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FEIRA Interzum mostra soluções para móveis sustentáveis FRANQUIAS Mercado cresce e vira nova oportunidade VAREJO Norte-Nordeste se redefinem para superar novos desafios EVENTOS Salão Móvel e Expomóvel movimentam o mercado Norte & Nordeste 80% das fábricas do Norte-Nordeste estão em 5 estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, Pará e Maranhão Edição 42 | Abril • Maio • Junho de 2025 BRASIL DE CIMA POSSUI 5.780 FÁBRICAS DE MÓVEIS moveisdevalor.com.br @moveisdevalor

4 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Redação e Administração Rua Dep. Estefano Mikilita, 125 3º andar Portão • Curitiba • PR • Brasil • CEP 81070-430 (41) 99912-9877 moveisdevalor.com.br Diretores Ari Bruno Lorandi aribruno@moveisdevalor.com.br Inalva Corsi inalvacorsi@moveisdevalor.com.br Administração e Finanças Juliana Pinheiro financeiro@moveisdevalor.com.br Redação Inalva Corsi | 3035 PR Jornalista Responsável redacao@moveisdevalor.com.br Natalia Concentino | 10431 PR natalia@moveisdevalor.com.br Executiva Comercial | Sul Inalva Corsi (41) 99912-9877 | 99991-2974 inalvacorsi@moveisdevalor.com.br Executiva Comercial | Sudeste e Nordeste Cidinha Leal (17) 98114-3666 cidinha@moveisdevalor.com.br Diagramação e Direção de Arte Bruna Rosário arte@moveisdevalor.com.br Assinaturas e Circulação (41) 99912-9877 assina@moveisdevalor.com.br Apoiam esta publicação Sindmóveis/PE • Sindicato das Indústrias de Móveis de Pernambuco Presidente: Guilherme Brito (81) 3338-1370 Sindimir • Sindicato das Indústrias de Madeira de Imperatriz e Região Presidente: Manoel Messias Nunes Sarmento (99) 3524-8624 Sindmóveis/CE • Sindicato das Indústrias do Mobiliário no Estado do Ceará Presidente: Osterno Junior (85) 3261-9769 EXPEDIENTE A revista Móveis de Valor Norte & Nordeste é uma publicação trimestral de responsabilidade do Intelligence Group e que conta com o apoio dos sindicatos e entidades de classe do Norte e Nordeste. Tem como objetivo a divulgação e promoção exclusiva da indústria e do varejo de móveis destas regiões. Norte & Nordeste @moveisdevalor Acompanhe a Móveis de Valor também em nossas redes sociais Acesse a versão digital da revista O Brasil de Cima, como denominamos as regiões Norte e Nordeste do País, segue avançando em pontos importantes como o número de indústrias e lojas. Apesar da mudança de metodologia do IBGE em 2022, mostramos nesta edição que o número de indústrias nas duas regiões soma 5.780 e, deste total, 80% estão nos estados do Nordeste. A liderança é da Bahia, seguida pelo Ceará. Quando analisamos o varejo, o cenário é de transformação nas últimas décadas. Por um lado, pelo fechamento de redes tradicionais e, por outro, pelo uso de modelos mais flexíveis de governança de negócios. E, entre os exemplos de varejo nordestino bem-sucedido está a Zenir Móveis e Eletros, que acaba de inaugurar mais uma Megaloja e soma agora 60 pontos de venda físicos. Vale destacar também o crescimento do modelo de franquias, especialmente no segmento de colchões. Por sinal, nesta edição tem uma matéria especial mostrando oportunidades que as franquias representam. Mas o Nordeste também mostra protagonismo através da realização de feiras e eventos, que abrem espaço para os fabricantes locais e para marcas de outras regiões do Brasil, que buscam alcançar o potencial da região. Em maio o Nordeste recebeu o Salão Móvel Paraíba, em João Pessoa, e a Expomóvel Ceará, em Fortaleza. Agora o setor se prepara para a VII edição do Conemov, que este ano será realizado no Recife, em julho, e promete recorde de público, além da discussão de temais importantes como tecnologia, sustentabilidade e associativismo. Algumas empresas nordestinas apostam nas feiras para ampliar a atuação comercial e entre elas está a sergipana Avelan, capa desta edição, que PALAVRA DA EDITORA deve expor em nove eventos ao longo do ano. Mas a estratégia da empresa passa também por lançamentos de produtos e ampliação da frota para se manter competitiva no disputado mercado do Norte e Nordeste. E quando o assunto é vendas, um personagem importante é o representante comercial. Nesta edição vamos conhecer mais da saga dos Souza, uma família com muitos representantes comerciais, que seguiram este caminho inspirados na matriarca, dona Eunice. Mas as vendas no varejo também são fundamentais para o bom desempenho do setor e vão além do contato direto com o cliente. Estratégias de pós-vendas aumentam a retenção de clientes em pelo menos 42%, revela pesquisa da DT Network. Mas essa edição tem outros conteúdos importantes, como um resumo da cobertura da Interzum, na Alemanha, evento que acompanhei presencialmente. Aproveite o conteúdo. Publisher

5 12 Levantamento mostra que o varejo do Norte e Nordeste se reinventa para superar desafios Salão do Móvel Paraíba mostra força da feira regional em sua segunda edição 20 Rede Zenir Móveis e Eletros inaugura megaloja no Ceará e soma mais de 60 lojas físicas 18 Interzum 2025 mostra caminhos para uma nova geração de colchões sustentáveis 54 SUMÁRIO 06 CÁ ENTRE NÓS 08 NOTAS 10 BAHIA LIDERA NÚMERO DE INDÚSTRIAS DE MÓVEIS NO BRASIL DE CIMA 12 VAREJO DO NORTE E NORDESTE SE REINVENTA PARA SUPERAR DESAFIOS 18 ZENIR INAUGURA MEGALOJA NO CEARÁ E SOMA MAIS DE 60 LOJAS FÍSICAS 20 SEGUNDO SALÃO MÓVEL PARAÍBA MOSTRA FORÇA DA FEIRA REGIONAL 26 EXPOMÓVEL CEARÁ MUDA DE DATA E GERA MAIS RESULTADOS 28 VII CONEMOV ESPERA RECORDE DE PÚBLICO E TEM INSCRIÇÕES ABERTAS 30 AVELAN INVESTE EM LANÇAMENTOS, FEIRAS E AUMENTO DA FROTA 32 A SAGA DOS SOUZA NA ARTE DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL 36 PÓS-VENDA AUMENTA A RETENÇÃO DE CLIENTES EM ATÉ 42% 40 MERCADO DE FRANQUIAS É OPORTUNIDADE NO SETOR DE COLCHÕES 46 RISCOS SOCIAIS PODEM AFETAR A LUCRATIVIDADE NA INDÚSTRIA 50 INTERZUM MOSTRA SOLUÇÕES PARA TRANSFORMAÇÃO SUSTENTÁVEL 54 RUMO A UMA NOVA GERAÇÃO DE COLCHÕES SUSTENTÁVEIS

