MV Norte & Nordeste

INVESTIMENTO Grupo Rodrigues fortalece presença no “Brasil de Cima” EVENTOS Quatro grandes feiras prometem no 1º trimestre IMPORTAÇÃO Rondônia já é o 3º em compra de colchões ESG Ortobom percorre caminho consistente em ações ambientais Norte & Nordeste Única premiação do setor moveleiro e colchoeiro onde quem decide é o cliente e confirma a crescente força das marcas nordestinas Edição 44 | Outubro • Novembro • Dezembro de 2025 TOP 20 MOSTRA O REAL VALOR DE SER ESCOLHIDO moveisdevalor.com.br @moveisdevalor

4 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Redação e Administração Rua Dep. Estefano Mikilita, 125 3º andar Portão • Curitiba • PR • Brasil • CEP 81070-430 (41) 99912-9877 moveisdevalor.com.br Diretores Ari Bruno Lorandi aribruno@moveisdevalor.com.br Inalva Corsi inalvacorsi@moveisdevalor.com.br Administração e Finanças Juliana Pinheiro financeiro@moveisdevalor.com.br Redação Inalva Corsi | 3035 PR Jornalista Responsável redacao@moveisdevalor.com.br Natalia Concentino | 10431 PR natalia@moveisdevalor.com.br João Caetano Guimarães caetano@moveisdevalor.com.br Executiva Comercial | Sul Inalva Corsi (41) 99912-9877 | 99991-2974 inalvacorsi@moveisdevalor.com.br Executiva Comercial | Sudeste e Nordeste Cidinha Leal (17) 98114-3666 cidinha@moveisdevalor.com.br Diagramação e Direção de Arte Bruna Rosário arte@moveisdevalor.com.br Assinaturas e Circulação (41) 99912-9877 assina@moveisdevalor.com.br Apoiam esta publicação Sindmóveis/PE • Sindicato das Indústrias de Móveis de Pernambuco Presidente: Guilherme Brito (81) 3338-1370 Sindimir • Sindicato das Indústrias de Madeira de Imperatriz e Região Presidente: Manoel Messias Nunes Sarmento (99) 3524-8624 Sindmóveis/CE • Sindicato das Indústrias do Mobiliário no Estado do Ceará Presidente: Osterno Junior (85) 3261-9769 EXPEDIENTE A revista Móveis de Valor Norte & Nordeste é uma publicação trimestral de responsabilidade do Intelligence Group e que conta com o apoio dos sindicatos e entidades de classe do Norte e Nordeste. Tem como objetivo a divulgação e promoção exclusiva da indústria e do varejo de móveis destas regiões. Norte & Nordeste @moveisdevalor Acompanhe a Móveis de Valor também em nossas redes sociais Acesse a versão digital da revista Móveis de Valor Norte & Nordeste fecha seu décimo primeiro ano em grande estilo, especialmente porque cumpre seu principal objetivo: reconhecer quem tem valor, origem do título de nossas publicações. Pelo sétimo ano, alguns milhares de lojistas escolheram as 20 melhores indústrias do Brasil. E, entre elas, estão duas Nordestinas, uma da Bahia e outra do Ceará. A Reconflex e a Tuboarte, mais do que serem lembradas, foram escolhidas... e pelo terceiro ano consecutivo cada uma delas. Nesta edição você vai conhecer melhor as duas vencedoras e saber por que elas são as preferidas de seus clientes. Mas, além das premiadas, o Nordeste tem muitas empresas que se destacam. Um exemplo é a Herval Nordeste, que comemorou 10 anos da fábrica de Pernambuco em uma grande festa com os clientes. Outro exemplo vem do Norte, com o Grupo Rodrigues que, apesar do pouco tempo de mercado, avança nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com fábricas e lojas. Depois desta leitura tem uma análise que explica por que Rondônia mudou o eixo das importações de colchões no Brasil, alcançando o 3º lugar entre todos os estados brasileiros. E outra notícia que aponta recorde nas importações de colchões em 2024, sinalizando que estão chegando peças mais caras ao País. Um tema muito relevante na indústria é controlar o desperdício, muitas vezes o ponto cego para o empresário. Tem avaliação de especialistas e dicas para mitigar o prejuízo. Outro é reter e desenvolver pessoas, tarefa que deixou de ser pauta apenas do RH e passou a ser estratégia de produtividade e sustentabilidade do negócio. Para o varejo, mostramos uma pesquisa revelando que os programas de fidelização ampliam o engajamento dos consumidores e os levam a concentrar gastos em marcas que oferecem vantagens claras. Já no e-commerce, a novidade é o anúncio do governo de que vai investir R$ 3,4 milhões nos melhores projetos das regiões, Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Na área de colchões as notícias não são animadoras, com pesquisa da Abicol siPALAVRA DA EDITORA nalizando que haverá estagnação e queda de demanda por colchões em 2026; e o anúncio de investigação de dumping nas importações de TNT. Para contrapor, comemoramos o ano em que o ESG se consolidou no setor moveleiro, e para exemplificar tem o case da Ortobom, que percorre um caminho consistente em ações de sustentabilidade. O ano de 2026 está aí e as feiras do Nordeste começam mais cedo, com o Salão do Móvel Paraíba abrindo o calendário em janeiro. Em fevereiro, acontece a ExpoAju, seguida da Femope e Expomóvel Nordeste, que serão realizadas em março. E, para concluir esta última Carta da Editora, um prognóstico do que será 2026: entramos com pouca novidade concreta, mas com expectativas moderadas de retomada. A demanda será estimulada pela derrama de dinheiro público por conta das eleições, e indústrias mais eficientes, profissionalizadas e orientadas a serviço tendem a se destacar. A agenda do ano passa por redução de desperdícios, automação, diferenciação de produtos e novas estratégias comerciais. No geral, 2026 deve ser um ano de ajustes, pragmatismo e busca por competitividade real. É a nossa previsão. Quem viver (empresarialmente falando) verá! Publisher

5 10 TOP 20: o real valor de ser escolhido em nível nacional Quatro grandes feiras prometem no 1º trimestre de 2026 26 Grupo Rodrigues fortalece presença no Norte, Nordeste e Centro-Oeste 22 Ortobom percorre caminho consistente em diversas ações ESG 46 SUMÁRIO 06 CÁ ENTRE NÓS 08 NOTAS 14 RONDÔNIA MUDA O EIXO DAS IMPORTAÇÕES DE COLCHÕES 18 HERVAL COMEMORA COM CLIENTES 10 ANOS DA FILIAL NORDESTE 24 “FEITO NA BAHIA”: HISTÓRIA E EXPANSÃO DA MALU ESTOFADOS 30 DESPERDÍCIO É O PONTO CEGO DA INDÚSTRIA DE MÓVEIS 34 PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO TEM PODER DE IMPULSIONAR AS VENDAS 36 NO PRIMEIRO DIA O FUTURO DO FUNCIONÁRIO COMEÇA A SER ESCRITO 38 GOVERNO INVESTE PARA FORTALECER E-COMMERCE NO “BRASIL DE CIMA” 39 PESQUISA PREVÊ ESTAGNAÇÃO E QUEDA EM VENDA DE COLCHÃO 40 SECEX ABRE NOVA INVESTIGAÇÃO DE DUMPING EM IMPORTAÇÕES DE TNT 42 O ANO EM QUE O ESG SE CONSOLIDOU NO SETOR MOVELEIRO NACIONAL

