também destacou que a atuação da Sudene trouxe contribuições significativas para contribuir com a dinamização do ambiente econômico da região. Entre as ações da autarquia no exercício 2024, Danilo Cabral enfatizou a abertura do diálogo da Sudene junto a diversas instituições, especialmente financeiras e de pesquisa e desenvolvimento, permitindo restabelecer à superintendência o seu papel de articuladora de políticas. A celebração do termo aditivo para a conclusão da Ferrovia A economia do Nordeste cresceu mais do que a média nacional em 2024. Dados da Resenha Regional do Banco do Brasil, publicada no início do ano, mostram que o PIB da região acumulou alta de 3,8% em 2024, ante índice positivo de 3,5% alcançado pelo País. A região também foi destaque no comparativo estadual, com a Paraíba e o Rio Grande do Norte, liderando, respectivamente, os indicadores nacionais. O produto interno bruto paraibano alcançou o melhor registro estadual do País, com 6,6% de aumento. Em seguida, veio o Rio Grande do Norte, com 6,1%. Os estados são os representantes nordestinos no grupo dos 10 maiores crescimentos apontados pelo estudo do BB. O Ceará foi o próximo estado mais bem posicionado, em 11º lugar, com alta de 3,9%. Maranhão, Pernambuco, Piauí e Sergipe registraram 3,6%, enquanto Alagoas e Bahia, marcaram, na ordem, 3,1% e 2,9%. O documento também apontou que todos os indicadores da economia nordestina mantiveram resultados acima da média alcançada pelo País. Na indústria, o Nordeste alcançou 3,4%, superior aos 3,3% do Brasil. No setor de serviços, a diferença foi maior a favor da região: 4% contra 3,6%. No ramo agropecuário, o cenário foi mais desafiador, com retração em todas as regiões brasileiras. No entanto, o impacto negativo foi menos sentido pelo território nordestino, que registrou queda de 1,7%, enquanto a média nacional foi de -2,5%. Para o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, os números podem ser justificados pelo reposicionamento do
11 Transnordestina e o bom desempenho dos instrumentos financeiros da instituição federal, ampliando a oferta de recursos para empreendedores através dos fundos regionais FNE e FDNE e incentivos fiscais, também foram pontuados pelo gestor. Ainda com relação ao cenário macroeconômico nacional, a análise do Banco do Brasil destacou o saldo acumulado de emprego para 2024 até o mês de novembro, com 2,2 milhões de postos de trabalho. A taxa de desocupação chegou a 6,1% o trimestre móvel encerrado no mesmo mês. O cenário projetado para 2025 pelo Banco do Brasil indica saldo positivo de 1,9% para a economia nordestina. Neste ambiente, segundo o agente financeiro, o ramo agropecuário deve marcar 2,9%, sendo o setor que deve alcançar o melhor desempenho no ano. VENDA NO VAREJO MOVELEIRO ACOMPANHOU CRESCIMENTO Mesmo considerando que ainda existe muito espaço para expansão da oferta de móveis feitos na própria região, que hoje representa apenas 18% do total de consumo, o aumento das vendas no varejo de móveis pode acelerar o crescimento das indústrias de móveis da região, especialmente nos estados do Ceará, Paraíba e Pernambuco. No Nordeste se concentra 12% das indústrias de móveis do País, com pouco mais de 2,5 mil fábricas nos 9 estados da região. O mercado externo ainda é um projeto para o futuro. Hoje as exportações dos 9 estados nordestinos representaram apenas US$ 7,1 milhões de dólares em 2024 (quadro 2), ou apenas 0,8% da exportação do País. Mas, considerando a logística em relação aos mercados importadores, o Nordeste deveria acelerar o desenvolvimento de uma política exportadora, um mercado que poderia alavancar as indústrias locais para que obtivessem musculatura suficiente em tecnologia para enfrentar a concorrência do Sul e Sudeste também no mercado interno. Mas, se a indústria de móveis ainda não alcançou seus melhores momentos, o consumo vem apresentando números robustos, depois da queda pós-pandemia. Em 2024 os três estados pesquisados pelo IBGE, Ceará, Bahia e Pernambuco, registraram ótimo desempenho. Em percentual, o Ceará tem o segundo melhor índice entre as 12 regiões pesquisadas, apenas atrás do Paraná, a Bahia vem na quarta posição e Pernambuco, não muito atrás, em sétimo lugar. Também importante o fato de que os três estados recuperaram perdas de 2023, como foi o caso de Pernambuco que havia registrado recuo nas vendas de móveis no varejo naquele ano, como se vê no quadro 1.