6 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Um levantamento do jornalista Guilherme Arruda para a revista Móveis de Valor sobre o número de lojas de móveis e colchões no Brasil chama atenção por algumas discrepâncias difíceis de entender. Um exemplo: O município de General Maynard, em Sergipe, tem 20% do total de suas lojas vendendo móveis. Monte Orebe, na Paraíba, mais de 18% e São Raimundo do Doca Bezerra, no Maranhão, quase 18%. No Brasil, é de 3,8%. E, por outro lado, o Nordeste tem 254 municípios sem lojas de móveis. É o maior contingente entre todas as regiões do País. Fortaleza tem uma loja para cada 3.200 habitantes e Salvador uma para cada 3.300 moradores, o que torna a tarefa de vender muito difícil em razão do número de concorrentes. Mas nada supera Arapongas, no Paraná, onde existe uma loja de móveis para cada 210 moradores. Nesta edição você encontra uma matéria mapeando as indústrias de móveis do Norte e Nordeste. Os 16 estados possuem 5.780 unidades fabricantes de móveis, conforme o Cadastro Central de Empresas do IBGE, com base nos dados de 2022. Esse total representa um aumento de 63% em relação à pesquisa anterior, de 2021. Essa diferença se deve às alterações que incluíram a declaração da RAIS Negativa, e os registros da Receita Federal – até então a regra era RAIS/eSocial. O problema é que a nova metodologia torna impossível mensurar a evolução ao longo dos anos. Perdemos, por exemplo, a condição de avaliar o que mudou de 2021 para 2022 e deste ano para os seguintes. Coisas de órgãos públicos administrados pelo PT. Já disse que a melhor homenagem é aquela feita em vida. Nenhum de nós sonha em virar nome de rua ou busto em praça. O que todos desejamos, no fundo, é sermos reconhecidos enquanto ainda podemos olhar nos olhos de quem nos agradece. Mas, reverenciar alguém por sua contribuição em vida também vale. É o que o presidente do Sindmóveis Pernambuco, Guilherme Brito, fará homenageando Vikentios Kakakis, com um troféu que leva seu nome e que será entregue a personalidades durante o Conemov, que acontece em julho no Recife. Vikentios foi o maior incentivador do desenvolvimento do setor moveleiro pernambucano e nos deixou em 09 de maio de 2023. ARI BRUNO LORANDI CÁ ENTRE NÓS A unidade de Paulista do Senai de Pernambuco está oferecendo curso de fabricação de móveis para pets. Os participantes terão acesso a conteúdo sobre tendências do mercado pet, tipos de móveis e técnicas de ergonomia animal na concepção dos produtos. A formação terá duração de duas semanas. Comento esta notícia porque há mais de 15 anos fiz um projeto para as marcenarias do Nordeste a pedido do Sebrae. E um dos nichos que identificamos já naquela época era móveis para pets. Mas os marceneiros acharam que era humilhação produzir este tipo de móvel. Nada como um dia depois do outro... CURSO DE FABRICAÇÃO DE MÓVEIS PARA PETS NO SENAI DE PERNAMBUCO NÚMEROS DIFÍCEIS DE ENTENDER INCORPORAÇÃO CRIA UM CONTINGENTE MAIOR DE INDÚSTRIAS A MELHOR HOMENAGEM É SEMPRE EM VIDA

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8 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Faleceu dia 28 de maio Jhonny Jardini, fundador da Americanflex, um dos mais importantes empresários do setor colchoeiro nacional. A história de Johnny Jardini sempre foi marcada por coragem e por um forte senso empreendedor. Ele participou da fundação do INER (Instituto Nacional de Estudos do Repouso) e da ABICOL (Associação Brasileira da Indústria de Colchões). A história de Johnny Jardini serve de inspiração para brasileiros de todas as profissões que querem fazer a diferença para o país. Concorrendo com as gigantes Walmart e Amazon, cinco empresas brasileiras passaram a ocupar espaço entre as 250 maiores do varejo global. É o melhor desempenho histórico do País no ranking da Deloitte. Mesmo em um cenário de consumo pressionado pelos juros altos e endividamento das famílias, a consultoria entende que a presença brasileira cresceu em função do tipo de estratégia adotada pelas varejistas nacionais. Entre as brasileiras estão Magalu e Casas Bahia. Elas apostaram em modelos de negócio baseados em bens essenciais, digitalização e preços acessíveis. E esses focos vêm dando resultados. NOTAS PRODUÇÃO DE MÓVEIS VOLTA A CRESCER EM MARÇO E ACUMULA ALTA NO ANO SHOPEE INAUGURA LOGÍSTICA EM RONDÔNIA E REFORÇA PRESENÇA NO NORTE CASAS BAHIA E MAGALU ESTÃO ENTRE AS 250 MAIORES DO MUNDO Depois de uma recuperação de 6,0% em março na comparação com o mês imediatamente anterior, a produção de móveis em abril recuou 3,7% em relação a março. O quarto mês do ano também apresentou queda na comparação com igual mês de 2024 (-2,9%), reduzindo o índice acumulado do ano em 5%, bem menos que os 8% até março. Mas no índice acumulado de 12 meses a expansão da produção moveleira no Brasil permanece em dois dígitos, apesar da queda de 1,8 ponto percentual do que os 12 meses encerrados em fevereiro. A Shopee inaugurou um hub logístico em Porto Velho, Roraima, ampliando sua presença na região Norte do Brasil. Essa é a quarta unidade da empresa na região, que já conta com operações em Manaus (AM), Palmas (TO) e Belém (PA). O novo centro vai aumentar a capacidade operacional da plataforma e garantir entregas mais rápidas para consumidores e vendedores locais. A estrutura é parte da estratégia da Shopee de fortalecer a logística em todo o país e apoiar o crescimento do e-commerce fora dos grandes centros. No Brasil, a Shopee opera com 12 centros de distribuição, sendo 11 no modelo crossdocking e um fulfillment, mais de 150 hubs de primeira e última milha, além de cerca de 2.800 Agências Shopee. NOSSO ADEUS A JHONNY JARDINI, FUNDADOR DA AMERICANFLEX