6 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE ARI BRUNO LORANDI CÁ ENTRE NÓS A saída repentina de funcionários ganhou um novo nome: “demissão por vingança”. A tendência de deixar o emprego sem aviso prévio, como forma de resposta a ambientes considerados tóxicos, surge após fenômenos marcados por desengajamento silencioso ou saídas barulhentas. Agora, o rompimento acontece de forma abrupta, e sem qualquer comunicação. E não se trata apenas de jovens recém-contratados, mas de profissionais de diferentes perfis, frustrados com a cultura das empresas. É preciso avaliar melhor a política de recursos humanos nas empresas, ou não? Outra preocupação que cresce, inclusive em relação a móveis: o estigma associado às compras de segunda mão parece ter desaparecido para os consumidores. Uma pesquisa recente mostrou que 84% afirmaram que comprariam um item em uma plataforma de revenda em vez de um novo se encontrassem o mesmo produto por um preço menor. Quando se trata da geração Z, esse número sobe para quase 95%. É um fenômeno que está acontecendo em todo o mundo, incluindo o Brasil. Resumindo, as indústrias moveleiras do Norte e Nordeste devem se preparar para um ano de ajustes e oportunidades. A demanda interna tende a avançar de forma moderada, impulsionada por dinheiro do governo em ano de eleições, consequentemente maior consumo das classes emergentes. Ao mesmo tempo, custos logísticos e pressão competitiva seguirão elevados, exigindo ganhos de eficiência e diversificação de canais. O destaque é a abertura de nichos em móveis seriados, estofados e projetos sob medida, além do fortalecimento de parcerias com o varejo online. O cenário não é explosivo, mas promete espaço para empresas ágeis, produtivas e mais próximas do consumidor. Então, nos vemos novamente em 2026 e que ele seja tão bom quanto possível. A participação dos serviços no PIB do Brasil subiu de 61% em 2000 para mais de 71% em 2024, segundo FMI e Banco Mundial. Considerando a paridade de poder de compra, os serviços já respondem por cerca de 69% da economia global. Esse avanço reflete a transição de modelos baseados em bens materiais para ecossistemas guiados por conhecimento, tecnologia e experiência. No varejo, essa “desmaterialização” não elimina o produto, mas o integra a serviços contínuos que fortalecem diferenciação, fidelização e novas fontes de receita, sob risco de o varejo perder relevância se não acompanhar essa transformação. Em sua empresa quais os serviços o diferenciam da concorrência? A principal previsão da WGSN, Consumidor do Futuro 2027: emoções, revela impulsionamentos que ditarão o comportamento do consumidor em 2027. Aqui vai uma amostra de três dessas emoções, essenciais para compreender e se conectar com seus futuros clientes: conheça essas emoções e adote-as como o fio condutor de seus argumentos, para criar estratégias de negócios e linhas de produtos. São elas: Alegria estratégica — ferramenta para enfrentar a negatividade e reconstruir o mundo como um espaço mais inspirador, inclusivo e acolhedor. Desvontade — o desejo de “se livrar de responsabilidades” definirá 2027, com as pessoas cada vez mais exaustas diante da multicrise: otimismo cético — com a crescente preocupação sobre o papel da tecnologia e da IA, as pessoas equilibrarão o otimismo com a desconfiança. E pense que 2027 está logo à frente... PREPARE SUA EMPRESA PARA 2027 50% DOS TRABALHADORES ABANDONA EMPREGO SEM AVISO POR VINGANÇA RECOMÉRCIO X VAREJO TRADICIONAL O QUE EMPRESAS MOVELEIRAS DEVEM ESPERAR EM 2026 DESMATERIALIZAÇÃO REDEFINE O VAREJO E AMPLIA PESO DOS SERVIÇOS

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8 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE As vendas no comércio caíram 0,3% em setembro, na comparação com agosto, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE. O resultado, negativo em seis dos oito segmentos, reflete um ambiente de crédito ainda caro, renda pressionada pelo endividamento e menor geração de empregos, segundo economistas ouvidos pelo setor financeiro. O desempenho ficou bem abaixo da expectativa do mercado, que projetava alta de 0,3%. Trata- -se da quinta queda em seis meses, indicador de um varejo que oscila próximo da estagnação. No trimestre, as vendas recuaram 0,4%, acumulando queda de 1,5% no ano, resultado distante do avanço observado no mesmo período de 2024. NOTAS SETOR MOVELEIRO DO RN REAGE APÓS AGOSTO ADS MONTA SHOWROOM MOVELEIRO NO AMAZONAS VAREJO RECUA EM SETEMBRO E EXPÕE FRAGILIDADE O presidente do SINDMÓVEIS-RN, Ney Robson Alves da Rocha, avaliou 2025 como um ano de avanços para o setor moveleiro potiguar, apesar do desempenho abaixo do esperado da economia nacional. Segundo ele, a reação do mercado só começou a ser percebida entre agosto e setembro — período normalmente antecipado para maio. Em entrevista ao podcast "Fala, Indústria!", do Sistema FIERN, Ney Robson destacou desafios e oportunidades para a indústria, reforçando a importância da inovação e de estratégias voltadas ao crescimento sustentável. Ele informou também que o colegiado prepara um estudo para mapear, identificando escassez de mão de obra e fatores que afastam jovens das vagas disponíveis. O presidente do sindicato ressaltou ainda o portal Vitrine Móvel Potiguar, plataforma que reúne 22 empresas associadas, criado para fortalecer o setor. A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) organizou, na Expoagro, um ambiente de comercialização de móveis, com peças produzidas por moveleiros credenciados no Programa de Regionalização do Mobiliário Escolar (Promove). Denominado Polo Moveleiro, o local contou com trabalhadores dos municípios de Parintins e São Sebastião do Uatumã. A inciativa da ADS, como explica o chefe do Departamento de Negócios Florestais (DNF) do órgão, Jardel Luzeiro, teve como intuito destacar a qualidade e a diversidade dos móveis produzidos no Amazonas, permitindo que os visitantes conhecessem e adquirissem itens únicos. Magazine Luiza anuncia o lançamento de uma nova plataforma de comércio eletrônico baseada em inteligência artificial (IA) no WhatsApp. O projeto foi desenvolvido ao longo de um ano e meio. O atendimento é conduzido pelo avatar Lu, mascote e assistente virtual do Magazine Luiza, que agora ganha novas capacidades. A assistente consegue interagir com os consumidores por texto, voz e imagem, compreendendo suas necessidades e oferecendo recomendações personalizadas entre milhões de produtos — em uma experiência semelhante à de um vendedor humano. AI COMMERCE É NOVO MODELO DE VENDAS DO MAGALU