12 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE um aumento médio de 9,2%, índice que corresponde a 2,6 pontos percentuais de diferença a menos em relação à média brasileira. Vale lembrar que na recessão de 20152016, o país enfrentou uma das piores crises econômicas de sua história. O PIB caiu 3,5% em 2015 e 3,3% em 2016, as vendas do varejo desabaram e o desemprego saltou de 6,5% em 2014 para 12% dois anos depois. Houve leve recuperação dos indicadores econômicos entre 2017 e 2019, mas logo depois veio a pandemia e o cenário mudou com impulso do e-commerce e retração do varejo, combinada com inflação alta e desemprego acima de 14%. Na pós-pandemia, o PIB recuperou a queda de 2020, mas inflação e taxa de juro voltaram a subir. Ainda no grupo de 12 estados, a primeira metade de década mostrou 36 registros negativos de vendas. O maior deles foi no Espírito Santo, VENDA DE MÓVEIS NO VAREJO EM UMA DÉCADA É NEGATIVA O índice médio consolidado ficou em -2,42%, tendo como picos negativos a recessão econômica de 2015-2016 e o ano de 2022 Entre perdas e ganhos, o saldo do comportamento das vendas de móveis no varejo em uma década registrou, na média, recuo de 2,42%, conforme a Pesquisa Mensal de Comércio do IBGE. Os maiores impactos foram registrados nos anos de 2015Por Guilherme Arruda, jornalista convidado 2016 (-16,5% e -12,1% nessa ordem) em consequência da recessão ocorrida no governo Dilma, e em 2022 (-11,1%) ainda por conta da ressaca pós-pandemia. O melhor ano foi 2020, alta de 11,9%, no auge da Covid-19, evento que isolou as pessoas em casa, motivando-as a investir em ambientes mais agradáveis. Levando em conta um grupo de 12 estados, entre os quais São Paulo, Pernambuco, Minas Gerais e Paraná, porém, a queda nas vendas alcançou 4,58%. As condições guardam paralelo com o desempenho consolidado do Brasil. Retrações mais acentuadas aconteceram nos anos de 20162016 (-17% e 13,5%, respectivamente) e de -12,7% em 2022. O melhor ano foi 2020, com
13 -34,2% em 2016, seguido por Pernambuco, -30,4% e Distrito Federal, com -23,7% - ambos também em 2016 –, e São Paulo, -20,2%, em 2015. Já a segunda metade da década teve 37 registros negativos, mas com índices de vendas um pouco inferiores. O maior foi na Bahia, -28,1% em 2022, seguido pelo Distrito Federal com –22,1% em 2021 e de -23,7% em 2023. Pelo lado dos registros positivos, a quantidade de índices robustos foi escassa, não chegou a 15%. O maior deles foi em 2017 no Espírito Santo, com elevação de 47%, o que permitiu recuperar parte das perdas do ano anterior. A segunda melhor performance aconteceu no Distrito Federal em 2017, com alta de 34,7%. São Paulo aparece como a terceira força, com alta de 21,4% em 2020, seguido pela Bahia (+18,4%) e Paraná (+18,3%), ambas em 2020. Entre os 12 estados, a atuação do Rio Grande do Sul foi o mais equilibrado entre altos e baixas. Na média, encerrou o período tecnicamente empatado, com variação positiva de 0,01%. Tendo como referência a média brasileira em dez anos, Espírito Santo (-0,6%), Goiás (-0,87%), Santa Catarina (-1,8%), São Paulo (-2,03%) e Bahia (-2,42%) ficaram abaixo ou igual a taxa média de -2,42%. Enquanto Paraná (-2,54%), Minas Gerais (-2,68%), Ceará (-5,36%), Distrito Federal (-6,14%), Rio de Janeiro (-7,11%) e Pernambuco (-9,52%) ficaram acima. Um fato curioso é que no ano de 2015 nenhum dos 12 estados apontados na pesquisa do IBGE registrou índice positivo na venda de móveis, fato que poderia se repetir no ano seguinte não fosse os desempenhos positivos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O período entre 2021 e 2023 também foi dominado por registros negativos, não igual a 2015, porque Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Goiás em 2021 e por Goiás em 2022 e 2023 (junto com Rio Grande do Sul) impediram que esses anos fossem completamente manchados de vermelho.