9 O Mercado Livre implementou uma redução significativa no valor mínimo para frete grátis no Brasil, de R$ 79 para R$ 19. A mudança, considerada incrementalmente relevante, foi observada no site da companhia e comentada por seu presidente no Brasil em entrevista publicada em 06 de junho. Na visão do Morgan Stanley, a redução no valor mínimo para frete grátis no Brasil deve acelerar o crescimento do GMV (volume bruto de mercadorias) do ML, alavancando sua força logística. O valor mínimo mais baixo para frete grátis é uma alavanca estratégica que pode acelerar o crescimento de itens vendidos, impulsionar ganho de participação de mercado e fortalecer a escala da operação. Depois de dois anos, o Nordeste vai superar o Sul e voltará a ocupar o segundo lugar como centro de consumo do Brasil, ficando atrás apenas do Sudeste. Em valores, as famílias dos estados nordestinos vão gastar R$ 1,515 trilhão em 2025. ML REDUZ VALOR MÍNIMO DE FRETE CRESCER EM VENDAS NORDESTE SUPERA O SUL E RETOMA A 2ª POSIÇÃO NO CONSUMO Estão abertas as inscrições para cursos gratuitos de aperfeiçoamento profissional ofertados pela unidade de Paulista do Senai de Pernambuco. Um dos destaques entre os cursos é o de fabricação de móveis para pets, que conta com duas turmas, uma à tarde e outra à noite. Cada turma com 30 vagas. Os participantes terão acesso a conteúdo sobre tendências do mercado pet, tipos de móveis e técnicas de ergonomia animal na concepção dos produtos. A formação terá duração de duas semanas. CURSO DE FABRICAÇÃO DE MÓVEIS PARA PETS NO SENAI DE PERNAMBUCO O Nordeste deverá responder por 18,59% do consumo brasileiro neste ano, enquanto Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem representar, juntos, uma fatia de 18,51%, revela o levantamento anual da consultoria IPC Maps. No ano passado, a participação dessas regiões foi de 18,06% e 18,57%, respectivamente. Ao todo, as famílias brasileiras deverão movimentar R$ 8,151 trilhões, uma alta de 3,01% na comparação com 2024. Pontualmente, a inversão de posição entre Nordeste e Sul é explicada por uma combinação de fatores. “O Nordeste ultrapassou a região Sul em 2008, mas perdeu essa posição por causa da pandemia”, afirma Marcos Pazzini, sócio da IPC Marketing. “Agora, por causa das enchentes, pela volta do fluxo de turistas à sua normalidade e com o real desvalorizado, o Nordeste voltou a crescer e retornou para a segunda posição.”

10 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Salvador (BA), 110, Teresina (PI), 108 e Recife (PE) com 105. Apenas na sétima posição, Manaus figura como a primeira cidade do Norte. A segunda é Belém na 15ª posição no ranking dos 20 maiores polos das duas regiões. Dos 16 estados do Norte-Nordeste, a Bahia é o que reúne o maior número de fábricas de móveis, 1.255, espalhadas por 417 cidades. O Ceará é segundo com 1.017, distribuídas em 184 cidades. Na terceira posição aparece Pernambuco, com 654, seguido do Pará, com 465 e Maranhão, com 362. Amapá e Roraima são os lanternas, com 69 e 14 unidades, respectivamente. NOTA DE ESCLARECIMENTO (...) Com isso, a partir do ano de referência 2022, as estatísticas do CEMPRE passam a incorporar todas as empresas ativas do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica da Receita Federal, ainda que não tenham deBAHIA LIDERA NÚMERO DE INDÚSTRIAS DE MÓVEIS NO BRASIL DE CIMA Mais de 80% das fábricas do Norte-Nordeste estão em cinco estados: Bahia, Ceará, Pernambuco, Pará e Maranhão Por Guilherme Arruda, jornalista convidado Os 16 estados que compõem o Brasil de Cima, como denominamos as regiões Norte e Nordeste possuem 5.780 unidades fabricantes de móveis, mais de 80% delas localizadas no Nordeste, território que concentra os seis principais polos das duas regiões, conforme o Cadastro Central de Empresas (Cempre) do IBGE, com base nos dados de 2022 e divulgados recentemente. Esse total representa um aumento de 63%, ou 2.243 novas indústrias em relação à pesquisa anterior, de 2021. Essa diferença se deve, essencialmente a adoção de um novo modelo para o levantamento dos dados cujas mudanças impactaram nas estatísticas anteriores, de 2007 a 2021. Entre as alterações estão a inclusão de declaração da RAIS Negativa, e utilização dos registros da Receita Federal como fontes prioritárias de estabelecimentos – até então a regra era RAIS/eSocial. O Nordeste também reúne o maior número de trabalhadores ligados às indústrias moveleiras, 31.803 empregados – 85% das duas regiões somadas, sendo que 82% são assalariados. Outro dado que chama a atenção é que dos 2.244 municípios do Norte-Nordeste, em 1.405 não há registro de estabelecimentos específicos na produção de móveis – 82% situados no Nordeste. Dito de outra forma, em somente 839 localidades há pelo menos uma fábrica. A cidade de Fortaleza se destaca como o maior polo moveleiro do NorteNordeste, totalizando 334 unidades. Na sequência aparecem Feira de Santana (BA), 131, Natal (RN), 121,

11 clarado eSocial. Essa mudança contribuiu para a inclusão no CEMPRE de aproximadamente 4,6 milhões de estabelecimentos. Portanto, devido ao processo de transição para o eSocial – que ainda não está concluído – e das recentes alterações metodológicas, foi necessária a quebra de série. Cabe destacar como principais impactos, no ano de referência de 2022, o aumento expressivo do número de estabelecimentos; o aumento no número de pessoas assalariadas; e a variação no quantitativo de sócios e proprietários que não podem ser explicados apenas pela própria dinâmica econômica. Mais informações sobre as mudanças implementadas pelo IBGE podem ser obtidas aqui:

12 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE a importância dessa cultura colaborativa e de parcerias estratégicas. O alagoano Graciliano Ramos, muito provavelmente, aproveitaria esse cenário para refletir que há negócios que, como vidas secas, definham à míngua por falta de uma chuva de boas ideias, enquanto outros, mesmo na estiagem do mercado, encontram a sua cisterna de oportunidades. A Móveis de Valor tentou obter dados oficiais em diversas fontes sobre o número de falências de empresas varejistas especializados na venda de móveis decretadas nas últimas décadas, mas sem êxito. Falências e recuperações judiciais são registradas nos Tribunais de Justiça estaduais. Cada um VAREJO DO NORTE E NORDESTE SE REINVENTA PARA SUPERAR DESAFIOS As duas regiões passaram por profundas transformações nas últimas décadas. Por um lado, pelo encerramento de redes tradicionais e, por outro, pelo uso de modelos mais flexíveis de governança de negócios Uma fração do segmento varejista de móveis do Norte e Nordeste viveu mudanças marcantes nas últimas décadas. Gigantes que pareciam eternos foram engolidos por crises econômicas, por transformações no comportamento do consumidor, pelo avanço de grandes redes nacionais e por gestão inadequada. Esse movimento, porém, evidenciou toda a capacidade de reinvenção do empresariado local que agora move-se em um horizonte ancorado em modelos de negócios históricos, como o associativismo e o franchising. O “juntos somos mais fortes”, mantra repetido a exaustão no mundo dos coachs, representa com precisão Por Guilherme Arruda, jornalista convidado