9 A produção física da indústria de móveis no Brasil acumula crescimento de 3,7% entre janeiro e setembro de 2025, segundo dados do IBGE. O desempenho positivo reflete um início de ano aquecido, mas a trajetória recente indica desaceleração. O movimento começou com alta de 5,1% em janeiro e um salto expressivo em março (+6,2. No entanto, o segundo trimestre marcou um ponto de inflexão, com quedas de 4,5% em abril e 2,4% em maio, refletindo o ajuste de produção após o pico inicial. Embora junho e julho tenham trazido alívio — com altas de 2,9% e 0,4%, respectivamente —, o setor voltou a registrar retração em agosto (-1,0%) e setembro (-1,4%), consolidando um cenário de oscilação e perda de ritmo na reta final do período analisado. MADEIRAMADEIRA FATURA R$ 7 MI COM RETAIL MEDIA Após o lançamento de sua unidade de negócios dedicada a retail media, o Madeira Ads, a MadeiraMadeira já está colhendo resultados. O projeto nasceu de um piloto em que, após quatro meses, os sellers que ativaram a estratégia geraram mais de R$ 7 milhões em vendas, alcançando retorno 18 vezes maior sobre o valor investido. Agora, o projeto entra na fase de expansão, com a incorporação de vitrines dedicadas a produtos patrocinados na jornada do usuário. Novos formatos de anúncios, como banners institucionais, vídeo ads e anúncios em totens e telas das lojas físicas, serão disponibilizados em breve para os mais de 20 mil sellers da plataforma. A Dexco, maior casa de marcas do Brasil para materiais de construção, reforma e decoração, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, registrou EBITDA Ajustado e Recorrente de R$ 445 milhões no terceiro trimestre de 2025. A Receita Líquida foi de R$ 2,1 bilhões, queda de 5% em comparação com o mesmo período de 2024, enquanto o Lucro Líquido, já incluindo a LD Celulose, foi de R$ 14 milhões. A Divisão Madeira alcançou um dos melhores resultados de sua história. O desempenho foi impulsionado por ganhos de eficiência, readequação de preços e melhor gestão de mix. A Receita Líquida da divisão somou R$ 1,4 bilhão no terceiro trimestre. O índice de preços ao produtor da indústria geral mostra uma trajetória predominantemente negativa nos primeiros nove meses de 2025. Após um leve crescimento em janeiro (+0,15%), observa-se uma sequência de retrações mensais quase contínuas. Entre fevereiro e setembro, o setor acumulou uma variação negativa de cerca de -4,9%. O segmento moveleiro apresenta um comportamento distinto. Embora tenha registrado pequenas oscilações mensais, a variação acumulada é positiva (+2,18%), destacando um comportamento de resistência e recuperação gradual. Após uma leve desaceleração entre abril e junho, o setor reagiu em julho (+0,65%) e setembro (+0,56%), o que indica recomposição de margens ou reajustes após meses de estabilidade de preços. DURATEX REPORTA AUMENTO NA DIVISÃO PAINÉIS NO 3º TRI PREÇOS AO PRODUTOR DE MÓVEIS TEM ALTA DE 2,1% PRODUÇÃO MOVELEIRA TEM ALTA DE 3,7% ATÉ SETEMBRO

10 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE O REAL VALOR DE SER ESCOLHIDO TOP 20 EM NÍVEL NACIONAL nasce do voto direto, espontâneo e independente, registrado no site oficial do prêmio, sem qualquer interferência editorial, comercial ou institucional. Cada participante acessa o site e indica até cinco marcas — indústrias e fornecedores — avaliando-as em cinco dimensões essenciais: Qualidade de produtos; Qualidade de serviços; Qualidade de atendimento; Assistência pós-venda e Parceria em marketing e comunicação. Esses critérios refletem aquilo que constrói reputação no mercado, como relacionamento, confiança e entrega. Não é um ranking de popularidade. É um retrato fiel do setor, traçado a partir da percepção de quem realmente movimenta o mercado. E é justamente por isso A única premiação do setor moveleiro e colchoeiro onde quem decide é o cliente que consagra ícones da indústria e confirma a força crescente das marcas nordestinas Sabe o que faz o TOP 20 ser diferente de qualquer outra premiação do setor moveleiro e colchoeiro? É que aqui, ninguém escolhe por você. Quem decide é o cliente. Sim, desde 2019, quando o prêmio foi criado, o TOP 20 vem construindo algo que ultrapassa o conceito de reconhecimento. Tornou-se um movimento de legitimidade e confiança, baseado na voz de quem realmente importa: os fabricantres, lojistas, compradores e parceiros comerciais, aqueles que convivem todos os dias com as marcas e sabem, na prática, o que é qualidade, compromisso e parceria. E isso muda tudo. Porque o TOP 20 não nasce de uma pesquisa contratada, nem de um levantamento de opinião conduzido por agências. Ele