14 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE VAMOS VAREJAR? do seu EBITDA. Varejar é isso: encontrar formas de atender nossos clientes com qualidade e agilidade, adequando-se às exigências dos novos tempos. Contatos de Emi Ohashi: linkedin.com/in/emi-ohashi-4912a539 Telefone: (19) 98239-5943 E-mail: emi_ohashi@hotmail.com Hoje, no varejo de móveis, enfrentamos o grande desafio de vender para diferentes classes sociais e diversas idades. Nosso público abrange desde estudantes até aposentados, e a concorrência entre as empresas é enorme. A diferença entre elas estará na qualidade dos serviços prestados e na diversidade de canais de atendimento. Vender se tornou uma busca constante por leads e pelo aumento do fluxo no varejo físico. Webcommerces intuitivos, com um grande número de informações para estimular a compra por impulso, atendimento humanizado no televendas, lojas físicas que buscam proporcionar uma experiência de compra além do simples mostruário de produtos, e vendas corporativas com formas de pagamento exclusivas para empresas, além de um portfólio de produtos diferenciados, Por Emi Ohashi são estratégias essenciais para se destacar na concorrência. Atender o cliente com serviços exclusivos, diferentes do que o mercado oferece, é o maior segredo para se sobressair frente aos concorrentes. É fundamental usar a tecnologia a favor de um atendimento rápido e de qualidade, especialmente no pós- -venda. O cliente valoriza a comodidade, mas sem abrir mão da qualidade. Embora nossos clientes estejam cada vez mais comprando online, quando precisam falar com uma pessoa, esse atendimento deve ser ágil e eficiente. Ainda não estamos preparados para sermos 100% robotizados por inteligência artificial. O varejo brasileiro vive de promoções o ano inteiro, tentando atrair mais clientes por meio de preços baixos e parcelas facilitadas no cartão, o que pode ser um caminho perigoso para a sustentabilidade
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16 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE FEMOPE VOLTA AO CALENDÁRIO DE FEIRAS E FAZ SUA ESTREIA NO RECIFE Depois de alguns anos ausente do calendário moveleiro, a Femope agora passa a ser realizada no moderno Recife Expo Center, que oferece ampla estrutura aos visitantes que a feira superou as expectativas, tanto em público quanto em geração de negócios”, afirma Felipe Peixe, diretor da feira. Ao todo 57 expositores e 79 marcas participaram do evento. Ainda segundo ele, a feira teve uma grande presença de visitantes graças ao trabalho de divulgação da organização. “O número de expositores também foi maior do que o esperado, consolidando a feira como um evento relevante no calendário moveleiro”, avalia. De acordo com o diretor, a mudança da feira de Caruaru para a capital pernambucana foi vista como um passo estratégico. “A capital tem uma infraestrutura mais robusDe 13 a 15 de fevereiro aconteceu a primeira feira de móveis, eletros e colchões da região Nordeste deste ano: a Femope, que abriu o calendário na capital pernambucana, reuniu expositores e visitantes no moderno Recife Expo Center. Cerca de 1.100 pessoas marcaram presença durante os três dias de evento e, segundo a organização, a maioria se mostrou satisfeita com essa mudança da Femope de Caruaru para o Recife. “O retorno da Femope foi muito bem recebido por expositores e lojistas, que destacaram a importância de Pernambuco voltar a ter um evento desse porte no setor moveleiro. Muitos expositores relataram Por Natalia Concentino, jornalista
17 ta, maior facilidade de acesso para visitantes de outros estados e uma rede hoteleira mais ampla. Com isso, o evento atraiu um público mais diversificado e qualificado, ampliando as oportunidades de negócios. Já os lojistas valorizaram a diversidade de produtos e a oportunidade de fechar parcerias diretamente com fabricantes”, observa. Felipe Peixe diz que os expositores e visitantes destacaram também a modernização da feira por conta de seu layout mais organizado e uma experiência mais dinâmica para os negócios. “A escolha do Recife Expo Center como local do evento foi um grande acerto, proporcionando um espaço amplo, climatizado e bem localizado, o que contribuiu para uma experiência mais profissional e confortável para os participantes. Além disso, o suporte do Novotel, localizado em frente ao pavilhão, garantiu comodidade para expositores e visitantes que precisavam de hospedagem próxima ao evento, facilitando a logística e o networking entre os participantes”, acrescenta. A questão da estrutura foi um ponto positivo também para Guilherme Brito, da Móveis São Carlos. “Ter uma feira no Recife é muito bom, logisticamente é muito