13 possui seu próprio sistema de acompanhamento processual e quando há, nem sempre há filtros específicos por setor econômico. Mas identificamos que o embrião das mudanças remonta aos anos 1990, período marcado pela expansão de redes como Arapuã, Casas Bahia, Insinuante, City Lar e Magazine Luiza, que ampliaram a presença nas regiões, ao mesmo tempo em que acontecia o fortalecimento de redes locais, especialmente no interior. O ambiente mudou com a estabilização do Real combinado com crises internacionais: a cada chilique lá fora correspondia a um soluço aqui dentro: juros nas alturas, crédito sumindo, inadimplência e, para quem estava acostumado ao carnê, um golpe. O FIM DOS ÍCONES Constituída em 1989, em Minas Gerais, a Ricardo Eletro tornou-se uma das maiores varejistas do país, com mais de 1,2 mil lojas, atuando fortemente nas regiões Norte e Nordeste. A partir de 2015, enfrentou dificuldades financeiras, culminando cinco anos depois com o pedido de recuperação judicial, com dívidas superiores a R$ 4 bilhões – levando junto algumas redes. Sua insolvência aconteceu em 2022 e, posteriormente, suspensa. Atualmente, opera no comércio eletrônico, com a bandeira Nossa Eletro. A baiana Insinuante, fundada em 1959, uniu-se à Ricardo Eletro em 2010, formando a Máquina de Vendas, mas com a centralização das operações sob a bandeira Ricardo Eletro, a marca foi descontinuada. A rede City Lar, criada em 1979, comprada pela Máquina de Vendas e depois absorvida pela Ricardo Eletro, deixou de existir como marca em 2016. Mesmo destino teve a Eletro Shopping, adquirida em 2011 pela Máquina de Vendas e descontinuada. Com cerca de 140 lojas no Nordeste, a rede Lojas Maia, da Paraíba, foi comprada pelo Magazine Luiza em 2010 e nos dois anos seguintes a marca foi gradualmente desaparecendo. A Lojas Paraíso, formada nos anos 1980, em Fortaleza, foi outra que se destacou na venda de eletrodomésticos e móveis, mas enfrentou dificuldades financeiras e encerrou suas operações. No final dessa mesma década, a Arapuã pediu concordata, afetando as operações no Norte e Nordeste. Em 2002, com passivo superior a R$ 1 bilhão, teve a falência definida e revertida depois em segunda instância. Os motivos: expansão agressiva sem planejamento financeiro adequado, aumento da inadimplência, queda nas vendas a prazo e dificuldades em adaptar-se à concorrência crescente. Fundada em 1980, em Monte Carmelo (MG), a Eletrosom chegou a ter 148 lojas no Norte e Nordeste, mas em 2015, entrou em recuperação judicial com dívidas acima de R$ 200 milhões. Em março de 2025, a Justiça decretou a falência. Entre as causas estão o endividamento elevado e dificuldades em renegociar dívidas, concorrência acirrada e impactos econômicos adversos, incluindo a pandemia de COVID-19. Outra baixa foi a rede Lojas Rabelo, de Fortaleza, que operou com mais de 90 lojas no Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí, Pernambuco, Bahia, Maranhão e Paraíba e em 2017 entrou com pedido de recuperação judicial. Uma parte das antigas lojas foi reaberta mais tarde com o nome de Magazine Duarte, conforme informações da assessoria jurídica do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza. Recentemente, a Sofá Design, especializada em móveis sob encomenda, do Rio Grande do Norte, entrou com pedido de recuperação judicial e fechou lojas deficitárias. NASCE UM NOVO CICLO Em meio ao colapso de modelos tradicionais, arquiteturas conhecidas de negócios ressurgem para transformar crises em oportunidades com o aparecimento de redes que utilizam franquias para bancar a expansão, e redes formadas por associações de lojistas – ambas têm a finalidade de otimizar custos e aumentar a capacidade de negociação de compra de produtos diretamente com as

14 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE indústrias para oferecer preços mais atraentes aos consumidores. A rede Freitas (antigo Varejo Freitas), de Fortaleza (CE), se expandiu para o Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Bahia usando o franchising. Em 2024, iniciou operações em Sergipe. Possui marcas próprias, como a linha de móveis Mozaic, e investe em fabricação própria e desenvolvimento autoral. Conta com 33 lojas tradicionais e 19 unidades de franquias. Ainda em 2004 surge a Associação dos Empresários de Móveis e Eletrodomésticos na Paraíba, conhecida como Rede Nordeste de Móveis e Eletros, presente em mais de 90 municípios da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Com mais de 135 lojas e 630 colaboradores, ela reúne 20 empresários locais. Entre os parceiros fornecedores de móveis e colchões estão a Móveis Dalla Costa, Caemmun, DJ Móveis, Gazin, Henn, Ortobom, Móveis Bechara e Panan Móveis entre outros. A Redenorte, inicialmente criada como central de compras, em Montes Claro (MG), evoluiu em 2007 para uma rede de lojas reunindo hoje 50 lojas pontos em cidades do norte de Minas Gerais e do sudoeste da Bahia. Dez anos depois nasce em Campina Grande (PB) a Federação Brasileira das Associações de Móveis e Eletros, com o nome de Rede Brasil Móveis e Eletros, resultado da união de seis associações regionais, com mais de 300 pontos de venda em diversos estados, incluindo Bahia, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. “Criamos uma central de negócios para ter maior poder de negociação mercantis e de serviços. O propósito é fortalecer o pequeno e médio empresário que não consegue competir com os grandes e acabam fechando seus negócios”, diz Marlus Rios de Azevedo Paim, diretor executivo. “Como há um custo para a indústria chegar a esses pontos de venda, nosso varejista consegue preços competitivos para competir em igualdade com grandes redes e o consumidor tem acesso a produtos de primeira linha”, assinala. Segundo ele, é preciso fortalecer a ideia de valorizar o pequeno e médio empresário e a união dos lojistas em associações funciona como um antídoto contra crises – vide as instabilidades na pandemia. ”Não estamos inventando a roda. Na Alemanha, esse processo de cooperação é mais desenvolvido. Pequenas e médias redes representam 18% do PIB alemão. Eles têm voz ativa no parlamento na definição de políticas e questões tributárias, por exemplo”, comenta o executivo. A ideia é o Brasil avançar nessa direção. “Temos um projeto de cooperação com a Alemanha em que eles aportam recursos subsidiados para criação de uma confederação multisetorial, reunindo todos os grupos de cooperação das federações. Esse é o nosso movimento atual”, revela Paim, convencido que esse modelo tende a crescer. “A ideia é ter voz Marlus Rios de Azevedo Paim, diretor executivo da Rede Brasil Móveis e Eletros