11 que o TOP 20 ganhou musculatura e credibilidade ao longo dos anos. Porque não depende de intermediários e sim de quem vive o setor por dentro. Enquanto outras premiações se apoiam em metodologias contratadas para ouvir algumas centenas de empresas, o TOP 20 é democrático, transparente e genuíno. Ele traduz, de forma direta, o que o setor pensa, sente e valoriza. Em 2025, essa história ganha novos capítulos marcantes. Colchões Castor e Patrimar Móveis entram para o grupo seleto das marcas que conquistaram o prêmio por sete edições consecutivas — um feito que simboliza consistência, credibilidade e uma relação de confiança construída ao longo do tempo. E, ao mesmo tempo, o ranking celebra outro movimento importante: a consolidação do Nordeste, através das marcas Reconflex e Tuboarte (ambas pelo terceiro ano consecutivo) entre as mais lembradas e escolhidas do país. Um sinal claro de que o polo nordestino já não é apenas uma força regional e sim um protagonista do cenário moveleiro nacional. Esses marcos tornam a edição 2025 ainda mais simbólica, porque, no TOP 20, não basta ser lembrado. É preciso ser escolhido. E como diz o nosso slogan, que se tornou símbolo dessa trajetória: Ser lembrado é bom. Mas ser escolhido… é TOP! O reconhecimento do TOP 20 é mais do que uma conquista, é uma validação e a prova de que uma marca construiu algo sólido, verdadeiro e duradouro, ou seja, uma relação de confiança com o mercado. Um reconhecimento Ari Bruno Lorandi, CEO da Móveis de Valor e idealizador do TOP 20 que não se compra, não se encomenda e não se negocia. Se conquista dia após dia, entrega após entrega, atendimento após atendimento. Por isso, quando anunciamos os vencedores do TOP 20 2025, não estamos apenas premiando empresas. Estamos celebrando a força de um setor que se reinventa, amadurece e cresce com base naquilo que mais importa, que é a confiança de quem compra, recomenda e escolhe. “Como idealizador do Prêmio TOP 20, sinto uma enorme satisfação ao ver o quanto essa iniciativa amadureceu e se consolidou como uma referência de credibilidade no setor moveleiro e colchoeiro brasileiro”, afirma Ari Bruno Lorandi, CEO do Intelligence Group, acrecentando que, quando lançou o TOP 20, em 2019, tinha como propósito muito claro reconhecer quem tem valor, origem da marca Móveis de Valor. “E hoje, ao ver o envolvimento espontâneo dos lojistas e a confiança das marcas em um processo democrático, transparente e autêntico, tenho a convicção de que alcançamos esse objetivo”, pontua. Para ele, mais do que um prêmio, o TOP 20 se tornou um símbolo de reconhecimento legítimo, baseado naquilo que realmente sustenta este setor que é a relação de confiança entre quem fornece, fabrica e quem compra. “Ver o prêmio crescer, evoluir e emocionar tanta gente todos os anos é, para mim, a maior recompensa”, declara. E agora, ao revelarmos os vencedores da sétima edição do TOP 20 Indústria e da quarta edição do TOP 20 Fornecedor, celebramos não apenas nomes, mas histórias de consistência, confiança e excelência. Cada marca que aparece neste ranking foi escolhida por mérito, lembrança e presença real no mercado, consolidando o TOP 20 como o prêmio mais autêntico e representativo do setor moveleiro e colchoeiro brasileiro. Confira, a seguir, as empresas que conquistaram o reconhecimento direto de quem mais importa — o cliente — e que, por isso, têm hoje todos os motivos para comemorar. Porque, afinal... ser lembrado é bom. Mas ser escolhido é TOP.

12 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE manter o foco principal na satisfação do cliente entregando o produto que ele sonha de uma forma inigualável e respeitosa”. A Colchões Reconflex aparece novamente entre as TOP 20, sendo uma das representantes nordestinas na premiação. “Estamos muito felizes e orgulhosos! Essa conquista confirma que estamos no caminho certo, reforçando nosso compromisso com qualidade, inovação e a confiança dos nossos parceiros e consumidores. Esse reconhecimento é ainda mais gratificante por ser o terceiro ano seguido em que somos contemplados com a premiação”, comemora a diretora de marketing, Thayse Mendonça. Thayse diz que essa conquista mostra que, ao longo de 32 anos, a Reconflex A fabricante cearense de móveis mostrou que depois do primeiro título veio para ficar no TOP 20. Já são três títulos consecutivos, o que José Edson Nogueira de França, CEO da Tuboarte Móveis, considera como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido nos 32 anos de empresa. “Em cada ano, cada produto, em cada ação, nossa preocupação sempre foi e continuará sendo oferecer além do esperado pelo cliente. Temos investido muito na cultura da humanização da marca. Hoje entendemos que estamos conseguindo implantar quando o cliente, diante de tantas outras experiências, nos escolhe como uma marca que gera confiança, respeito e admiração, não só pelos produtos e serviços que oferecemos, mas por todo cuiRECONFLEX MARCA PRESENÇA PELA TERCEIRA VEZ ENTRE AS 20 TUBOARTE CELEBRA TRICAMPEONATO DO TOP 20 vem construindo parcerias sólidas, com foco na excelência, ética, responsabilidade e qualidade. “Estamos sempre presentes, ouvindo as necessidades do mercado e desenvolvendo soluções em conjunto, com o propósito de fortalecer todos os envolvidos. E não podemos esquecer do excelente trabalho de nossos representantes que estão diariamente fortalecendo o relacionamento dos clientes com a indústria”, explica. dado nos processos e atendimento de cada cliente”. José Edson acredita que a premiação é uma resposta do mercado por toda a entrega de valor contínuo que tem sido oferecida pela Tuboarte, unindo produtos, serviços, relacionamentos, empenho, dedicação e trabalho. “Seguimos a linha de pensamento: investir cada vez mais em máquinas e equipamentos, buscar tecnologia e recursos humanos para nos ajudar na competitividade que o mercado exige, mas A diretora de marketing ainda afirma que a marca vê o mercado como cada vez mais competitivo e que o serviço prestado será cada vez mais um diferencial. “A Reconflex quer seguir como referência e parceira nesse avanço. A confiança é o que pauta todas as nossas relações”. José Edson Nogueira de França, CEO da Tuboarte

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14 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE RONDÔNIA ALTERA O EIXO DAS IMPORTAÇÕES DE COLCHÕES NO BRASIL conecta o estado ao Centro-Oeste (Mato Grosso) e ao Sudeste. Produtos industrializados como colchões, móveis, televisores, eletrodomésticos e calçados, chegam de grandes centros de distribuição localizados em São Paulo, Paraná, Goiás e Minas Gerais - tudo, por via rodoviária. Ferrovias não existem, o transporte aéreo é usado somente para cargas leves e urgentes, como eletrônicos de alto valor agregado; o hidroviário, apesar de o rio Madeira ser navegável, serve basicamente para escoar grãos e minérios. Assim, toda importação internacional entra pelo porto de Santos (SP), Paranaguá (PR) ou Manaus (AM) – já produtos da Zona Franca são levados a Porto Velho por balsa ou caminhão, e daí distribuídos por rodovia. O Estado saltou do 14º para o 3º lugar no ranking nacional, impulsionado por uma lei de 2005 que concede crédito presumido de até 85% no ICMS para produtos importados Em duas décadas (entre 2000 e 2019), a média de importação de colchões realizadas pelo estado de Rondônia não passava de 330 unidades anuais. No entanto, de 2020 a 2025 (até outubro), alcançou 8,4 mil unidades. Na primeira fase, a média em valor era de US$ 19,8 mil anuais e na segunda de US$ 352 mil. Foi assim que recentemente o estado se tornou a terceira força em volume e primeiro em valor no ranking nacional, à frente de São Paulo e Santa Catarina – que possuem portos marítimos para receber o que chega do exterior. Com um PIB de R$ 66,7 bilhões (IBGE 2022), 22º entre todas as unidades federativas e sem saída para o mar, a economia de Rondônia depende das rodovias, sobretudo da BR-364, que Por Guilherme Arruda, jornalista convidado