interessante. O espaço em que a Femope aconteceu ajudou na qualidade do evento”, comenta. Segundo Guilherme, a feira foi muito bem visitada por lojistas da própria capital e da região metropolitana, assim como de outras cidades pernambucanas e estados vizinhos. “Ficamos satisfeitos com a visitação, foi nossa primeira feira do ano e já conseguimos fazer bons negócios, fortalecer parcerias e atender um bom número de clientes em um curto espaço de tempo”, relata. Inclusive, a Móveis São Carlos aproveitou a sua primeira participação em feiras deste ano para apresentar quatro lançamentos: três cadeiras e uma mesa. “O pessoal gostou muito dos nossos lançamentos. Nós estamos fazendo algumas mudanças no nosso leque de ofertas, que foram bem aceitas pelos visitantes”, informa. Ele ainda diz que a feira atraiu muitos lojistas qualificados do Recife graças ao know-how da organização, que também deu visibilidade maior ao evento e ajudou a levar fornecedores e clientes. Brito conta ainda que o Sindmóveis-PE, entidade da qual ele é presidente, apoiou a feira e esteve presente em um espaço destinado ao sindicato. “Isso ajuda a fomentar ainda mais o setor moveleiro pernambucano e nordestino. Nós também aproveitamos a ocasião para apresentar o Conemov (Congresso Moveleiro do Nordeste), que este ano será realizado aqui em Pernambuco”. (Leia mais sobre o Conemov na página 28). E assim como Guilherme Brito relatou que a Móveis São Carlos fez bons negócios, Felipe Peixe garante que os demais expositores também Felipe Peixe, diretor da Femope Guilherme e Carlos Brito, da Móveis São Carlos Mesa Requinte Naturalle e cadeiras Letícia, lançamento da Móveis São Carlos apresentado na feira
18 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Aliás, Jaidete também diz que se sentiu um pouco desmotivada pela falta de lançamentos, apesar de organizadores e expositores garantirem que havia vários. “Consegui fazer pequenos negócios apenas, no segundo dia eu fui e o máximo que eu passei lá foi uma hora, fiquei um pouco desmotivada, não encontrei lançamentos e achei os preços um pouco caros”, conta. Apesar dessa certa insatisfação da lojista, Felipe Peixe afirma que foram feitos bons negócios no evento, que somaram R$ 87 milhões em vendas. “Para consolidar ainda mais a Femope no circuito moveleiro, há planos para expandir a participação de novas empresas, investir em mais ações de capacitação e inovação, além de fortalecer a divulgação para atrair um público ainda mais amplo. Também estão previstas parcerias com entidades do setor, aumentando a representatividade da feira no mercado”, complementa ao ser questionado sobre possíveis mudanças e melhorias nas próximas edições. Ele ainda adianta que o Recife Expo Center deve passar por expansão, o que será um grande diferencial para as próximas edições da feira. “Com a nova expansão, o espaço passará a ter aproximadamente 15 mil metros quadrados, proporcionando uma estrutura ainda maior e mais moderna para expositores e visitantes. Isso permitirá a participação de mais empresas e uma melhor experiência para todos que estiverem na feira”. A próxima edição da Femope já tem data definida, será realizada nos dias 5, 6 e 7 de março de 2026, com expectativas de crescimento e novidades para fortalecer ainda mais a feira. A organização também confirmou que a feira acontecerá anualmente e será mantida no Recife. se mostraram satisfeitos. “Muitas empresas relataram que fecharam contratos durante a feira ou iniciaram negociações promissoras. O ambiente favoreceu o networking e a criação de novas parcerias no setor”, comenta o diretor da Femope. O lojista Luciano Claudino, do Armazém Paraíba, também elogiou o ambiente da feira. “Além da ótima localização, a organização proporcionou um ambiente muito agradável e, consequentemente, uma feira muito boa. Fiquei hospedado aqui pertinho, ou melhor, o hotel é vizinho ao Recife Expo Center, e assim não precisamos gastar tempo com deslocamento”, afirma. Mas, nem tudo são flores, de acordo com os visitantes, pelo menos na visão da lojista Jaidete Maria da Silva, da Arca Movelaria, que achou a Femope pequena. “Eu sempre frequento as feiras de móveis aqui no Nordeste e me surpreendo pelo tamanho das feiras, são muitos expositores, achei a Femope uma feira pequena. Achei legal essa mudança para o Recife, é bom para o comércio, mas acredito que seria bom se fosse uma feira maior, espero que nas próximas edições venham mais expositores ou, de repente, poderiam escolher um lugar maior”, opina. Luciano Claudino, do Armazém Paraíba Jaidete Maria da Silva, da Arca Movelaria A Femope também contou com apresentações que valorizam a cultura local