15 SEIS MOTIVOS QUE AFETARAM O TÉRMINO E A ABERTURA DE LOJAS Concentração e consolidação do varejo nacional Redes regionais como Insinuante, Lojas Maia e City Lar não conseguiram competir com os grandes grupos que avançaram no país que possuem escala para negociar melhores preços com fornecedores, investir em tecnologia, logística e marketing. Custo logístico elevado A malha logística no Norte e Nordeste é historicamente mais precária, com custos de transporte mais altos, menor integração intermodal e dificuldade de abastecimento eficiente. Isso comprometeu a competitividade de redes regionais em relação a grandes grupos com cadeias de suprimentos mais otimizadas. Dependência de consumo financiado Como a venda de móveis é usualmente feita via crediário, a alta dos juros e o nível elevado do endividamento das famílias (especialmente nas classes C, D e E) tornaram o modelo insustentável para algumas redes. Além disso, crises econômicas (2014–2016, pandemia e oscilação pós-pandemia) contribuíram para a capacidade de compra dos consumidores. Falta de capital para inovação Muitas redes regionais não conseguiram acompanhar as transformações digitais no varejo (e-commerce, omnichannel, marketplaces, etc.). A digitalização acelerada no pós-2010 foi uma barreira para redes com menos recursos e acesso a crédito. Ciclos de políticas públicas e consumo O crescimento de redes varejistas no Norte/Nordeste foi impulsionado por programas como o Bolsa Família, valorização do salário-mínimo e acesso ao crédito entre 2003 e 2013. A retração dessas políticas e a piora no ambiente macro a partir de 2014 contribuíram para o colapso de parte do varejo regional. Fusões malsucedidas Muitas redes foram incorporadas a conglomerados maiores (ex: Insinuante e City Lar na Máquina de Vendas). A má gestão das fusões e as dívidas resultantes provocaram o colapso das marcas originais e da holding. ativa em Brasília para alcançar os objetivos. "Temos um projeto chamado JUNTOS, que visa a formação de uma frente parlamentar em Brasília”, informa o executivo. NÚMERO DE LOJAS NAS DUAS REGIÕES As regiões Norte e Nordeste somam juntas 18.087 pontos de vendas especializados na venda de móveis, compreendendo micros, pequenas, médias e grandes redes varejistas, segundo dados do Cadastro Central de Empresas (Cempre) do IBGE, com base no ano de 2022 e divulgados recentemente. Destes, 14.987 estão em 1.539 cidades da região Nordeste, e os restantes 3.100 em 332 localidades da região Norte. Em número de lojas, a representatividade na região Nordeste aparece com impressionantes 82% do total e se espalha por 85% dos 1.794 municípios, enquanto na região Norte, as 3.100 lojas compreendem uma cobertura de 74% do território. Somente em 373 localidades das duas regiões não há registro de lojas, representando 16% do universo de 2.244 cidades das duas regiões. Chama a atenção o fato de que em quase 45% das cidades das duas regiões tenha no mínimo um e no máximo três pontos de venda, e que outros 17% (319 cidades) possuam entre 4 e 5 estabelecimentos dedicados a venda de móveis. A Bahia é o estado com maior número de lojas, 4.640 pontos, seguido de Pernambuco, com 2.381 e Ceará com 1.981. Os estados do Norte ocupam as últimas seis posições do ranking formado por 16 unidades federativas, exceção do Pará que está na quinta posição, com 1.258 estabelecimentos. No ranking das 20 cidades com

16 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE maior volume de lojas das duas regiões, o Nordeste ocupa as quatro primeiras posições, com Fortaleza, Salvador e Recife posicionados nessa ordem. A quinta posição é do Norte, Manaus. Vale dizer que pouco mais de dois terços desse agrupamento – são capitais de 13 estados. Fora das capitais, destaque para Feira de Santana, Vitória da Conquista e Lauro de Freitas, todas da Bahia, com respectivamente 278, 181 e 122 lojas.

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18 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE sição para a marca e para o setor, reforçando a importância da empresa no estado nordestino. “Simboliza a consolidação da nossa estratégia de fortalecimento e crescimento no estado do Ceará. Esta cidade fica na região Norte do estado, com isso reforçamos ainda mais a presença da Zenir nessa área”, explica. A escolha do local da nova megaloja também faz parte da estratégia da empresa. Segundo Alan, várias cidades no estado apresentavam potencial de consumo para a construção da loja física e nas quais a Zenir ainda não estava presente, Camocim era uma delas. “Havia tempo que buscávamos um bom ponto comercial lá, mas como precisávamos de uma loja com área acima de 1000m², até ZENIR INAUGURA NOVA MEGALOJA NO CEARÁ E SOMA MAIS DE 60 LOJAS FÍSICAS O empreendimento, em Camocim (CE), tem área superior a 1000 metros quadrados, com mix variado de produtos Por João Caetano Guimarães, jornalista A Rede Zenir, empresa cearense, uma das maiores e mais dinâmica rede de varejo de móveis e eletrodomésticos do Nordeste, inaugurou, em abril, sua mais nova filial, no município de Camocim, Ceará. A megaloja tem área superior a 1000 metros quadrados. Atualmente, a rede possui 60 lojas físicas e mais de dois mil colaboradores em todo o Nordeste. Presente no mercado desde 1992, a empresa, fundada por José Alves de Oliveira, o Zenir, fatura anualmente mais de R$ 600 milhões e tem como foco o atendimento ao cliente e a geração de emprego e renda. Alan de Oliveira, filho do fundador e atual diretor da Rede Zenir, explica qual o simbolismo dessa nova aquiUnidade Zenir Móveis e Eletros, megaloja em Camocim

19 ZENIR, UM LÍDER VISIONÁRIO Uma história ligada ao dia a dia dos cearenses e de tantos outros brasileiros! José Alves de Oliveira, carinhosamente chamado de Zenir, começou sua jornada na lavoura e, aos 14 anos, trouxe sua dedicação para a loja de móveis de um tio em Iguatu. Hoje, como líder visionário, lidera uma das maiores empresas de móveis e eletrodomésticos do Ceará, transformando sonhos em realidade. então não tínhamos localizado. No final, ficamos bem posicionados, a loja fica em frente à principal praça da cidade onde também funciona o mercado municipal”, acrescenta. PLANOS FUTUROS A Zenir completa, em 2025, 33 anos de existência, e se manter em alta no mercado, com consistência, se mostra um desafio para várias empresas do setor varejista – considerando que a região apresenta alta volatilidade no quesito empreendedorismo. Segundo o diretor da Zenir, o planejamento para este ano envolve reformar lojas e inaugurar pelo menos quatro novas filiais, a primeira delas essa de Camocim. As demais serão inauguradas no segundo semestre. “Hoje temos um reconhecimento relevante do mercado local e nacional sobre a força de atuação da Zenir no Ceará. Nosso foco é mantermos esse trabalho para consolidarmos ainda mais a nossa relevância e conquistarmos cada vez mais mercado”, comenta Alan. Para os próximos anos, a Zenir continuará focada na expansão das lojas, mas também vai investir na construção de um novo Centro de Distribuição na capital, em um terreno com área de aproximadamente 80.000m², e efetuar novos investimentos em tecnologia e consolidação dos canais de vendas online. SOBRE A ZENIR Fundada em 1992 em Iguatu, pelo cearense José Alves de Oliveira, a Zenir Móveis nasceu como uma empresa familiar com fortes raízes no Ceará, expandindo rapidamente pelo estado. Nos anos 1990, chegou ao Cariri e ao Norte do Ceará, alcançando Fortaleza em 2003 com a inauguração simultânea de duas lojas e um Centro de Distribuição. Em 2012, a aquisição de uma rede de lojas impulsionou o crescimento; em 2016, a primeira loja em shopping foi inaugurada; e, mais recentemente, a aposta no e-commerce e no aplicativo, reforçando sua presença no mercado regional. Com 60 lojas e mais de dois mil colaboradores, a Zenir ocupa a 19ª posição entre as maiores varejistas de eletromóveis do Brasil e figura entre as 300 maiores do país, segundo o Ranking Cielo-SBVC de 2024. Esse destaque reflete uma gestão focada em infraestrutura, inovação e valorização de clientes e colaboradores. Os valores do fundador – humildade e compromisso com o Ceará – são pilares da empresa, moldando sua cultura organizacional e promovendo iniciativas que impactam positivamente as comunidades onde atua. Os objetivos da empresa estão pautados em três bases: expansão e modernização, inovação digital e diversificação do portfólio de produtos. Além da expansão com novas lojas e modernização das unidades existentes, a marca planeja criar ambientes mais atrativos e funcionais, reforçando a proximidade com as comunidades. Alan de Oliveira, atual diretor da Rede Zenir “HOJE, A ZENIR POSSUI GRANDE RECONHECIMENTO DO MERCADO LOCAL E NACIONAL” Alan Oliveira, diretor da Zenir Móveis e Eletros