15 Então, o que explica um estado, cuja colocação na importação de colchões até 2023 era 14ª no país em volume, subir 11 posições nos dois anos seguintes – um salto nunca visto em nenhum outro estado? A Secretaria de Finanças de Rondônia, respondendo a nossa reportagem, informa em nota que essa guinada pode estar relacionada aos benefícios fiscais previstos na Lei 1.473 de maio de 2005, que concede crédito presumido de até 85% do valor do ICMS gerado nas operações interestaduais para produtos importados do exterior. “O objetivo é estimular a atividade econômica e a geração de emprego e renda, devendo tornar o Estado mais atrativo para determinadas operações comerciais”, diz Márcio Passos, gerente de Tributação da SEFIN, alertando que não é possível afirmar que o crescimento observado se deva exclusivamente a esse fator. O crédito presumido pode acontecer em qualquer porto ou desembaraço, mas o estabelecimento beneficiário precisa estar em Rondônia. O Tribunal de Contas de Rondônia, também ouvido pela reportagem, observa que “a ausência de monitoramento de resultados impede a mensuração do custo-benefício dos incentivos fiscais concedidos”. EVOLUÇÃO Entre janeiro e outubro do ano passado, Rondônia importou 258 colchões, algo que não fazia desde 2018. Aliás, nem aparecia no mapa dos importadores havia anos. Foi um negócio apenas, em julho. Em 2025, em igual período, foram computados exatos 35.555 colchões, 1/5 de todas as importações brasileiras, atrás de dois compradores habituais, Santa Catarina (43,8%) e São Paulo (24,5%) – os três somam mais de 90% do total adquirido fora do

16 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE país. O restante é dividido por um grupo de 10 estados, mas com volumes anos-luz do trio. A média brasileira de compra entre 2000 e 2019 foi de US$ 356 mil. A partir de 2020 e até 2024 alcançou US$ 2,7 milhões, com mais vigor nos últimos dois anos. E nos dez meses de 2025, os negócios atingiram US$ 4,2 milhões, o dobro de todo o ano de 2022. Em relação ao volume de unidades, entre janeiro e outubro de 2025 foram 158.883 peças trazidas do exterior, alta de 21% sobre as 131.194 do mesmo período de 2024. Os 158 mil colchões importados correspondem a 0,75% da produção interna. Vale citar que ao longo de mais de duas décadas a origem das compras externas do país se concentram em seis países: China, França, Dinamarca, Polônia, Itália e EUA – com espaçamentos irregulares de tempo e valores – sendo a China, disparadamente, a favorita. O total adquirido no exterior em dez meses de 2025 é suficiente para abastecer cidades como Montes Claros (MG), São João do Meriti (RJ), Vitória (ES) e Caxias do Sul (RS), que possuem número similar de domicílios. Se somar o acumulado 20002025 (até outubro), de 2,6 milhões de colchões, é capaz de atender conjuntamente habitações localizadas em Salvador, Belo Horizonte e Curitiba, sem precisar recorrer ao produto nacional. A reportagem da Móveis de Valor procurou ouvir cinco importadores que operam negócios em Rondônia e a Federação das Indústrias daquele estado com o objetivo de comentar as importações, mas até o fechamento dessa edição, em 13 de novembro, não obteve retorno das ligações e mensagens enviadas por WhatsApp. O espaço permanece aberto.

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18 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE çou sua convicção em relação à expansão para o Nordeste. “Foi uma decisão acertada e hoje estou feliz em poder comemorar esses dez anos ao lado dos nossos parceiros. Temos aqui nossos principais clientes, é importante que eles vejam que fazem parte da história da Herval Nordeste e do grupo Herval, porque também são parceiros da fábrica do Sul”, pontua, acrescentando que é muito bom receber os clientes para agradecer e comemorar a vinda para Pernambuco. Segundo o CEO do Grupo Herval, a planta do Nordeste é uma das mais modernas da América Latina e tem capacidade para atender praticamente toda a demanda de espumas de poliuretano do Nordeste. “Quando viemos para cá, não quisemos renunciar à tecnologia, principalmente na produção de poliuretano. Então, colocamos aqui a fábrica mais HERVAL COMEMORA COM CLIENTES 10 ANOS DA FILIAL DO NORDESTE O Grupo Herval, com matriz em Dois Irmãos (RS), é um dos mais expressivos do setor moveleiro, atuando com produção de espumas e injetados de PU, estofados, colchões, móveis de madeira, tubulares e seriados, além de negócios nas áreas de varejo, atacado, tecnologia e serviços. Há mais de uma década a direção do grupo viu no Nordeste uma oportunidade de expansão dos negócios na área de móveis e colchões e escolheu Pernambuco para receber os investimentos. Assim surgiu, em 2015, a Herval Nordeste, uma moderna planta fabril situada no município de Há uma década, o Grupo Herval identificou o Nordeste como um polo estratégico de crescimento. Para concretizar essa visão, o grupo escolheu Pernambuco para sua expansão industrial Bezerros, distante pouco mais de 100 km da capital, Recife. Na época, o empreendimento recebeu R$ 88 milhões em investimentos, incluindo a construção da planta com 35 mil metros quadrados (hoje com 39 mil), em área de 250 mil metros, e modernos equipamentos, especialmente para produção de espumas de poliuretano. Ampliação e aquisição de novos equipamentos para reduzir gargalos produtivos, reduzir o tempo de espera e ampliar a eficiência e qualidade dos produtos, elevaram os investimos para cerca de R$ 100 milhões. A planta, que começou empregando 170 pessoas, hoje conta com 370 colaboradores, é responsável por 25% do faturamento das indústrias do grupo e projeta ampliar a participação em diferentes setores. Durante evento de comemoração, realizado dia 10 de outubro, Agnelo Seger, CEO do Grupo Herval, reforLojistas foram homenageados com troféu pela Herval Nordeste Por Inalva Corsi, de Bezerros (PE)