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Equipe da Móveis São Carlos recebe Dora Silva Pinheiro, Karine Marques e Adriely Viegas, da Eletro Mateus (PE) Alexandre, Marina e Carmem, da Magno Móveis Equipe da Ortobom reunida no estande da marca Equipe da Castor no estande da marca Cidinha Leal e Felipe Peixe, diretor da FEMOPE Cesa Luiz e Maria Ivania, da Correia Móveis (PI) Equipe da JDS Estofados no estande da marca Estande do Sindmóveis-PE ajudou a promover o Conemov Felipe Peixe, diretor da FEMOPE, ao lado de Erisson Matos, CEO da Yes DESTAQUES FEMOPE
22 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE EXPOAJU CONQUISTA EXPOSITORES E VISITANTES EM SUA TERCEIRA EDIÇÃO Com o intuito de se tornar uma das maiores feiras do Nordeste, organização comemora os resultados e já anuncia a data da próxima edição sim, o intuito dos organizadores é transformar a EXPOAJU “na maior feira de móveis do Nordeste”, por isso, o evento vem crescendo a cada edição. “Neste ano de 2025 conseguimos atrair ainda mais lojistas, pois aumentamos o número de diárias de hotéis, foram mais ou menos 260 diárias oferecidas. Além disso, sabemos que muitos comerciantes baianos possuem imóveis aqui na região, o que facilita a hospedagem deles e atrai um grande público”, afirma Victor Oliveira, um dos criadores do evento. Inclusive, Victor aproveitou para deixar seu agradecimento a todos que compareceram ao evento. A terceira edição da EXPOAJU movimentou a capital do Sergipe entre os dias 12 e 14 de março, no espaço AM Malls. A feira conquistou expositores e lojistas do setor de móveis do Nordeste e de outros estados brasileiros, resultando no expressivo número de 4.380 visitantes nos três dias de evento. Ao todo, 55 expositores marcaram presença no evento, que atraiu visitantes do Mato Grosso, Pernambuco, Maranhão, Ceará, Piauí, Alagoas e Bahia. A EXPOAJU é uma feira que ficou conhecida por ser de pequeno porte e facilitar o fechamento de negócios, pois os clientes têm tempo para circular e trabalhar bem durante os três dias. Mesmo asPor Natalia Concentino, jornalista
23 “Graças a Deus, a EXPOAJU 2025 foi um grande sucesso! Gostaria de agradecer a todos os participantes, expositores, lojistas e representantes. Estamos ansiosos para vê- -los novamente na edição de 2026, que, com certeza, será ainda melhor”, comemora. Um de seus sócios, Francisco Tártaro, também expressou sua alegria com os resultados dessa edição da EXPOAJU. “Estamos muito felizes com a excelente visitação e os resultados que crescem a cada ano, tornando a EXPOAJU cada vez maior e melhor. O evento se supera a cada edição. Por isso agradeço a todos os envolvidos na organização da EXPOAJU 2025, assim como aos representantes, lojistas e expositores, que fazem deste evento um verdadeiro sucesso”. E a feira vem se destacando também, segundo os organizadores, por conta do tratamento diferenciado oferecido ao público. “Nós oferecemos um buffet de alto padrão, com sucos naturais, água de coco, fazemos happy hour com bandas locais, as hospedagens são feitas em bons hotéis e o ambiente que a EXPOAJU acontece é aconchegante e de fácil acesso”, explicam os sócios. A organização conseguiu, realmente, fazer com que os lojistas reparassem nesses detalhes, pelo menos é o caso de Daiane Abadia, do Outlet dos Móveis, de João Pessoa (PB), que destacou a estrutura da feira. “A EXPOAJU é simplesmente maravilhosa. A organização é impecável e a estrutura ampla torna a experiência ainda mais especial. Além disso, o ambiente é extremamente acolhedor e familiar, ideal para quem deseja participar da feira com tranquilidade e até mesmo trazer a família. Comparada a ou- Victor Oliveira, Márcio Bezerra e Francisco Tártaro são os organizadores da EXPOAJU Daiane Abadia, do Outlet dos Móveis, de João Pessoa (PB) Charles Girão, da Oxente Móveis, de Fortaleza (CE) tras feiras do setor, a EXPOAJU me surpreendeu pela organização impecável e pelo acolhimento excepcional de todos”, elogia. Outro lojista que se mostrou satisfeito foi Charles Girão, da Oxente Móveis, de Fortaleza (CE). “Estou mais um ano na EXPOAJU, uma das melhores feiras do Nordeste. Para quem é do ramo moveleiro e busca negociações, este é o lugar ideal. Sempre conseguimos fechar ótimos negócios e estabelecer parcerias valiosas. Com certeza, estarei aqui outras vezes. Recomendo a todos que venham conhecer, porque a feira é simplesmente excelente”, avalia. Assim como esses lojistas, alguns expositores também mostraram seu contentamento em relação à essa terceira edição do evento. “A EXPOAJU é, sem dúvida, a melhor feira do setor moveleiro no Nordeste. Viajamos por todo o Brasil participando de eventos do segmento, e nenhum se compara à experiência que temos aqui. A entrega começa muito antes dos dias do evento, com uma organização impecável e uma equipe extremamente aten-