20 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE mais conforto aos visitantes e expositores”, afirma. De acordo com Fábio, os negócios desta edição giraram em torno de R$ 100 milhões. “E temos ainda o pós-feira, que é muito importante e deve render ainda mais negociações. Tudo isso nos dá a certeza de que a feira foi um sucesso”, acrescenta. Ele também falou sobre como o fim do primeiro semestre do ano contribui para a popularidade do Salão Móvel Paraíba e seu sucesso em negociações. “É um evento em que há uma grande negociação nas reposições de estoques, visto que essa é uma das últimas feiras antes do fim do primeiro semestre”. E, para o ano que vem, o organizador se mostra ainda mais empolgado. “A feira este ano aconteceu em um espaço que não tem ar-condicionado SALÃO MÓVEL PARAÍBA MOSTRA FORÇA DA FEIRA REGIONAL EM SUA SEGUNDA EDIÇÃO Com um calendário repleto de grandes eventos no setor, a Paraíba mostra mais uma vez que sabe receber grandes marcas e levá-las a todos os tamanhos de lojistas Por Natalia Concentino, com informações de Cidinha Leal De 22 a 24 de maio, o Centro de Convenções de João Pessoa (PB), recebeu a segunda edição do Salão Móvel Paraíba, uma feira que tem tudo para se consolidar como uma das grandes do Nordeste. Mais de 6 mil pessoas passaram pelo evento e conferiram as novidades apresentadas por mais de 72 marcas de móveis, eletrodomésticos e colchões, segundo a organização. O II Salão Móvel Paraíba contou com o apoio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (CINEP) e do governo do estado da Paraíba. Esse ano, segundo Fábio Ferreira, organizador do evento, as novidades envolveram o novo formato de exposição, com todos os estandes no padrão 100% ilha, com diagramação visual inovadora. “Desta maneira ficou muito mais fácil de acessar todos os estandes e também conseguimos dar

21 dentro do Centro de Convenções, mas no ano que vem nós vamos realizá-la em um local que tem, para deixarmos o ambiente totalmente climatizado e assim, ninguém mais passará calor”, comenta. De acordo com Fábio Ferreira, essa mudança de espaço (dentro do próprio Centro de Convenções) vai proporcionar um ambiente mais confortável, com maior qualidade sonora e uma excelente iluminação. “Vamos oferecer tudo que tem de melhor aos nossos visitantes e expositores”, enfatiza. Por falar em visitantes, eles pareceram satisfeitos com a feira, como é o caso do lojista Flávio Daniel, da Tradição Móveis, do Recife (PE). “Eu gosto muito da feira aqui na Paraíba, porque ela é muito regional e aconchegante, assim eu consigo conversar de perto com alguns fornecedores locais que eu tenho um bom relacionamento e também com outros fornecedores que eu ainda não conhecia, mesmo sendo de locais próximos da minha região de atuação”, pontua. Flávio também fala sobre a presença de outras grandes empresas de outros estados. “Eu venho para o Salão Móvel Paraíba para ver produtos novos que, às vezes, não consigo enxergar em outros eventos muito grandes. Aqui tem esse layout que ajuda, nos aproxima, permite que a gente faça networking e fale com outros empreendedores e fornecedores que a gente não encontra nas grandes feiras do setor. Isso também é muito bom para os lojistas menores, que não conseguem comparecer aos outros eventos”. Ainda sobre produtos, o lojista pernambucano comenta que não viu muitas novidades por conta da grande quantidade de feiras que já aconteceram nesse início de 2025. “Mas, mesmo assim, o evento é importante para aqueles lojistas que não tiveram a oportunidade de viajar para São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná, como eu. Costumo brincar que antes as coisas chegavam primeiro em São Paulo para depois irem para o Nordeste, mas hoje em dia as feiras regionais ajudam os produtos a chegarem nesses lojistas que não têm condições de ficarem indo a tantos eventos”, avalia. José Ronaldo, presidente da Rede Nordeste, de Campina Grande (PB), compartilha da mesma visão de Flávio sobre o evento. “Gostei demais do Salão Móvel Paraíba, é uma oportunidade de fazer novas parcerias e manter aquelas que já temos. Estamos prospectando novos negócios em nível Brasil nessa feira, que está crescendo a cada edição, o que é muito importante aqui para o nosso estado. Digo isso, porque encontramos por aqui produtos e marcas de todo o Brasil, o que é uma oportunidade, principalmente para o lojista regional, que não consegue ficar viajando”, analisa. Entre os expositores deste ano, estava a Cartopel, uma empresa dedicada à produção de embalagens de papelão e que representou os fornecedores no Salão Móvel Paraíba. “Estar presente em um evento dessa magnitude só Fábio Ferreira, organizador do Salão Móvel Paraíba, junto com João Azevêdo, governador paraibano, durante visita à feira A feira foi elogiada pelos lojistas por reunir grandes marcas e levar os produtos, que são lançados nas maiores feiras do setor, até o pequeno lojista paraibano