19 moderna, com produção de blocos de 60 metros, armazém de cura e espumação contínua”, relembra, lamentado apenas que o mercado ainda não esteja tão maduro em relação às questões de qualidade. “Para fazer um produto de qualidade e que segue as normas, precisamos colocar os insumos certos, não tem milagre. E, neste cenário, teríamos as melhores condições de disputar o mercado. Somos uma empresa totalmente organizada, com auditorias, uma cultura rígida, seguimos as regras. Mas, o que para nós é o certo, às vezes dificulta alguns tipos de negócios”, desabafa. De toda forma, Agnelo Seger vê boas perspectivas futuras, porque, na sua opinião, o mercado vem buscando qualidade nas espumas, e isso a Herval tem. Em relação aos produtos acabados, como colchões e estofados, que também são feitos na Herval Nordeste, ele pontua que este nicho está atingindo plenamente os objetivos e já representa uma boa fatia das vendas do grupo. Além da percepção de qualidade, da força da marca e do design dos produtos, a questão logística conta a favor da Herval Nordeste. Por tudo isso, Agnelo Seger prevê crescimento da estrutura da fábrica. “Esperamos com o tempo fazer outras linhas aqui. Temos espaço físico grande, com possibilidade de construção, e à medida que o mercado estiver maduro ou solicitando, a gente tem possibilidade de crescer”, conclui. COM A PALAVRA OS PARCEIROS Andreia Calmon, da CasaClub, de Petrolina (PE), uma das lojistas presentes no evento, não escondia sua emoção em fazer parte dos convidados da Herval Nordeste. “Somos parceiros da Herval há mais de 20 anos e o sentimento que define nossa relação com a marca é de gratidão”, afirma, lembrando que mesmo nos momentos mais difíceis da loja a Herval nunca deixou de ser parceira. “A chegada da Herval Nordeste só fortaleceu a nossa relação e facilitou nossa vida, do ponto de vista logístico”, afirma, deixando claro sua admiração pelo gestor da Herval e pelos valores que a empresa cultua. Antônio José Pontes, da Leléo Móveis, lojista no Ceará, começou a trabalhar com os produtos da Herval desde que a fábrica se instalou no Nordeste. “Começamos trabalhando com a linha de colchões Agnelo Seger, CEO do Grupo Herval Andreia e Antônio Calmon, da CasaClub Guilherme Brito (Sindmóveis/PE), Carlos Brito (Móveis São Carlos), com o CEO do grupo Herval Agnelo Seger

20 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE Girlene Soares, compradora da Império Móveis e Eletros, com Inalva Corsi Equipe Herval também recebeu homenagem e logo percebemos a mudança no perfil de clientes. Para quem busca produtos com mais valor agregado a Herval atende plenamente”, destaca, enfatizando sua alegria em comemorar os 10 anos da fábrica no Nordeste. “Espero manter esta parceria por muitos anos”, acrescenta. Girlene Soares, compradora da Império Móveis e Eletros, do Recife (PE), diz que a rede de lojas é parceira da Herval desde 2017 e que os produtos da marca são sinônimo de excelência, qualidade e confiança. “São produtos com design moderno que aumentam o desejo de compra dos clientes. Aqui no showroom da fábrica, fiquei encantada vendo a seleção de tecidos dos estofados”, afirma. Segundo ela, a vinda da fábrica para o Nordeste trouxe grande ganho logístico para a rede. “A Herval Nordeste está de parabéns e eu espero que a gente siga juntos por mais 10 anos”, anseia a compradora. Carlos Brito, diretor da Móveis São Carlos, de Afagados da Ingazeira (PE), compra espumas da Herval e reconhece a qualidade e o alto nível da parceria. “Eu admiro a coragem do Sr. Agnelo de fazer uma fábrica desse porte no sertão. E desde que nos ofereceram os produtos fizemos um casamento perfeito e que tem dado muito certo”, afirma, destacando que a oferta de espumas de boa performance na região não era grande até a chegada da Herval Nordeste. “Além do ganho logístico, a espuma da Herval agregou valor às nossas cadeiras e ainda tivemos ganho de produtividade e redução de desperdício”, pontua Carlos Brito que se diz um apaixonado pelo sucesso. “Quando vejo um empreendimento que dá certo, como a Herval Nordeste, eu fico muito feliz. Estar aqui hoje comemorando é maravilhoso”, finaliza. Antônio José Pontes, da Leléo Móveis, com Bruno Teixeira, gerente comercial Norte e Nordeste

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22 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE GRUPO RODRIGUES FORTALECE PRESENÇA NO NORTE, NORDESTE E CENTRO-OESTE negócios B2C e a marca Eurosono, mas ao longo do tempo fomos entendendo melhor o negócio e incorporando mais a nossa essência de varejo”, relembra Alexsuel Rodrigues, acrescentando que foi ampliado o mix de produtos das lojas com móveis, eletroportáteis, cama mesa e banho, entre outros. “Nesses quatro anos de atividades pegamos a experiência que tínhamos no ramo de alimentos e colocamos no novo negócio de fabricar e vender colchões”, completa. Em 2022, ainda estimulados pelo fundador da Eurosono, os irmãos Rodrigues assumiram a operação completa no Pará e mais duas lojas. “Enviamos mercadorias por carretas e balsas para abastecer estas lojas e as vendas foram crescendo”, conta Com origem no setor de supermercados, os irmãos Alexsuel e Maxsuel Rodrigues ingressaram no segmento de colchões em 2021 A história do grupo Rodrigues tem origem há 30 anos no setor de supermercados. Negócio que Francisco Rodrigues e sua esposa Ádila fundaram em Manaus, hoje com cinco lojas e um Centro de Distribuição, que passou a contar com a participação dos quatro filhos: Maxsuel, Franciso, Alexsuel e Franksuel. Com o tempo, cada filho assumiu áreas distintas nos negócios da família. Em 2021, Alexsuel e Maxsuel identificaram a oportunidade de atuar no segmento de colchões – indústria e varejo – ao receber uma oferta de Wellington Pontes (Eurosono). No começo, tendo Wellington como mentor, assumiram a fábrica de Manaus e 15 lojas do Grupo Eurosono. “Mantivemos o modelo de

23 o Nordeste, especialmente Sergipe a Ceará”, enfatiza. Outra obra que vai iniciar em breve, segundo a direção do grupo, é o Centro de Distribuição de Roraima. Por enquanto tudo isso pensado para atender as lojas próprias, mas Alexsuel não descarta a entrada no B2B, através do fornecimento de colchões e outros produtos para empresas de varejo do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Alexsuel, pontuando que compraram um imóvel em Ananindeua, onde montaram nova fábrica. “Então iniciamos com a marca Rodrigues Colchões”, afirma. Além das fábricas de Manaus e Ananindeua, a Colchões Rodrigues abriu uma planta industrial em Agrestina e já planeja mais uma em Caruaru, ambas em Pernambuco. Os CDs que abastecem a rede de 160 lojas, estão espalhados pelos estados do Pará, Amapá, Acre, Mato Grosso e Bahia. Segundo Alexsuel, são 11 CDs para atender a logística das lojas e garantir entregas no menor tempo possível aos clientes dos estados do Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Acre, Rondônia, Pernambuco, Bahia e Mato Grosso, mas Ceará e Tocantins já estão nos planos do Grupo Rodrigues para abertura de operações com lojas e CD. “Também vamos levar mais lojas para as regiões que já são atendidas”, pontua Maxsuel. As fábricas produzem colchões, cabeceiras, sofás, recamiers e complementos comercializados nas lojas da rede. Produzidos com tecnologia de ponta, vindas da Alemanha, China, Bangladesh e Turquia, de onde vem também parte da matéria-prima utilizada pelas fábricas. Mas o grupo mantém uma fábrica de molas e estuda a viabilidade de montar uma planta de EPS e uma madeireira. A meta é garantir abastecimento das operações com agilidade e menor custo. No próximo ano o grupo vai diversificar ainda mais os negócios com a operação da fábrica de ar- -condicionado, em parceria com a marca chinesa TCL. “Vamos iniciar a produção no segundo semestre de 2026 e passaremos a ter nossa própria marca, a Bravolt, sendo produzida na planta de Manaus. Aliás, Alexsuel Rodrigues, diretor do Grupo Rodrigues esta unidade está sendo ampliada em 70% na área de armazém, para receber os produtos da Bravolt e outros que virão na sequência”, antecipa Maxsuel, acrescentado que o grupo planeja investir em logística, abertura de mais lojas e aumento do número de fábricas. “Em Caruaru já temos um terreno, onde vamos iniciar as obras. A decisão de montar esta planta é estratégica, por estar em localização central para atender Rodrigues Colchões conta com 170 lojas nos estados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste

24 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE O foco atual da empresa se baseia na consolidação da marca em novos mercados e o fortalecimento do relacionamento com clientes e revendedores. “A Malu Estofados tem investido em estratégias comerciais mais modernas, ampliando sua presença em feiras e eventos do setor, além de aprimorar sua comunicação institucional e digital”, afirma Jozeane. Ela acredita que o fortalecimento da marca se dará por meio de parcerias sólidas e de um portfólio diversificado que atenda às tendências de consumo e aos diferentes perfis de público. Em relação ao panorama de 2025 e as expectativas para o futuro, Jozeane afirma que este ano tem sido de crescimento e fortalecimento da presença da marca no mercado nordestino. “Estamos atentos às inovações do setor moveleiro, buscando incorporar novas técnicas de produção, automação, design, capacitação de equipe e sustentabilidade, sempre “FEITO NA BAHIA”, A HISTÓRIA E EXPANSÃO DA MALU ESTOFADOS A confecção de móveis e estofados exige, além de equipamentos de qualidade, um cuidado sentimental com a peça, além do conforto e das sensações que ela oferece ao cliente. Foi com essa mentalidade que um projeto familiar, que iniciou dentro do quintal de casa, se transformou na Malu Estofados e Colchões, um forte competidor no mercado nordestino de móveis. A história da Malu começou há 14 anos, na cidade de Cruz das Almas, no Recôncavo Baiano, justamente com reformas de sofás no quintal de casa da família Borges. Segundo Jean Sampaio Borges, diretor da Malu Estofados, em pouco mais de um ano, já estavam fabricando os próprios estofados. De lá para cá, a Malu cresceu, mudou de endereço, ganhou novas máquinas, novos modelos, mas nunca perdeu a essência e o orgulho de enfatizar que seus produtos são “feitos na Bahia”. Hoje, em seu mix de produtos estão sofás, cabeceiras e colchões que se destacam pelo design funcional e contemporâneo, além do cuidado em cada detalhe — desde a escolha das espumas até o acabamento final. Segundo Jozeane Cardoso Borges, diretora da empresa, os primeiros passos foram de desafios naturais em um setor altamente competitivo, desde oscilações econômicas até mudanças no comportamento do consumidor. No entanto, “cada obstáculo serviu como impulso para a evolução da empresa, que hoje se apresenta como uma marca moderna, estruturada e preparada para atender demandas de um mercado cada vez mais exigente”, comenta. com o objetivo de aprimorar a experiência dos nossos clientes e parceiros comerciais”, comenta, reforçando o compromisso com a consolidação da Malu Estofados como referência em qualidade e confiança no mercado moveleiro brasileiro. O compromisso com a satisfação do cliente está presente em todas as etapas, resultando em produtos que aliam beleza, resistência e conforto, resumem Jozeane Cardoso Vitório Borges e Jean Sampaio Borges, diretores da Malu Estofados e Colchões Estofado e Poltronas Chanel, da Malu Estofados e Colchões

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26 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE QUATRO GRANDES FEIRAS PROMETEM MOVIMENTAR O MERCADO NO 1º TRIMESTRE cer entre os dias 21 e 23 de janeiro, em Campina Grande. A novidade da próxima edição é o local de realização: o novo Centro de Convenções de Campina Grande, um espaço climatizado e moderno. “A cidade tem uma boa localização, entre os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, além disso o Centro de Convenções é próximo a todos os hotéis parceiros do evento”, afirma Fábio Ferreira, organizador. Em sua terceira edição, o Salão Móvel Paraíba contará com cerca de 70 marcas expositoras de todas as regiões do Brasil. “Depois das edições anteriores, percebemos que precisamos realizar mais do que uma feira, preSalão Móvel Paraíba, ExpoAju, Femope e Expomóvel Nordeste devem levar milhares de visitantes e expositores de todo o Brasil para criarem conexões e fazerem negócios Se tem uma coisa que os nordestinos não podem reclamar é da falta de feiras do setor moveleiro nos primeiros três meses de 2026, afinal, serão quatro de janeiro a março, sendo duas em Pernambuco, uma na Paraíba e outra no Sergipe. O mercado de móveis vai ficar bem movimentado na região, com lançamentos sendo apresentados, lojistas circulando entre os estados e presença das maiores marcas de vários estados do país. Pensando nisso, aqui estão algumas das novidades dessas feiras para ir se preparando e organizando o seu calendário de eventos. Quem abre o calendário é o Salão Móvel Paraíba, marcado para acontePor Natalia Concentino, jornalista