24 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE ciosa, que nos envolve em todo o processo de construção da feira. É uma experiência completa, planejada do início ao fim com cuidado, atenção e carinho. E o melhor de tudo: além de sermos bem recebidos, conseguimos fechar ótimos negócios. Superamos nossas metas em 230%, ou seja, é uma feira que faz a diferença, realmente”, afirma Hélio Henrique, da Gazin Colchões e Atacado. As marcas capixabas Móveis Peroba e Rio Doce também expuseram na EXPOAJU e conseguiram realizar bons negócios, segundo Rafael Correia. “Participamos da EXPOAJU 2025 e recebemos os lojistas com muita alegria nesta feira extremamente organizada, climatizada e com um buffet impecável. O evento já está sendo um grande sucesso, com excelente visitação e muitas oportunidades de negócios. Além disso, é uma ocasião perfeita para apresentar todos os lançamentos de 2025 e fortalecer parcerias. Sem dúvida, uma feira que se destaca em todos os aspectos”, observa. A terceira edição da EXPOAJU tamHélio Henrique, da Gazin Colchões e Atacado Rafael Correia, da Rio Doce e Móveis Peroba bém contou com palestras relevantes para o setor moveleiro. Uma delas foi com o lojista Flávio Daniel, da Tradição Móveis, que falou sobre como vender todos os dias na sua loja de móveis através do digital. Outra palestra importante foi conduzida por Marcela Luiza e Deborah Lima, que compartilharam estratégias poderosas para a produção de conteúdo que converte. Para finalizar, o terceiro sócio da EXPOAJU, Márcio Bezerra, também faz seu agradecimento para todos os lojistas, expositores e clientes que marcaram presença nessa terceira edição da feira e já deixa o convite para a próxima edição, que está agendada para acontecer nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro no Centro de Convenções de Aracaju. “A EXPOAJU 2025 foi um grande sucesso, e isso só foi possível graças a todos os que compareceram, sem a participação e o empenho de cada um, nada disso aconteceria. Esperamos a todos em 2026 para mais uma edição incrível”. *Com a colaboração de Karoline Carvalho e Ana Caroline Menezes
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26 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE ILHÉUS SEDIA I FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES DOS MARCENEIROS DO SUL DA BAHIA Evento destacou a capacitação, o cooperativismo e a segurança, além de servir como incentivo para a implantação de um polo moveleiro no Sul da Bahia tributário para pequenos negócios. O objetivo desse I Fórum foi o fortalecimento do setor, a geração de oportunidades de novos negócios da região e a possibilidade da implantação de um polo moveleiro local. Além das palestras, o evento proporcionou aos participantes um espaço de aprendizado e networking e reforçou o compromisso das entidades organizadoras em apoiar o desenvolvimento do setor moveleiro, promovendo inovação, profissionalização e sustentabilidade para os marceneiros da região. De acordo com Michel Lima, gerente adjunto do Sebrae regional, esse evento foi importante para a capacitação dos marceneiros e para a estruturação de um polo moveleiro regional. “Contamos com a presença de autoridades dos municípios aqui do No dia 20 de fevereiro Ilhéus recebeu o I Fórum das Associações dos Marceneiros do Sul da Bahia, no SESI/SENAI da cidade. O evento, que reuniu cerca de 70 profissionais da movelaria, foi promovido pelo Sebrae, pela Associação dos Municípios da Região Cacaueira da Bahia (Amurc), pelo Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sul da Bahia (Sindicontasul), pela Associação dos Marceneiros do Sul da Bahia (AMSB) e pelo Sistema Fieb, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e a competitividade da marcenaria no sul do estado. O tema escolhido para o evento foi “Transformando desafios em oportunidades no setor de marcenaria”, que contou com palestras sobre cooperativismo; associativismo; saúde e segurança no trabalho; e planejamento Por Natalia Concentino, jornalista