22 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE reforça a força e o potencial do setor moveleiro paraibano e nordestino — e mostra o quanto ainda podemos crescer como fornecedores estratégicos”, comora, Vinícius Pereira Dantas, gerente comercial da Cartopel. Ele diz que foi uma oportunidade única para a Cartopel, para se conectar diretamente com potenciais clientes, ouvir suas necessidades reais e entender de perto os desafios do segmento. “Esse contato humano, olho no olho, nos permite oferecer soluções mais assertivas e contribuir de forma ainda mais relevante para o desenvolvimento do setor. Além dos negócios, vivemos momentos incríveis de troca, aprendizado e inspiração com empreendedores de diversas áreas”, acrescenta. Para finalizar, Vinícius traz uma reflexão sobre esse tipo de evento. “Acreditamos que todo grande negócio começa com uma boa conexão. E o Salão Móvel Paraíba foi, sem dúvida, uma grande porta que se abriu para a Cartopel. Os frutos dessa participação já começaram a nascer — e vêm muitos outros por aí!”. Derlan Piol, gerente comercial externo da ACP Móveis, de Linhares (ES), falou sobre a boa recepção do público em relação aos lançamentos da marca. “Nós ficamos bem felizes com a participação dos clientes presentes no Salão Móvel Paraíba. Nossa marca já é consolidada há vários anos nesse mercado, mas sempre trazemos novidades e todos os lançamentos agradaram os clientes”, afirma. Ele conta também que a marca conseguiu encontrar vários parceiros lojistas, o que fortalece ainda mais essas conexões, mas que também receberam outras redes interessadas em formalizar uma parceria. “Esse é o resultado de uma feira em que não medimos esforços para mandarmos os lançamentos e foi um sucesso para a ACP e MRP, que já são marcas muito presentes no mercado nordestino”, completa. Porém, nem tudo são flores na Paraíba... A equipe da Móveis de Valor ouviu algumas críticas de expositores (que não quiseram se identificar) sobre a baixa movimentação da feira. Eles disseram que o evento não recebeu o público esperado por eles, e que não rendeu bons negócios, além de falarem sobre problemas por parte da organização, como a dificuldade para obter algumas informações e uma divulgação não muito eficiente. Então, fica aí o alerta para a próxima edição. Manuel Dantas e Maria Elizabete, diretores da Cartopel, junto com Vinícius Pereira Dantas, gerente comercial, no estande da empresa O guarda-roupa Athenas, na cor cinamomo com off White, foi um dos lançamentos da ACP apresentados na feira Derlan Piol, gerente comercial externo da ACP Móveis

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24 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Equipe Cartopel no Salão Móvel Paraíba Equipe da Rede Casa no estande da MGM Móveis Equipe da Magno Móveis, de Afogados da Ingazeira (PE) Cícera e Dione, da Walace Móveis, de Natal (RN) William Chaves, José Ronaldo Pereira e Renan Barbosa, da Rede Nordeste, junto com Cidinha Leal, da Móveis de Valor Equipe da Cartopel com Carlos Brito, da Móveis São Carlos e Anderson Rios, palestrante Cidinha Leal com Jobson e Luiz Ricardo, do Lojão Rio do Peixe, de Cajazeiras (PB) DESTAQUES SALÃO MÓVEL PARAÍBA

25 Lojistas da Casas Leite, de Catingueira (PB) Lojistas da Casas Leite visitam estande da ACP Móveis, de Linhares (ES) José e sua mãe Alexandra, da Decasa Móveis, de São José da Lagoa Tapada (PB), junto com Joaquim Benedito, da Houston Bike Carlos, representante da Design Colchões, Rayra, compradora da Atan Eletros, Cidinha Leal e Admilson Motta, diretor da Design Colchões Jobson e Luiz Ricardo, do Lojão Rio do Peixe, com Joaquim Benedito, da Houston Bike, de Teresina (PI) Equipe da Avelan Móveis, de Nossa Senhora da Glória (SE) Flávio Daniel, da Tradição Móveis, com Rafael Paschoalino, da Valdemóveis, e Charles, da Oxente Móveis, de Fortaleza (CE) Fábio Ferreira (centro), com Fábio Ricardo, da Topázio, e Carlos Brito, da Móveis São Carlos

26 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Para Hélio Charles, “com esses resultados, a Expomóvel Ceará reafirma seu protagonismo no calendário de negócios do setor moveleiro e já projeta uma edição ainda mais robusta para o ano que vem. A 5ª edição acontecerá de 20 a 22 de maio de 2026 no Centro de Eventos em Fortaleza”, enfatiza. Ao que parece, a data escolhida pela organização favoreceu bastante o sucesso dessa edição da Expomóvel Ceará, algo que foi enaltecido pelos organizadores. “A feira, que tradicionalmente acontecia em setembro, foi antecipada para o mês de maio a pedido do próprio mercado. A alteração teve como objetivo alinhar o evento com o calendário comercial, favorecendo a reposição de estoques das vendas geradas pelo Dia das Mães, uma das datas mais fortes do varejo, e o abastecimento das lojas visando o EXPOMÓVEL CEARÁ MUDA DATA E DÁ MAIS RESULTADO Com três edições realizadas em setembro, a Expomóvel Ceará de 2025 aconteceu no final de maio e atraiu muito mais visitantes qualificados, agradando os expositores Por Natalia Concentino, jornalista A 4ª edição da Expomóvel Ceará já pode ser considerada a melhor da história do evento, já que reuniu mais de 2.500 visitantes ao longo dos dias 27, 28 e 29 de maio, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A feira contou com 62 expositores distribuídos em uma área superior a 5.000 m², que levaram seus lançamentos, inovações e soluções em design e sustentabilidade aos lojistas da região. De acordo com a organização, os mais de 2.500 visitantes que compareceram ao evento eram lojistas, representantes de grandes redes varejistas e convidados especiais que movimentaram o pavilhão com negociações intensas e networking de alto nível. Hélio Charles, diretor de marketing da Expomóvel, conta que outro destaque foi a presença regional ampliada, com a participação de compradores de diversos estados do Nordeste e de outras regiões do país, reforçando o papel estratégico da Expomóvel na conexão entre a indústria moveleira cearense e o mercado nacional. “A qualidade e a diversidade dos expositores contribuíram para o alto índice de satisfação do público e do sucesso comercial da feira”, afirma. Ainda segundo os organizadores, a Expomóvel Ceará gerou mais de R$ 70 milhões em volume de negócios, o que a alçou ao patamar de um dos maiores eventos do setor moveleiro no estado e um dos mais relevantes do Nordeste.