27 Fábio Ferreira, organizador do Salão Móvel Paraíba cisamos servir como um instrumento para oportunizar grandes negociações e ser um canal de informações para os lojistas, através de palestras e networking”, analisa Fábio. Sobre a escolha da data de realização do evento, Fábio Ferreira diz que o final de janeiro é um momento de reposição de estoques. “Os lojistas terão passado pela Black Friday, depois Natal e por último o saldão de janeiro. Então, em seguida poderão visitar o Salão Móvel Paraíba para reabastecerem suas lojas”. Segundo a organização, a expectativa é que cerca de seis mil pessoas visitem o Salão Móvel Paraíba, gerando negócios que devem ultrapassar os R$ 100 milhões. Em fevereiro é a vez de Aracaju receber mais uma edição da ExpoAju, marcada para os dias 25, 26 e 27. O evento chega à sua quinta edição, contando com mais de 50 expositores no Centro de Convenções AM Malls, na capital sergipana. Segundo a organização, o número de expositores é limitado por conta do espaço e, por isso, existe uma lista de espera para as próximas edições, mas uma que conseguiu espaço e vai fazer sua estreia em 2026 é a Ortobom. “Conseguimos reunir sempre grandes marcas de vários estados, como é o caso da DJ Móveis, Gazin, Carraro, Panan, Rimo e Kits Paraná”, afirmam os sócios Marcio Bezerra, Victor Cruz e Francisco Tártaro, responsáveis pela feira. Na edição de 2025 estiveram presentes mais de quatro mil visitantes, que puderam conferir as novidades e contar com toda a recepção diferenciada, uma das marcas da ExpoAju. “Sempre investimos na ambientação da feira e nas refeições que servimos aos visitantes, com buffet de alta qualidade e sucos regionais, tudo com o objetivo de fazer as pessoas se sentirem à vontade. Também organizamos happy hours nos três dias de evento, para facilitar as conexões”, conta Karoline Cruz, uma das organizadoras. Ela lembra que a ambientação da feira é feita com a curadoria de um arquiteto e vai valorizar a cultura local na próxima edição, que é algo que os visitantes gostam. Um ponto positivo destacado pelos sócios para a próxima ExpoAju é o aumento no número de diárias em hotéis para lojistas, o que vai aumentar o público. “Sabemos que desde setembro já está havendo procura nos hotéis para reservas. Acreditamos que teremos uma boa presença de visitantes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Bahia e do próprio Sergipe”, comentam. Já no início de março é a vez da Femope movimentar o mercado moveleiro O Salão Móvel Paraíba é o evento que abre o calendário moveleiro no Nordeste A ExpoAju acontece no Centro de Convenções AM Malls e deve contar com mais de 4 mil visitantes

28 MÓVEIS DE VALOR NORTE E NORDESTE A Expomóvel Nordeste está marcada para a última semana de março, no Polo Caruaru no Recife (PE). Depois de um período de hiato, a feira voltou em fevereiro de 2025 e tem sua próxima edição marcada para os dias 05, 06 e 07 de março de 2026 no Recife Expo Center. Essa é a segunda edição na capital pernambucana, o que parece ter agradado visitantes e organizadores. “O espaço que escolhemos tem uma estrutura moderna, com estacionamento amplo e está bem localizado, muito próximo do Novotel, o que rendeu elogios dos visitantes”, aponta Luiz Felipe Peixe Macedo, diretor do evento, que destaca a climatização e o conforto do pavilhão como outros pontos positivos mencionados pelos visitantes. Ainda sobre o sucesso da retomada da Femope, Peixe diz que a feira voltou com força total e trouxe aprendizados. “O mais importante foi o quanto o setor precisava de um ponto de encontro para relacionamento e negócios no Recife. A experiência de 2025 mostrou que o mercado está aquecido e motivado, e por isso a edição de 2026 será ainda mais aprimorada em estrutura, comunicação e conforto”. Segundo ele, a grande novidade da próxima edição é o aumento no número de diárias oferecidas aos lojistas convidados. Serão 500 diárias disponibilizadas, o que representa um importante incentivo para que mais profissionais de diferentes regiões possam participar do evento com conforto e tranquilidade. “Além disso, a feira contará com melhorias na estrutura, na comunicação visual e na recepção dos visitantes, tornando o ambiente ainda mais acolhedor e favorável aos negócios”, avisa. Ainda de acordo com o diretor, a previsão é receber mais de três mil visitantes durante os três dias de evento e contar com mais de 60 expositores de vários estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná Karoline Cruz, Victor Cruz, Marlise Gubert, Francisco Tártaro, Juliana Sá e Márcio Bezerra, da ExpoAju Essa vai ser a segunda edição da Femope em Recife depois um período de hiato

29 Luiz Felipe Peixe Macedo, diretor da Femope e Santa Catarina. “Essa diversidade é um dos grandes diferenciais da feira, reunindo estilos e linhas de produção que atendem a todos os perfis de lojistas”, acrescenta. Sobre a escolha da data do evento no início de março, Felipe justifica dizendo que levou em conta o calendário comercial e o período estratégico para o setor moveleiro. “Março marca o início das programações de compra do varejo, é uma época que permite aos lojistas planejarem melhor seus estoques e coleções para o ano. E a data também foi pensada para não coincidir com outras feiras nacionais do nosso setor”. E, para fechar o mês de março, temos a Expomóvel Nordeste, entre os dias 25 e 27, no Polo Caruaru, em Pernambuco. Bastante tradicional, a feira já está com mais de 40 marcas confirmadas, mas esse número deve crescer até o final do ano. Segundo os organizadores, há procura crescente dos fabricantes, que enxergam o mercado nordestino e na Expomóvel uma excelente oportunidade de posicionamento de negócios. Hélio Charles, diretor de marketing da Expomóvel, diz que a expectativa é receber mais de quatro mil lojistas, representantes comerciais parceiros de todo o Nordeste e até de outras regiões do país durante a próxima edição da feira. “Acredito que esse número de visitantes vai ser bom porque o evento é o momento ideal para conhecer lançamentos e negociar diretamente com as fábricas. Nosso objetivo é proporcionar uma experiência de alta qualidade, num evento que possui um assertivo formato universal de showroom, facilitando o contato e interação do lojista com o produto”. Inclusive, o diretor de marketing da Expomóvel aproveita para falar sobre a escolha estratégica da data do evento. “O evento acontece no início Equipe Expomóvel: Ednaldo Junior, diretor executivo, Nadja Silva, diretora operacional, Hélio Charles, diretor de marketing, e Priscila Costa, diretora comercial SALÃO MÓVEL PARAÍBA Data: 21, 22 e 23 janeiro Local: Centro de Convenções de Campina Grande (PB) Informações: salaomovelparaiba.com.br EXPOAJU Data: de 25, 26 e 27 de fevereiro Local: Centro de Convenções AM Malls – Aracaju (SE) Informações: expoaju.com.br FEMOPE Data: 05, 06 e 07 de março Local: Recife Expo Center – Recife (PE) Informações: femope.com.br EXPOMÓVEL NORDESTE Data: 25, 26 e 27 de março Local: Polo Caruaru (PE) Informações: expomovel.com.br do ano comercial, permitindo que o lojista planeje suas compras e estoques com antecedência, alinhando o mix de produtos às tendências que serão destaque ao longo do ano. Isso gera vantagem competitiva tanto para o varejo quanto para a indústria”, explica. Outro ponto a ser referido é o projeto Talk Varejo Expomóvel, que estará de volta na edição de 2026. “Será um espaço dedicado 100% à troca de conhecimento, networking e à discussão de temas relevantes como o comportamento do consumidor, vendas online e gestão de negócios. A ideia é fortalecer a feira não apenas como ambiente de negócios, mas também como um polo de informação e atualização profissional”, conclui Hélio Charles.

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