27 Sul da Bahia, membros de sindicatos e cooperativas e fornecedores, o que foi muito importante para conquistarmos o nosso objetivo de implantar esse polo moveleiro, mostrando aos marceneiros a importância do associativismo e do cooperativismo para o setor”, conta. Antonio Oliveira, da AMSB, se mostrou bastante satisfeito com a realização do fórum e a presença dos marceneiros da região. “Nós aqui da associação fornecemos aos marceneiros interessados conhecimento, hoje o maior problema aqui da região é a questão da precificação do produto, o que tem sido o principal motivo de estarmos tentando nos organizar a cada dia para que possamos mudar essa realidade. Não é que queremos colocar um preço desleal, mas a gente precisa estar dentro do mercado, até porque, somos empresários do setor da movelaria”, explica. Antonio ainda ressaltou que o Fórum abordou temas essenciais, dentre eles o uso de EPIs por parte dos profissionais e a questão tributária. “É preciso que esses marceneiros tenham mais conhecimento sobre os impostos, as novas leis e a contratação de funcionários. Na nossa categoria temos muitos profissionais que atuam como MEI (microempreendedor individual) e eu acho que trouxemos temas cruciais para que essas pessoas entendam bem a questão tributária e comecem a se organizar para a abertura de empresas em outras categorias”, pontua. Ele ainda diz que é um privilégio poder contar com o apoio de entidades como SESI/SENAI, Amurc e das prefeituras de Itabuna, Ilhéus e Guararema. Rita Maria de Souza, secretária executiva da Amurc, também exaltou a possibilidade da criação de um polo moveleiro local. “A nossa associação, que conta com 41 municípios, considera esse movimento como extremamente importante para o fortalecimento da pauta municipalista, considerando que em todos os municípios, indistintamente, há um profissional dessa área, que atua, que elabora, que constrói, que leva sua arte à população. Então, nós entenO evento reuniu cerca de 70 marceneiros que ouviram palestras sobre saúde e segurança no trabalho, além de tributação de associativismo Maior mercado de consumo de móveis das regiões Norte e Nordeste, a Bahia fechou 2024 com alta de 8,4% em Receita e 10,1% em volume de venda de móveis. Números melhores do que os índices nacionais, de 7,2% e 5,8%, respectivamente. Além dos bons resultados do ano passado, alterações na base da população e aumento da renda das pessoas fez elevar O potencial de consumo da Bahia justificaria um polo moveleiro? a expectativa de consumo de móveis em 2025 na ordem de 18,2% em relação a 2024. Um percentual expressivo, mas quando se avalia resultados de anos anteriores, este índice faria o consumo voltar aos níveis pré-pandemia apenas. O valor disponível pela população para a compra de móveis neste ano atinge mais de 5,9 bilhões de reais. demos que esse polo moveleiro que pode ser articulado a partir da associação dos marceneiros será algo grandioso para o fortalecimento dos municípios associados da Amurc e, sobretudo, para o fortalecimento dos municípios da região metropolitana, por isso apoiamos e incentivamos essa iniciativa”, avalia.
28 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE VII CONEMOV VAI LEVAR COMPRADORES INTERNACIONAIS AO NORDESTE Depois de seis edições realizadas na Paraíba, o Congresso Moveleiro do Nordeste desembarca em Pernambuco com o intuito de se tornar itinerante e atrair cada vez mais a atenção do setor moveleiro nacional Serão dois dias repletos de palestras sobre o setor moveleiro nacional, além de rodadas de negócios promovidas pelo Projeto Comprador, do Brazilian Furniture, uma parceria entre a Abimóvel e Apex-Brasil que vai atrair compradores de vários países para negociarem com as indústrias da região. A ideia é fazer com que os fabricantes nordestinos possam explorar ainda mais o mercado externo e atrair também outros membros do próprio setor moveleiro nacional. De acordo com Guilherme Brito, presidente do Sindmóveis-PE, o evento também vai disponibilizar espaço para expositores. “Nós queremos atrair fornecedores para que eles possam contribuir com o Congresso e apresentarem seus produtos nos A sétima edição do Conemov – Congresso Moveleiro do Nordeste – está cheia de novidades. A primeira delas é o local em que o Congresso será realizado, o Recife Expo Center, um novo espaço de eventos localizado na capital pernambucana. Depois de seis edições realizadas na Paraíba (organizadas pela AMAP – comandada por Reginaldo Galvão), o Sindmóveis-PE está organizando essa edição de 2025 e dando “start” no projeto de tornar o Congresso itinerante, passando a cada ano por um novo estado nordestino relevante na cadeia moveleira nacional. O 7º Conemov está marcado para os dias 03 e 04 de julho e deve atrair fabricantes, marceneiros, fornecedores, compradores e demais atores do setor. Por Natalia Concentino, jornalista