27 aquecimento das vendas no segundo semestre”, explica Hélio Charles. A Plumatex Colchões foi uma das expositoras da Expomóvel Ceará, assim como já havia feito em todas as outras edições. Mas, dessa vez, segundo a empresa, os resultados foram ainda mais expressivos, com um aumento de cerca de 10% nas vendas em relação ao ano anterior. Segundo Pablo Vizenof, supervisor da unidade Plumatex da Paraíba, com a mudança do calendário – a feira, que anteriormente era realizada de quinta a sábado, passou a ocorrer de terça a quinta –, e superou as expectativas. “Percebemos uma mudança no perfil de público, já que nas edições anteriores havia uma presença significativa de clientes do interior no sábado, algo que não sentimos este ano. No entanto, mesmo com essa alteração, conseguimos um desempenho ainda melhor do que em 2024”, destaca Vinezof. E, para reafirmar seu compromisso com a inovação e a proximidade com os parceiros do setor moveleiro e colchoeiro, a Plumatex levou um de seus sucessos de venda para o evento, a cama Auxiliar Unique, da Sealy, uma das marcas mais conhecidas em todo o mundo e que no Brasil faz parte do grupo da Plumatex. Outra empresa que participou da Expomóvel Ceará e conquistou bons resultados foi a Avelan Móveis. “A feira até nos surpreendeu, foi muito bem visitada nesta edição. Como ela vinha acontecendo em setembro, que não é uma data boa pelo fato de os lojistas já terem feito suas compras e estarem só aguardando a entrega dos pedidos, e este ano aconteceu em maio, isso foi ótimo, atraiu muito mais lojistas, causando uma excelente visitação”, analisa Álvaro Cruz, diretor da empresa. Álvaro também comenta sobre a feira cearense ter acontecido durante a semana, o que, segundo ele, foi algo que ajudou no fechamento de negócios. “Quando a feira acontece na sexta e no sábado, os lojistas podem acabar desviando um pouco o foco, já que Fortaleza é uma cidade turística e as pessoas podem querer ir lá para Com a mudança de data, a feira atraiu mais lojistas e gerou mais negócios Equipe Expomóvel: Ednaldo Junior, diretor executivo, Nadja Silva, diretora operacional, Hélio Charles, diretor de marketing, e Priscila Costa, diretora comercial A cama auxiliar Unique, da Sealy, conta com molas ensacadas e está disponível nas medidas 88 cm X 188 cm e 108 cm X 198 cm passear. Com a feira mudando para o meio da semana, os lojistas vão inteiramente focados em fechar negócios, o que nos proporcionou bons resultados, uma ótima visitação e um bom pós-feira”, acrescenta.

28 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE tora da Universidade Moveleira e da Comissão Organizadora do Conemov. Guilherme Britto, presidente do Sindmóveis PE, também explica alguns detalhes e novidades do evento. “Teremos uma programação muito rica, voltada para o desenvolvimento de pessoas, das áreas comercial e de gestão. Veremos exemplos de sucesso de quem já superou muitos obstáculos para crescer, mesmo com tantos desafios. Vamos buscar soluções para o setor moveleiro com fornecedores bem alinhados com as melhores práticas”. Guilherme destaca que o foco é unir forças com todos esses especialistas para conquistar mais mercado no Brasil e no exterior. “Por isso temos como público-alvo marceneiros, designers, arquitetos, acadêmicos, comerciantes, fabricantes e entidades governamentais. O presidente do Sindmóveis PE revela sobre alVII CONEMOV ESPERA RECORDE DE PÚBLICO E TEM INSCRIÇÕES ABERTAS Focos principais dessa edição são a competitividade no mercado, gestão de pessoas nas empresas, associativismo e sustentabilidade Por João Caetano Guimarães, jornalista A nova edição será realizada nos dias 03 e 04 de julho Estão abertas as inscrições para o Conemov 2025 – VII Congresso Moveleiro do Nordeste, principal ponto de encontro da cadeia moveleira na região. A edição de 2025 será realizada nos dias 03 e 04 de julho, no Recife Expo Center, com expectativa de público recorde e uma programação focada em inovação, tendências e geração de negócios. Organizado pelo Sindmóveis PE, em 2025, o evento chega à sétima edição com um formato abrangente e mais estratégico, reunindo fabricantes, distribuidores, varejistas e especialistas de todo o Brasil. A proposta é criar um ambiente propício para networking qualificado, debates relevantes e oportunidades concretas para impulsionar a indústria moveleira nordestina. “São aguardados cerca de 400 empresários da indústria moveleira e mais de 15 palestrantes foram convidados”, aponta Carla Botelho, dire-

29 SERVIÇO VII CONEMOV – Congresso Moveleiro do Nordeste Data: 03 e 04 de julho de 2025 Local: Recife Expo Center – Recife/PE gumas novidades que estão sendo desenvolvidas, como o Projeto Comprador, em parceria da Apex com a Abimóvel, onde compradores internacionais irão negociar com as indústrias participantes do Brazilian Furniture. Também havertá visitas técnicas a indústrias moveleiras e a polos tecnológicos. LANÇAMENTOS E DEBATES ESTRATÉGICOS O Conemov contará com a participação de grandes marcas do setor, fornecedores estratégicos e instituições de referência. A programação inclui rodadas de negócios, painéis temáticos, exposição de produtos, lançamentos e apresentação de soluções inovadoras. Entre os temas abordados estão inovação industrial, sustentabilidade, automação, transformação digital e o cenário do mercado internacional de móveis – temas essenciais para orientar o desenvolvimento da indústria moveleira nos próximos anos. “Nosso foco são empresários, líderes e profissionais do setor moveleiro, visando capacitá-los a evoluir em vendas e aprimorar a gestão das equipes para enfrentar as mudanças do mercado”, explica Carla. A presença de empresas como CJR Cabines, Araújo Madeiras, REHAU e Usikraft, além do apoio de entidades como FIEPE, Abimóvel e AMAP-PB, reforça o compromisso do congresso com a qualificação técnica e o fortalecimento da indústria regional. O evento oferece aos empresários do setor a oportunidade de: 1. Atualização sobre o mercado: Os participantes terão acesso a dados e tendências do setor moveleiro, essenciais para planejar a evolução de suas empresas e não ficarem para trás. 2. Networking estratégico: O evento reunirá empresários, líderes e fornecedores do setor, criando um ambiente propício para a troca de ideias, experiências e até parcerias comerciais. 3. Soluções práticas e aplicáveis: As palestras e painéis não trazem apenas teoria, mas mostram soluções práticas e reais que podem ser implementadas imediatamente nas operações e equipes. 4. Gestão e liderança efetiva: Aprenda a desenvolver uma força de vendas previsível e lucrativa, ao mesmo tempo em que forma líderes preparados para enfrentar os desafios de uma indústria em constante evolução. HISTÓRICO DE CRESCIMENTO E INFLUÊNCIA Criado em 2018 pela AMAP-PB (Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira da Paraíba), o Conemov começou em João Pessoa e, em poucas edições, se consolidou como uma plataforma estratégica de negócios e conhecimento para o setor moveleiro. Ao longo dos anos, o congresso vem se expandindo em alcance e conteúdo, e a edição de 2025 promete consolidar ainda mais essa trajetória, com uma curadoria de conteúdo técnica e foco em oportunidades reais de mercado. “A expectativa é fazer um belo evento este ano para estimular a realização e expansão dos próximos”, finaliza Guilherme. Guilherme Britto, presidente do Sindmóveis PE Carla Botelho, Diretora da Universidade Moveleira e Comissão Organizadora do Conemov

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