29 estandes que teremos no espaço. A ideia é aproximá-los ainda mais dos fabricantes nordestinos, desde os pequenos até os grandes, fazendo com que aqueles que não têm oportunidade de participar de eventos em outras localidades possam interagir e fechar novas parcerias”, explica. O Conemov também promoverá visitas técnicas a algumas fábricas da região, sempre com o objetivo de integrar ainda mais o setor nacionalmente. “Um dos nossos objetivos é mostrar a pujança da indústria moveleira nordestina e fazer com que o Conemov se consagre no calendário dos grandes eventos brasileiros do setor moveleiro”, acrescenta Guilherme Brito. E, é claro, que o evento também serve como forma de fortalecer o turismo na região, já que os fabricantes e fornecedores de outros estados brasileiros podem aproveitar para conhecer as famosas praias pernambucanas e movimentar a economia local. “Como foi dito, nosso objetivo é fazer com que o Congresso seja itinerante, isso foi definido por meio de uma conversa com os sindicatos moveleiros aqui do Nordeste, e estamos querendo realizá-lo no Rio Grande do Norte e Bahia nas próximas edições, pois queremos fortalecer a indústria nordestina como um todo, atraindo cada vez mais pessoas do setor para a nossa região e apresentando as nossas fábricas aos compradores internacionais”, complementa o presidente do Sindmóveis-PE. Para marcar o lançamento oficial da sétima edição do Conemov foi feito um almoço no dia 13 de fevereiro que reuniu diversos empresários locais, aproveitando o início da Femope para atrair a atenção dos expositores e demais atores da cadeia moveleira nordestina. Guilherme Brito, presidente do Sindmóveis-PE durante o lançamento do Conemov Um almoço foi feito para promover o lançamento oficial da sétima edição do Conemov Lideranças reunidas durante o almoço de lançamento do Conemov
30 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE COMO JOGAR O JOGO DO MERCADO? SUA LOJA PODE VENDER MAIS E MELHOR para metas alcançadas e crie competições saudáveis que estimulem a produtividade. RESUMO EXECUTIVO: O QUE FAZER PARA VENDER MAIS? 1. Transforme o showroom em um espaço inspirador: Crie ambientes que encantem os clientes. 2. Adote tecnologia: Use apps de realidade aumentada e plataformas digitais para engajar os consumidores. 3. Foque no cliente: Escute, entenda e entregue soluções completas, do atendimento à entrega. Peça indicações. 4. Invista no marketing: Fotos impecáveis, redes sociais ativas e anúncios estratégicos são indispensáveis. Use influenciadores também. 5. Engaje sua equipe: Ofereça treinamentos, metas claras e incentivos motivadores. Estimule a paixão por vendas. Ensine sua equipe a gostar das pessoas. Gostar de clientes. Moacir Moura, especialista em inspirar ações estratégicas para o varejo. 41-99958-4518. Vender móveis é um negócio que exige mais do que apenas ter bons produtos no showroom. Em um mercado competitivo, a chave para o sucesso está em combinar atendimento excepcional, marketing eficaz e estratégias que transformem visitantes em clientes fidelizados. 1. CRIE EXPERIÊNCIAS, NÃO APENAS EXPONHA PRODUTOS Os consumidores modernos não querem apenas comprar móveis. Eles querem imaginar como aquele sofá, mesa ou guarda-roupa vai transformar suas casas. • Monte cenários completos: Em vez de exibir produtos isolados, crie ambientes reais e aconchegantes. Por exemplo, uma sala com sofá, tapete, quadros e luminária mostra ao cliente como o conjunto fica. • Aposte na realidade aumentada: Use aplicativos que permitam ao cliente visualizar os móveis em sua casa usando o celular. 2. CONHEÇA BEM O CLIENTE • Mapeie necessidades específicas: Faça perguntas que ajudem a entender o que o cliente busca. "Quantas pessoas usarão essa mesa?" ou "Você procura algo que combine com outros móveis que já tem?" Oferecer a solução ideal. • Invista no pós-venda: Uma ligação para perguntar se o móvel atendeu às expectativas demonstra cuidado e aumenta as chances de indicações. A pós-venda de hoje é a pré-venda de amanhã. 3. DESTAQUE OS BENEFÍCIOS PRÁTICOS Os móveis são investimentos significativos. Por isso, é fundamental comunicar o valor além do preço: • Qualidade e durabilidade: Mostre como os materiais utilizados garantem um longo tempo de uso. • Facilidades de pagamento: Apresente condições flexíveis e sem juros. • Entrega e montagem: Inclua esses serviços como um diferencial gratuito ou por um custo justo. 4. FORTALEÇA O MARKETING • Imagens profissionais: Um catálogo visual de alta qualidade é essencial para impressionar. • Redes sociais com conteúdo criativo: Publique vídeos de antes e depois de ambientes decorados com seus móveis. • Anúncios direcionados: Use a segmentação em plataformas como Google e Facebook para alcançar pessoas que pesquisaram por móveis recentemente. 5. MOTIVE E CAPACITE A EQUIPE • Treinamentos frequentes: Ensine sobre técnicas de vendas, tendências de decoração e benefícios dos produtos. • Incentivos claros: Ofereça bônus Por Moacir Moura
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